Skip to main content

Como Fazer Fisioterapia em Cachorro – Ajudando na Recuperação

Como fazer fisioterapia em cachorro: saiba como podemos ajudar na reabilitação plena e saudável de nossos pets através de medidas simples que auxiliam no processo de recuperação.

fisioterapia para cães é indicada quando o veterinário constata que o cão possui algum problema ortopédico – que pode ser causado por um acidente ou até mesmo obesidade e velhice – ou neurológico, que é o caso de algumas doenças genéticas ou adquiridas.
Esse tratamento garante que os cães tenham uma qualidade de vida maior, diminuindo dores, ajudando a manter os movimentos ou até mesmo recuperar os movimentos perdidos recentemente por traumas ou pelo efeito de doenças.

Como Fazer Fisioterapia em Cachorro – Ajudando na Recuperação

Um dos principais desafios durante a recuperação de pets que sofreram com lesões, cirurgias ou doenças crônicas é fazer com que o animal se sinta confiante e adaptado para as mais diversas atividades de sua reabilitação. Compreender como fazer fisioterapia em cachorro é tão importante quanto contar com profissionais qualificados nesse processo.

Como Fazer Fisioterapia em Cachorro – Ajudando na Recuperação

A participação e integração dos tutores nos programas de reabilitação é fundamental para o real aproveitamento das atividades de recuperação. Em muitos casos os cães passam tanto tempo evitando determinados movimentos acostumando-se a andar sem apoiar uma pata ou até se arrastar no chão, por exemplo. Confira nesse artigo algumas medidas básicas que os tutores podem fazer para ajudar na recuperação de seus pets.

Como ajudar meu pet a extrair o melhor rendimento em sua recuperação?

É importante ressaltarmos que não há necessidade de realizar atividades fisioterápicas em casa após as sessões de fisioterapia em uma clínica especializada, a não ser que haja uma indicação do profissional responsável pela reabilitação do seu pet.

Por outro lado, existem outros aspectos da vida diária dos nossos animais que podem ser melhoradas para que seu desempenho e recuperação sejam eficientes, graduais e saudáveis. Vejamos:

1 – A ração é uma fonte segura e eficaz quando pensamos na quantidade de proteínas e calorias necessárias para uma vida saudável. Entretanto, é muito importante sabermos regular essa alimentação. Além dos petiscos e comidas totalmente contra indicadas, ainda costumamos servir muito mais do que o necessário para nossos amigos.

Fracionar a medida de ração diária em porções adequadas ao peso ideal dos pets, e não ao peso atual, é uma das iniciativas positivas na recuperação. A alimentação saudável e suficiente irá fornecer os nutrientes adequados para a recuperação diária de energia do seu pet, como também irá deixá-lo preparado para extrair o máximo de rendimento em suas atividades de recuperação;

2 – Outro ponto importantíssimo para a recuperação da qualidade de vida de um cão são as caminhadas! Elas estimulam os músculos, emagrecem e promovem bem estar. O ideal é que o cão caminhe pelo menos 30 minutos por dia, sempre adequando esse tempo com a ajuda do profissional responsável pela reabilitação do seu pet a fim de evitar o aparecimento de dores, progressão de doenças ou desgaste excessivo;

Como Fazer Fisioterapia em Cachorro – Ajudando na Recuperação

3 – Outro estímulo importante na recuperação de movimentos são as atividades dentro de casa. Pneus, bonecos, bolinhas, tudo que estimule a mobilidade e dinâmica de movimentação dos pets são importantes para uma recuperação plena e recondicionamento natural, sem que haja a obrigatoriedade de concentração e foco como nos exercícios específicos de fisioterapia veterinária para reabilitação animal.

Quando é indicada a fisioterapia veterinária para um pet?

A indicação deve ser técnica, ou seja, por meio do direcionamento de um médico veterinário profissional. Isso porque nem sempre a patologia ou lesão que atinge o pet é passível, naquele momento, de fisioterapia. Muitas vezes a cirurgia ou medicação podem ser meios mais adequados para um primeiro estágio de reabilitação.

fisioterapia veterinária é indicada para diversos casos ortopédicos, neurológicos e ótimos programas eficientes de emagrecimento canino. Dentre as patologias mais tratáveis estão: artroses, hérnias de disco, displasia coxofemoral, luxação patelar, necrose asséptica da cabeça do fêmur, ruptura de ligamento cruzado e outros.

Como Fazer Fisioterapia em Cachorro – Ajudando na Recuperação

Ela cumpre seu papel ajudando no reequilíbrio muscular e mental dos pets, fornecendo o ambiente e programa ideal para a recuperação de confiança e qualidade de vida. Vale dizer também que a fisioterapia, quando realizada preventivamente ou em um estágio inicial de uma patologia, pode substituir a necessidade de novas intervenções cirúrgicas e acelerar o processo de recuperação evitando o surgimento de novas complicações.

Não é necessário muito para que o seu cão sinta-se feliz e saudável. Auxilie seu cão na recuperação e busque uma empresa profissional de sua confiança e capacitada para a recuperação do seu amigo!

Fonte: fisiocarepet.com.br

Como calcular idade canina com uma calculadora Online, veja!!!

2 thoughts to “Como Fazer Fisioterapia em Cachorro – Ajudando na Recuperação”

  1. O nosso caso específico é que o nosso cão, um Cocker de onze anos precisa fazer fisioterapia recuperação de cirurgia de coluna. Voces poderiam me mandar mais detalhes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *