Skip to main content

Como Ensinar o seu Cão a parar de Cavar Buracos

DICAS PARA ENSINAR O SEU CÃO A PARAR DE CAVAR BURACOS

           Você se distrai e de repente seu jardim está cheio de buracos? Seus cães estragam canteiros e destroem aquela horta que você estava cuidando há tempos. Sim, os cães instintivamente cavoucam. Cavar é um habito natural e até saudável para os cachorros e os que necessitam de maior gasto de energia costumam cavar mais como, por exemplo, Labradores, Goldens e Pastores Alemães e o Terriers, uma das raças que mais faz buracos.

           Se você tem um cachorro, existe uma grande chance de que seu amigo canino tenha cavado alguns buracos em seu quintal. Os cães cavam por muitas razões – aborrecimento, caça, conforto, busca de atenção, por instinto, entre outros. Até certo ponto, você deve aceitar que cavar faz parte de possuir um cachorro. No entanto, existem alguns métodos confiáveis ​​para evitar que o seu cão faça seu jardim se parecer com um campo de batalha da Primeira Guerra Mundial esburacado e trincheirado.

PARTE I: ABORDANDO O COMPORTAMENTO

  1. Diagnostique o problema. Se você conseguir descobrir por que o seu cão está cavando buracos, suas chances de mudar o comportamento melhorarão drasticamente. Algumas escavações são aleatórias e incapazes de ser diagnosticadas, mas, geralmente, há motivos discerníveis para o comportamento.

Os cães frequentemente cavam buracos por um (ou mais) desses cinco motivos: entretenimento, conforto físico, busca de atenção, escape ou busca de presas. Observe quando, onde e como seu cão escava, então você provavelmente poderá determinar por que ele escava.

  • Tenha em mente que a escavação é um instinto natural para a maioria dos cães, e é improvável que seja completamente interrompido. Alguns cães foram criados para cavar; terriers e dachshunds, por exemplo, foram criados para caçar texugos. Se a escavação for um grande problema para você, investigue a propensão de uma raça de cães para cavar antes de escolher seu novo animal de estimação.
  1. Dê ao seu cão mais atenção. Os caninos não são tão diferentes das crianças em muitos aspectos, um deles é o desejo de chamar a atenção de alguma forma. Seu cão pode ter aprendido que ao cavar um buraco em seu agradável jardim, irá receber atenção sua você, mesmo que essa atenção seja de uma forma negativa.
  • Se você acha que isso pode ser o caso, ignore o cão depois de cavar e direcione sua atenção para um bom comportamento.
  • Além disso, certifique-se de que seu cachorro tenha a sua atenção e um tempo com você em outras ocasiões. Um cachorro feliz não precisará encontrar atenção em lugares e atitudes erradas. Punir o seu cão por cavar banindo-o da sua presença, provavelmente irá apenas exacerbar o comportamento.
  1. Reduza o tédio do seu cão. Os cães costumam escavar por nenhuma outra razão que simplesmente porque eles estão entediados. Seu cão pode ficar entediado se ele ficar preso por um longo tempo, com isso ele irá se engajar em um comportamento brincalhão ou “hiperativo”, incluindo cavar furos. O que fazer para impedir o seu cão de ficar entediado:
  • Fornecer distração com brinquedos e tempo de recreação, especialmente se o cão é jovem e não tem outros lugares para brincar. Alterne os brinquedos de vez em quando, a fim de manter o cachorro excitado.
  • Exercite seu cão vigorosamente com passeios ou corridas. Caminhe com seu cão pelo menos duas vezes por dia, e brinque de jogar e buscar com um lançador de bola de tênis para realmente tê-lo distraído. Um cachorro cansado é tudo o que você realmente precisa para parar a escavação.
  • Deixe seu cão socializar com outros cães. Traga seu cão para o parque de cães e deixe-o cheirar, passear e socializar. Os cães raramente se sentem entediados quando há outros cachorros por aí.
  1. Crie desencorajamentos seguros. Você tem que flagrar seu cachorro no ato de cavar um buraco se quiser associar efetivamente sua desaprovação à atividade. Como a maior parte da escavação provavelmente ocorrerá enquanto você não estiver assistindo, você precisa encontrar maneiras de fazer o ato de cavar um pouco menos prazeroso para o cachorro enquanto você não está por perto.
  • Lembre-se: punir o cão por cavar após o fato não irá resolver o problema, e isso poderá piorar qualquer ansiedade que esteja causando a escavação.
  • Use um cercado no jardim para fechar uma área de escavação frequente. Mesmo uma pequena barricada pode revelar-se bastante dissuasora.
  • Enterre parcialmente rochas em áreas de escavação freqüente. Eles tornarão a escavação mais difícil e menos agradável. Rochas maiores e planas funcionam melhor, pois são as mais difíceis de afastar.
  • Enterre a ligação da cerca e da corrente logo abaixo da superfície da sujeira. O fio nos pés do cachorro ficará desconfortável. Isso geralmente funciona melhor perto da cerca.
  1. Experimente os desencorajamentos mais desagradáveis ​​(mas não prejudiciais) se o seu cão continuar a cavar. Se você tentou sem sucesso desencorajar o seu cão de cavar de uma maneira educada, pode ser hora de aumentar suas táticas. Aqui estão algumas formas menos agradáveis de desencorajar o seu cão a cavar.
  • Alguns cães odeiam o cheiro de suas próprias fezes. Colocar algumas das fezes do seu cão no buraco vai torná-lo menos prazeroso. No entanto, há muitos cachorros que comem suas próprias fezes e terão prazer em ver isso enquanto enterram seu deleite favorito. Depende do cachorro.
  • Enterre um pequeno balão inflado no orifício do cão e cubra-o com uma camada de sujeira. Quando a surpresa desagradável aparecer, irá tirar um pouco do prazer de cavar.
  • Se você é mais criativo, você pode configurar um sensor de movimento que desencadeia um ruído alto sempre que o cão entra na área: “proibido cavar”.
  • Use cascas de cítricos para proteger a área. Muitos cães realmente não gostam do cheiro de laranja, limão e cascas de toranja. (Alguns cães não se importam.) Descasque uma laranja ou pegue um pouco de suco de laranja na mão e coloque a mão no nariz do cachorro. Se ele recuar ou ficar ansioso, você saberá que pode ser um bom truque.
  1. Procure assistência profissional, conforme necessário. Se você está tendo problemas para diagnosticar por que o seu cão escava, ou para parar a escavação mesmo se você sabe por que isso acontece, talvez seja hora de chamar os profissionais. Treinadores de cães certificados podem oferecer dicas e técnicas personalizadas para abordar as causas e condições da escavação do seu cão.
  • Considere inscrever você e seu cão em uma aula básica de treinamento. A abordagem calma e assertiva usada no treinamento básico irá fazer com que seu cão o veja como seu líder. Quando tudo for feito corretamente, seu cachorro deve mostrar um respeito mais profundo por você e lembrar-se de todos os comandos ensinados no treinamento.
  • Ensine os comandos básicos ao seu cão, como “Parar”, “Sentar”, “Pular”, etc. Pratique estes truques uma vez por dia durante 10 minutos. Ignore falhas e recompense imediatamente o sucesso.
  • Quando você vir o seu cão no ato de cavar um buraco, use reforço negativo. Para quando o cão cavar sem ser visto, crie um ruído alto (por exemplo, uma lata de refrigerante com várias moedas no interior) para distrair o cachorro. Este ruído desagradável se associará a cavar.

Parte II: ALTERANDO AS CONDIÇÕES

  1. Construa uma caixa de areia de escavação para cachorros. Esta é uma área designada e definida do seu quintal, onde é permitido para o cão cavar. Incentive o seu cão a brincar nesta área em vez da área restrita.
  • Use vigas de madeira ou um cercado baixo para definir a caixa de areia e preenchê-la com terra fresca.
  • Enterre brinquedos ou coisas malcheirosas na caixa de areia para incentivar o uso e a atenção do seu cão.
  • Se você pegar seu cão escavando em uma área não designada, diga firmemente “Proibido cavar!” e traga-o para a área designada para escavação onde ele pode cavar em paz. Recompense imediatamente a escavação dentro da caixa de areia.
  1. Crie uma área com sombra para o seu cão fora de casa. Se você não tem um abrigo externo para manter o seu cão fresco durante os horários quentes, ele pode estar cavando para encontrar um refúgio do calor. Isto é provável principalmente se a escavação estiver perto dos fundamentos de edifícios, árvores ou fontes de água.
  • Forneça ao seu cão uma casa de cachorro agradável e confortável para escapar do calor (e frio) do dia.
  • Não deixe seu cachorro livre sem proteção adequada em casos de calor ou frio extremos. Mantenha o seu cão dentro, mais frequentemente, se necessário.
  • Certifique-se de que seu cão tenha uma tigela de água cheia que não possa ser derrubada, o que deixaria seu cachorro sem água durante todo o dia.
  1. Elimine qualquer presa que seu cão esteja perseguindo. Alguns cães são caçadores naturais e amam a emoção da perseguição. Se o cão escava nas raízes das árvores ou das plantas, ou há um caminho elevado levando ao local de escavação, é possível que seu animal de estimação tenha visto um roedor ou outro tipo de animal para caçar.
  • Encontre uma maneira segura de vedar, ou de tornar o seu jardim menos atraente para os animais indesejados. (Ligue para um especialista se não tiver certeza de qual animal você está lidando).
  • Não use nenhum veneno para exterminar o animal da presa do seu quintal. Qualquer veneno que possa prejudicar um roedor também pode prejudicar seu cachorro.
  1. Previna para que o seu cão não fuja. Seu cão pode estar tentando escapar para chegar a alguma coisa, chegar a algum lugar ou simplesmente para fugir. Este é o caso especialmente se a escavação acontecer perto do cercado ou muro. Se você acha que isso pode ser o caso, tente descobrir o que o seu cão está executando e forneça incentivos para ficar no quintal ou cercado.
  • Enterre o fio de galinha debaixo da borda inferior da cerca. Certifique-se de que todas as áreas afiadas são apontadas para cima e para dentro, ou pelo menos para longe de seu cão para que ele não se machuque.
  • Alinhe a cerca com rochas parcialmente enterradas que bloqueiam o progresso.
  • Enterre a cerca ainda mais no chão. As cercas que estão enterradas de 0,3 a 0,6 m de profundidade têm poucas chances de serem violadas.
  • Se o seu cão está tentando escapar para outro pátio (com outro cão, por exemplo), você pode considerar colocar uma novo cercado que bloqueie a linha de visão para aquele oásis aparente.
  1. Remova as tentações. Quanto mais tentações para o cão, mais difícil é resistir a cavar. Se você criar um espaço que seja menos tentador para cavar furos, será muito mais fácil manter o controle.
  • Os cães gostam de cavar na terra recém-cultivada. Se você está trabalhando em seu jardim, remova a sujeira fresca do alcance do seu cão com uma cerca ou cobertura.
  • Desenterre os ossos ou outras coisas que seu cão tenha enterrado. Não deixe o cachorro vê-lo fazer isso, ou poderá ser visto como parte de um divertido jogo de ida e volta. Preencha o buraco de volta e adicione coisas que o desencoraje a cavar conforme necessário.
  • Se você faz jardinagem, não deixe seu cão vê-lo escavar a terra, pois isso simplesmente seria um reforço positivo. (Basicamente, “Se você pode fazê-lo, por que não posso?”).
  • Mantenha o seu jardim limpo. Remova os cheiros atraentes.

           Portanto, na maioria dos casos, alguns comportamentos inadequados como cavar e latir desesperadamente, costumam ser sintomas de cachorros estressados. Por isso avalie como está tratando seu cão e procure dar mais atenção a ele.

Aproveite e leia nossa publicação Animais domésticos – Origem e História.

Conheça nossa loja, preços e de descontos especiais, enviamos para todo Brasil, Tudo em 6x sem juros. Finofaro

One thought to “Como Ensinar o seu Cão a parar de Cavar Buracos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *