Skip to main content

10 vantagens de fazer a castração dos pets

Um dos métodos mais eficazes para deixar o seu pet mais sossegado e livre de infecções é a castração. Além de benefícios à saúde, a esterilização traz outras vantagens

castração é um procedimento simples, rápido e seguro. Nos machos, são removidos os testículos através de uma incisão discreta que não leva mais do que quinze minutos. Já nas fêmeas, a cirurgia retira útero e ovários e leva somente quarenta minutos. O método diminui as chances de transmissão de doenças e alivia o temperamento dos pets.

Ainda existem muitas dúvidas quanto a castrar seu cachorro ou não, muitos donos ficam com medo ou com dúvidas. Alguns donos, especialmente os homens, sentem como se eles mesmos fossem ser castrados ao invés de seus cachorros, outros têm medo do possível ganho de peso. Mas entre as dúvidas frequentes, há muitas mentiras e, no todo, há muito mais benefícios que desvantagens em castrar seu cachorro.

Separamos algumas vantagens para te mostrar que castrar seu cachorro, além de prevenir que ele tenha filhotes indesejados por você ou sua família, pode fazer muito bem para a saúde dele:

1) Deixa o pet mais calmo

Já imaginou ter muita energia armazenada para usar e não poder por viver em um ambiente fechado? Já pensou em diminuir essa animação toda e relaxar? É exatamente isso que a castração faz com os pets. Ela inibe o metabolismo e provoca mudanças hormonais nos cães e nos gatos, o que diminui bastante a agitação dos nossos bichinhos. Uma grande vantagem!

2) Previne doenças

Existem muitos pets no nosso mundo. Uma quantidade cada vez maior e, na maioria das vezes, sem nenhum tipo de cuidado veterinário. Um risco enorme, pois eleva as chances de transmissão de doenças, sobretudo as sexualmente transmissíveis. A castração inibe o apetite sexual dos animais, além disso ela traz a vantagem de evitar doenças graves que tendem a se desenvolver naturalmente nos órgãos genitais de cães e gatos.

– Fêmeas ficam menos propensas a terem câncer (neoplasia):

Castrar fêmeas da a elas menos chances de desenvolverem tumores na mama. Pesquisas comprovam que fêmeas castradas têm menor chance de desenvolverem tumores cancerígenos nas glândulas mamárias, em comparação com fêmeas não castradas.

– Machos também têm menos chances de terem tumores:

Castrar seu cachorro evita que apareçam tumores nos testículos e minimiza tumores na próstata. Cachorros castrados, apresentam uma enorme diminuição no risco de desenvolvimento de algum tumor na próstata e durante o procedimento, anulam a possibilidade de desenvolvimento de tumores.

3) Deixa os animais menos agressivos

Os pets produzem o hormônio chamado testosterona assim como nós, mas neles o efeito é um pouco diferente do que nos seres humanos. O hormônio estimula um comportamento mais agressivo, o que gera aquelas brigas com outros bichinhos nas ruas. Com a castração, os nossos amiguinhos serão mais amigáveis com outros animais. Outra vantagem é a diminuição do instinto de urinar em todos os cantos para marcar território.

4) Evita gestações indesejadas

Uma das maiores inconveniências de se ter uma pet é o período do cio, quando ela está apta para reproduzir e atrai vários machos. Esses ciclos são bastante recorrentes e podem culminar com uma gravidez indesejada. A castração evita justamente esses ciclos.

Além disso evita que haja aquela ninhada de filhotinhos para cuidar e ter que doar depois. Filhotes são muito fofos e bonitinhos, mas dão muito trabalho e geram despesas enormes e evitáveis.

5) Prolonga a vida

Sem dúvida a principal vantagem da castração é o aumento da expectativa de vida dos pets. O procedimento aumenta a vida deles em pelo menos 5 anos. Ao prevenir doenças, o método diminui o índice de operações na velhice, onde há um risco elevado. A alteração temperamental também influencia nesse prolongamento.

6) Diminui o hábito de marcar território

Uma das principais características dos cachorros machos é demarcar o território com o xixi. Se o cachorro for castrado antes de completar um ano de idade, ele não demarcará território quando for adulto. Castrar é muito bom também para cachorros que já são adultos e que têm o hábito de demarcarem território urinando pela casa, pois o hábito não vai se extinguir 100% pelo seu cachorro já ter aprendido a demarcar território, mas pode diminuir muito. Se você briga toda hora com seu cachorro porque ele faz xixi pela casa toda, talvez castrá-lo previna que ele continue fazendo isso – e ainda previne de ele ter filhotes!

7) Passeios muito mais tranquilos

É muito comum vermos na rua um cachorro macho indo atrás de fêmeas ou fazendo xixi a cada 3 minutos em todos os postes. Castrar pode ajudar nisso! O cachorro castrado não tem a necessidade de marcar território e nem correr atrás de fêmeas, pois não disputará nada com nenhum outro macho e não conseguirá produzir filhotes com a fêmea, então o passeio se torna muito mais agradável para você e para seu cachorro.

8) O cachorro castrado NÃO engorda por conta da cirurgia

Dizem que o cachorro castrado engorda muito após a cirurgia, mas é mentira. Castrar o cachorro pode aumentar seu apetite, mas se a dieta for controlada e o dono não ceder aos olhinhos brilhantes e aos chorinhos para ganhar petisco, o peso do cachorro pode sim ser mantido. Existem muitas  rações diferentes no mercado, algumas até específicas para cachorro castrado, que visa combater a obesidade pós castração.

Outro ponto que pode ser muito útil é a prática de exercício, além de ser um hábito muito saudável (tanto para o dono quanto para o cachorro), caminhar, por exemplo, ajuda a controlar o excesso de peso.

9) O “instinto animal” permanece intacto

Castrar seu cachorro não vai alterar em nada o comportamento e os instintos caninos. Muitos donos pensam que ele ficará mais agressivo, agitado ou estressado pelo fato de não poder mais se reproduzir, que ficará entediado ou não que será mais um bom companheiro. Muito pelo  contrário, cachorros castrados ficam ainda mais dóceis e querem ficar mais perto ainda dos donos.

10) Castrar seu cachorro sai MUITO mais barato

Pense financeiramente: custa mais você gastar com uma cirurgia simples ou com uma ninhada de filhotes que, muitas vezes, não estavam nos planos e ainda gastar com diversas doenças e tratamentos com os pequenos?  Mesmo sabendo de todos os benefícios de castrar seu cachorro,  agora pense no seu bolso. Castrar seu cachorro pode custar de R$70 a R$100 (se você não tiver um plano de saúde pet que cubra a cirurgia) e ainda está evitando gastos com os filhotes, tratamentos contra diversas doenças, vacinas, pet shop para o cachorro e para seus filhotes, ração para mais de uma boca e, além de dinheiro, gasta tempo para limpar o xixi do cachorro dentro de casa – sem contar no cheiro que fica.

Outros motivos para castrar seu cachorro:

Por que castrar as fêmeas?

  1. • Evita gravidez indesejada, principalmente quando se tem um cachorro macho em casa.
  2. • Evita piometra (infecção no útero).
  3. • Evita gravidez psicológica e suas consequências como infecção das mamas.
  4. • Evita que a fêmea fique no cio.
  5. • Evita a transmissão de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia etc…

Por que castrar os machos?

  1. • Evita que seu cachorro fuja.
  2. • Evita o constrangimento do seu cachorro ficar agarrando em pernas ou braços de visitas.
  3. • Evita agressividade por excitação sexual constante.
  4. • Evita xixis excessivos durante os passeios

 

Conheça nossa Loja Finofaro PetShop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *