Skip to main content
Desmame do cachorro como e quais cuidados tomar - Blog Finofaro

Desmame do cachorro, como e quais cuidados tomar

Todos os recém nascidos dependem do leite da mãe para a sobrevivência. O leite do cachorro não só fornece os nutrientes essenciais ao crescimento, mas também contém anticorpos para proteger os filhotinhos contra doenças, até que estejam suficientemente crescidos para serem vacinados. No entanto, quando os filhotes têm cerca de 3 semanas, as mães caninas os deixam sozinhos de vez em quando para prepará-los para o desmame do cachorro. Nesse período, os filhotes precisam começar a aprender a comer comida de filhote.

Desmame do cachorro

O desmame do cachorro acontecem, normalmente, a partir do seu primeiro mês de vida, mesmo que a mãe ainda tenha leite, provavelmente até a sexta semana. Esse período é muito importante para a saúde dos filhotes e da mãe. Enquanto o filhote estiver aprendendo a ter a alimentação sólida, a mãe precisa também ter cuidados com a sua saúde.

Desmame do cachorro como e quais cuidados tomar

Durante o período de amamentação deve-se evitar mexer muito nos filhotes, pois pode tornar a mãe agressiva, e isso é natural: ela quer proteger os filhotes, sabe que eles são frágeis e que dependem de seus cuidados. Antes do parto, arrume um local aconchegante para a mãe, longe do frio e de possíveis chuvas, e acompanhe os acontecimentos. A mãe irá saber tomar os cuidados necessários. Ela vai cuidar para que fiquem protegidos e fará a higiene dos bebês como qualquer outra mãe faz.

Redobre a atenção no final do primeiro mês de vida

No fim do primeiro mês durante, quando estiverem mais fortes, os filhotes começam a ter os primeiros dentes e a explorar o ambiente. Também é o momento em que irão interessar por água e pelos primeiros alimentos sólidos. Instintivamente começam a experimentar a comida da sua mãe e logo eles vão começar a aprender a comer.

Desmame do cachorro como e quais cuidados tomar - Finofaro Blog

Planeje o desmame dos filhotes com antecedência dando à mãe o mesmo alimento que você dará mais tarde aos filhotes: Quando aumentar a alimentação da mãe durante a amamentação, aproveite e troque-a pela comida para filhote. Isto vai ajudar os filhotes a começarem a comer e também dará à mãe um nível mais alto de nutrientes importantes.

Os filhotinhos precisam de uma dieta adequada nesse período, é quando eles se acostumam com alimentos sólidos, mas ainda não abandonaram totalmente o leite materno período de desmame dos cachorros.

Nesse período o leite já não fornece todos os nutrientes de que precisam e a alimentação deve ser específica para a idade deles. Tanto os filhotes precisam de suplementos, já que estão mais ativos, quanto a mãe, que acaba se desgastando com a produção do leite para os filhos.

Para se acostumarem com alimentos sólidos o desmame pode ser feito introduzindo uma papinha. Ela pode ser industrializada (em pó) ou ser feita através de ração para filhotes amolecida com água morna. O alimento pastoso deve ser administrado temporariamente até que os pequenos possam mastigar a ração para filhotes. As papinhas industrializadas são produtos que podem ser encontrados em diversas opções e devem ser servidos diluídos em água. Assim é possível acostumar os filhotes com alimentação sólida, antes que passem para a ração.

Compre em um pet shop ou loja especializada um produto para substituir o leite. (Escolha um alimento específico para filhotes que seja nutritivamente completo para fazer o desmame. Se estiver em dúvida sobre o melhor alimento, pergunte na loja onde for comprar o produto ou ao veterinário.) Quando os filhotes começarem a andar na terceira semana de vida, misture o substituto do leite na comida desidratada (ração) em um recipiente grande e raso. Essa alimentação vai dar aos filhotes os nutrientes extras e evitará que engasguem com a ração quando começarem a experimentá-la. Isso também facilitará o acesso à comida caso os filhotes queiram experimentá-la.

Desmame do cachorro como e quais cuidados tomar - Blog Finofaro

No começo, devemos ajudar os filhotes, pois, com certeza, vão estranhar a papinha e sua consistência. Alguns vão até achar que a comida é uma brincadeira! Para que não vire uma bagunça, você pode molhar o dedo na papa e fazer com que o filhote cheire o alimento e lamba. Isso vai fazer com que ele se acostume com o sabor. Posteriormente ao período de adaptação, aumente a frequência da papinha para até quatro vezes ao dia. Entre uma alimentação e outra, os filhotes devem mamar na mãe, mas cada vez menos frequente. Assim que forem crescendo, devemos reduzir o número de refeições gradativamente. O adulto, por exemplo, deve comer duas vezes ao dia. Na troca de ração, deve-se misturar a nova ração com a antiga, reduzindo a mesma aos poucos até ficar com a ração desejada atualmente.

Uma papinha especial para fortalecer a mãe também pode ser necessária, principalmente se a ninhada for além de seis filhotes. Isso vai garantir que ela tenha saúde tanto para alimentar os filhos quanto para si própria.

O desmame deve acontecer gradativamente

Assim como qualquer criança humana, os filhotes precisam ser acostumados com a alimentação sólida. Então, nunca os tire de uma vez da mãe. Eles precisam tomar o leite materno e, ao mesmo tempo, ingerir alimentos que lhes forneçam mais nutrientes.

Enquanto eles vão desmamando e começando a comer, acostumam-se mais rapidamente e você terá filhotes saudáveis e fortes. Nunca forneça aos filhotes o leite de vaca, com a intenção de suplementar o leite materno. O leite da mãe tem tudo o que eles precisam nesses primeiros dias de vida.

Se você inserir leite de vaca na nutrição dos filhotinhos, vai criar um problema sério, tanto para eles quanto para você mesmo: eles terão diarreia, cólicas e flatulência. O organismo dos cães não foi feito para o leite de vaca, mesmo que seja diluído. Evite também fornecer comida de humanos, entenda que o organismo dos cães é diferente do nosso e, embora tenha necessidade praticamente dos mesmos nutrientes, a maneira como eles são digeridos é diferente.

Pode ser que os filhotinhos rejeitem os alimentos oferecidos

Os filhotinhos podem, num primeiro momento, rejeitar os alimentos que oferece, mas você deve insistir em manter a nova dieta. Com o tempo e com a agitação que normalmente têm os filhotes, acabarão por sentir fome e irão se acostumar com o novo alimento.

Nunca tente forçar filhotes em processo de desmame a comer papinha. Eles aprenderão a comê-la sozinhos. Não apresse o desmame de filhotes mais lentos. Isso pode levar à desnutrição. É melhor deixá-los mamando e retardar um pouco o processo de desmame.

Durante o processo de desmame, mantenha a família canina em um local seguro e quieto. Isso reduzirá o estresse, que também incentiva a comer. Coloque a papinha perto da mãe e do filhote e incentive-os a experimentá-la. Aos poucos, e naturalmente, eles vão deixar de mamar, preferindo mais a comida que o leite.

Alimente os filhotes 3 vezes ao dia durante o processo de desmame. Quando estiverem nessa fase também é importante manter a comida à disposição, pois a mãe pode algumas vezes se recusar a dar de mamar aos filhos. Isso porque eles já possuem os primeiros dentes e acabam machucando as mamas maternas, provocando desconforto na mãe.

Comece a alimentar gradualmente a mãe em um local separado dos filhotes e aos poucos vá retirando o excesso de alimento. Isso fará com que os filhotes comecem a comer sozinhos e ajudará a secar o leite da mãe.

Desmame do cachorro, como e quais cuidados tomar - Blog Finofaro

Vá colocando cada vez menos líquido à medida que os filhotes forem crescendo, por volta da sexta semana. Aos poucos comece a transição dando a eles ração seca para completar o desmame. Embora possa usar comida enlatada para filhotes, é melhor desmamá-los usando ração encharcada com o líquido substituto do leite. A ração é melhor para os dentes do cachorro, fortalecendo-os à medida que crescem. Misturar um pouco de comida enlatada para filhotes com essa papa de ração também é uma boa opção.

Acostumando seus filhotinhos com um tipo de ração (e é importante que seja recomendada por um veterinário), não a troque por outra. A nova ração muitas vezes tem sabor diferente e os filhotes podem não aceitar de primeira vez. Quando for trocar, vá misturando a nova ração à anterior, aos poucos, acrescentando sempre uma maior proporção, para que eles não sintam a diferença.

Como cuidador é importante que saiba como desmamá-los para ajudá-los a fazer a transição entre a amamentação e a comida comum para garantir uma ninhada saudável que se transformará em cães adultos também saudáveis.

Depois da leitura sobre o desmame do cachorro, se você ainda tiver um tempinho para ler outro tópico, sugerimos a leitura “Ossinhos para cachorros, as opções e os cuidados” Super interessantes. Fique conosco, teremos temas interessantes todas as semanas.

Precisa de empréstimo para enfrentar a pandemia do Coronavirus COVID-19? PRONAMPE acesse AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *