Skip to main content
Dicas de como perder o medo de pular de Paraquedas. Dicas e Historia.

Seu primeiro salto de paraquedas: Como perder o medo?

Sente um frio na barriga só de pensar na queda livre? Tem medo, mas também tem curiosidade? Esse texto vai te encorajar a colocar seu sonho em prática!

Mesmo que você não seja grande fã de esportes radicais, muito provavelmente já deve ter passado pela sua cabeça uma vontade de pular de paraquedas. Seja para viver algo que te faça sair da zona de conforto, ou para tirar da lista das coisas que todo mundo precisa fazer na vida, o salto em queda livre gera um misto de medo e fascínio.

A experiência é inexplicável e todos que saltam comentam que é uma das coisas mais marcantes e inesquecíveis que já fizeram na vida. Então, por que não fazer? Trouxemos aqui todas algumas curiosidades e outras informações necessárias para te fazer deixar as incertezas de lado e se jogar, literalmente!

Dicas de como perder o medo de pular de Paraquedas. Dicas e Historia.

Quando aconteceu o primeiro salto de paraquedas na história?

Já imaginou como deve ter nascido a ideia de se jogar pelos ares pela primeira vez? Bem, a história conta que André-Jacques Garnerin foi o primeiro paraquedista da história, pulando de um balão em Paris, em outubro de 1797.

Porém, o equipamento (ou algo semelhante a ele) é bem mais antigo que isso. Sabe-se que, ainda no século XII, acrobatas chineses promoviam saltos em morros e muralhas usando algo parecido com guarda-chuvas, que auxiliavam no amortecimento para chegar ao solo. Ou seja, não é de hoje que existe essa vontade do ser humano de encontrar maneiras de voar.

Os equipamentos são super seguros, acredite

Vamos direto ao ponto, sem rodeios. A chance de você morrer pulando de paraquedas é de 1 em 101.083. Esse número vem de um infográfico do site Best Health Degrees, que mostra que o esporte é mais seguro do que voar em asa delta, mergulhar, fazer canoagem, escalar montanha, lutar boxe ou, simplesmente, andar de carro!

Dicas de como perder o medo de pular de Paraquedas. Dicas e Historia.

Claro que, assim como qualquer esporte mais radical, existem riscos. Mas os equipamentos para o salto estão cada vez mais modernos e seguros. Ainda está com receio? Saiba que, se houver alguma falha na sua abertura, existe um dispositivo chamado AAD (Dispositivo de Acionamento Automático) que, como diz o nome, fará o paraquedas abrir automaticamente.

E, se ainda estiver com a pulga atrás da orelha, lembre-se que mesmo com toda a segurança do AAD, o paraquedista ainda conta com o reserva. Quer mais segurança que isso tudo? Seguindo os protocolos corretamente, não há por que temer.

Mas, afinal de contas, qual é a sensação de estar em queda livre?

Adrenalina pura e sensação de liberdade. Sempre que você conversar com alguém que já saltou, essas palavras aparecerão no discurso. A queda livre acontece em menos de 1 minuto, algo em torno de 30 segundos, mas esse tempo parece ser muito maior quando se está vivendo a experiência.

Dicas de como perder o medo de pular de Paraquedas. Dicas e Historia.

A certeza é que você esquecerá de todos os seus problemas ou tarefas a fazer, como se tudo desaparecesse. Até mesmo o medo, que toma conta de você nas vésperas do grande dia, vai embora a medida que a sensação de euforia toma conta.

Se for para encontrar um comparativo, podemos dizer que é tipo aquele frio na barriga da descida da montanha russa, porém muito mais intenso!

O que fazer e o que evitar antes da aventura

Por mais difícil que possa parecer, é extremamente importante dormir bem na véspera do pulo. Provavelmente, com a ansiedade a mil por hora, você não consiga pregar o olho, mas se for o caso, medite ou encontre outras maneiras para fazer seu corpo relaxar. Além disso, alimente-se bem e tome um bom café da manhã.

Não consuma bebidas alcoólicas até 24 horas antes do salto. Você precisará ficar atento a todas as instruções para que tudo seja feito em segurança, logo, o seu psicológico precisa estar perfeito. Algumas recomendações também falam em evitar práticas de mergulho na véspera, pois pode afetar o sistema respiratório. Cuide-se bem!

Qual o melhor momento para saltar?

Não há, exatamente, um melhor dia na semana para tal. Mas é importante entender como ficará a condição climática. Em caso de chuva e mau tempo, muito provavelmente você precisará adiar o pulo.

Se o céu estiver limpo, tudo certo! Opte para saltar bem cedo, durante a manhã, pois além de ser um horário com menos pessoas saltando, o visual é fantástico, com a luz do sol no horizonte deixando tudo ainda mais mágico! Ah, e evite ao máximo o horário de almoço: é um período sempre mais cheio, o que pode ocasionar atrasos.

OK! O medo foi embora e é hora de se jogar!

Quase óbvio, mas não custa reforçar: no primeiro pulo de paraquedas, o ideal é fazer na modalidade “salto duplo”, também conhecida como tandem, junto de um instrutor, para que aproveite ao máximo a sensação. Você não precisará fazer nenhum tipo de curso nesse caso, é só agendar e ir!

Recomendamos que você busque por uma escola de paraquedismo em São Paulo que seja certificada pela Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), pois assim é certeza de que os equipamentos serão seguros e os instrutores, extremamente preparados. Eles passarão todas as instruções, e é só segui-las direitinho que será sucesso!

Não deixe de viver essa experiência! Será um momento único e especial, algo que você passará o resto da vida relembrando e agradecendo a si mesmo pela coragem!

One thought to “Seu primeiro salto de paraquedas: Como perder o medo?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *