Skip to main content

Dicas especiais para ajudar seu cachorro obeso a emagrecer

Como fazer um cachorro emagrecer? Saiba como a fisioterapia veterinária tem papel fundamental na iniciação de um programa de emagrecimento canino de forma saudável e gradual, que respeita às condições físicas do pet e evita sequelas através de métodos profissionais e seguros de reabilitação.
A maioria de nós, humanos, vive lutando contra a balança e costuma não gostar de ter uns quilinhos a mais. Mas você sabia que os cachorros também não gostam? Nossos cães também não se sentem bem quando estão acima do peso. Este artigo irá ajudar você a fazer o seu cachorro emagrecer de um jeito saudável.

Os cães já são parte importante na formação de uma família, não é verdade? Seja qual for a situação da espécie humana, lá estão eles nos fazendo companhia, nos momentos bons e ruins. Entretanto, as consequências negativas dessa aproximação podem ser vistas através dos hábitos ruins que cultivamos como a alimentação excessiva, o que nos faz cada vez mais buscar por métodos efetivos de como fazer um cachorro emagrecer.

A combinação de sedentarismo e má alimentação resultam no ganho de peso e dos prováveis problemas de saúde decorrentes desses maus hábitos. Fazer um cachorro emagrecer, entretanto, não é tarefa simples e rápida como pode ser o aumento de peso e a chegada da obesidade canina.

Dicas especiais para ajudar seu cachorro obeso a emagrecer

Como identificar um cachorro obeso?

Igual como sabemos que uma pessoa está acima do peso: no olhar é bem fácil. Se você perceber que seu cachorro é de uma determinada raça ou porte e que ele é bem diferente dos demais, além de ter menos energia para a idade, cuidado! Seu cachorro está acima do peso ideal para ele.

Os cuidados com a alimentação para impulsionar o emagrecimento do cão

Um dos grandes problemas relacionados aos humanos e cachorros está no entendimento do que é necessário ou não em nossa alimentação. É importante compreendermos que para um cão manter-se saudável e bem alimentado, não é preciso nada além do que a própria ração pode oferecer.

As rações são desenvolvidas com o objetivo de fornecer uma fonte segura e eficaz na quantidade de proteínas e calorias necessárias para que o cão tenha uma vida ativa e feliz.

Quando temos um cão acima do peso, o regime alimentar pode ser planejado com uma linha de rações para obesidade, como a Premier Obesos, quando necessária essa intervenção na quantidade e peso nutricional da ração.

Dicas especiais para ajudar seu cachorro obeso a emagrecer

O erro comum que cometemos no programa de emagrecimento através da reeducação alimentar é que as rações da linha light não são destinadas aos pets que querem perder peso, mas sim para aqueles que buscam a manutenção dele. Ou seja, quando um cão perde peso comendo a ração light, ele estará com um déficit nutricional por estar perdendo peso de forma não saudável.

Exercícios para emagrecer cachorro!

Aqui vale lembrar que, assim como nós humanos, o acompanhamento profissional é essencial para o início de atividades físicas que buscam o emagrecimento canino. Exercícios intensos sem preparação e adequação podem resultar em problemas ainda maiores para o pet.

Dicas especiais para ajudar seu cachorro obeso a emagrecer

Os exercícios para cães podem iniciar com:

1 – Caminhadas: são saudáveis e apreciadas pelos pets, principalmente para os de menores portes. A duração pode variar, mas o limite máximo deve ser de 45 minutos, iniciando com 20 para pets muito fora do peso e sedentários.

2 – Corrida: excelente para aliviar stress e fortalecer musculatura, sendo mais apropriada para raças maiores e hiperativas e que não apresentem dores articulares como Collie, Akita, Border, Pastor Alemão e Beagles.

A corrida deve sempre ser ritmada, sem muita pressão e aceleração. É necessário também uma preparação prévia, aquecimento e, depois, o esforço maior. Comece com 20 minutos nas primeiras semanas e alongue o tempo conforme a evolução de resistência do seu amigo. Nunca se esqueça das pausas para descanso e hidratação!

3 – Lançamento de objetos: são ótimos para queimar calorias e um dos preferidos da maioria dos pets. São apropriados para cães velozes como Beagles, Labradores e Whippets, mas também apreciados por raças menores como os Dachshunds. Analise sempre o tempo apropriado que não sobrecarregue o pet.

A fisioterapia veterinária como aliada essencial na criação de um programa eficaz de emagrecimento canino

É importante dizermos que, apesar de 60% dos casos de sucesso na perda de peso em cães estarem relacionadas ao entendimento dos tutores sobre os hábitos alimentares dos pets, a associação de regime com a fisioterapia veterinária focada no emagrecimento canino já representam o sucesso de 87,5% dos casos de combate a obesidade canina.

As técnicas desenvolvidas preservam o estado de saúde do pet, oferecendo condições para o desenvolvimento de uma musculatura mais fortalecida, melhora nas articulações e mobilidade como um todo.

A hidroterapia veterinária, por exemplo, é uma ferramenta ótima para o emagrecimento canino, pois utiliza-se de uma esteira aquática que mantém o pet submerso (por inteiro ou metade do corpo), o que reduz consideravelmente o impacto dos movimentos, agindo diretamente em sua condição muscular e mental, aumentando confiança, fortalecendo sua musculatura, mobilidade e condição articular, estabelecendo um ritmo de emagrecimento gradual e saudável sem sequelas.

Dicas especiais para ajudar seu cachorro obeso a emagrecer

Outros métodos também auxiliam no combate de dores, incômodos e inflamações de pets com excesso de peso, entre elas estão a acupuntura, ozonioterapia e quiropraxia, ótimos métodos de controle e alívio de sintomas que preparam os pets para uma vida mais saudável e ativa.

Enfim, por que não aproveitar essa chance e começar a acompanha-lo durante os exercícios? É uma oportunidade de vocês ganharem qualidade de vida e passarem um tempo muito prazeroso juntos. Com certeza você se sentirá muito mais motivado(a) para trabalhar e se exercitar, depois que começar a se dedicar de uma forma saudável junto de seu melhor amigo!

Conte sempre com profissionais capacitados para planejar o programa de emagrecimento para o seu amigo

Fonte: fisiocarepet.com.br

Conheça nossa Loja FinoFaro Petshop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *