Skip to main content
Husky Siberiano Tudo sobre esta Raça - Finofaro

Husky Siberiano Tudo sobre esta Raça

Husky Siberiano é uma raça de cachorro considerada ideal para o convívio familiar, pois tem bom caráter, e se relaciona bem com crianças e com outros cachorros. É um cão forte, amável, carinhoso e resistente.

Vamos conhecer um pouco sobre o Husky Siberiano, origem, características da raça, temperamento, cuidados especiais, comportamento.

Origem da Raça Husky Siberiano

Os primeiros indícios do Husky Siberiano são de, aproximadamente, 2 mil anos atrás. A raça é originada da Sibéria, especificamente de Chukotka, no norte da Rússia (região extremamente fria), onde costuma ser criada pela tribo Chukchi. Ela é utilizada tanto para companhia, quanto para pastorear cervos e puxar trenós.

Husky Siberiano Tudo sobre esta Raça - Finofaro

Apesar das condições desfavoráveis (temperaturas que chegavam a-60°Ce pouca comida), o Husky Siberiano conseguia puxar trenós com pequenas cargas por grandes distâncias.

No começo do século XX foi levado para o Alaska no Polo Norte durante o período da “febre do ouro”. Neste período, eles eram responsáveis por puxar os trenós que carregavam o ouro extraído das minas, além de serem utilizados em competições de corrida. Atualmente ainda são usados para puxar trenó em regiões geladas do Polo Norte e Sibéria.

Atualmente, os Huskies Siberianos que vivem na América do Norte são descendentes diretos dos primeiros exemplares que vieram da Sibéria. Há também vários estudos que revelam que esta raça de cachorros é a mais antiga do Mundo.

 Reconhecimento da Raça Husky Siberiano

Começaram a se popularizar devido à sua simpatia e a outras características físicas e comportamentais. O reconhecimento mundial veio em 1925, quando a raça se destacou em uma perigosa missão para salvar a população de uma aldeia no Alaska, que foi tomada por uma epidemia e estava isolada devido a tempestades de neve, que impediam o pouso de aviões.

Husky Siberiano Tudo sobre esta Raça - Finofaro

Assim, coube a um grupo de 150 cães puxadores de trenós levar os medicamentos, percorrendo um trajeto de 1.054 quilômetros durante mais de cinco dias.

Como os Huskies se destacaram nesse caminho, até hoje se comemora o êxito da raça, através de uma corrida (Iditarod Trail) pelo percurso feito pelos cães. A popularidade dessa raça é enorme em todo o mundo, mas é preciso conhecimento sobre suas características para que não haja arrependimento após a compra ou adoção.

  Caracteristicas da Raça Husky Siberiano

Husky Siberiano Tudo sobre esta Raça - Finofaro

Porte médio – em média, os huskies medem de 50 a 60 cm de altura;

  • A altura da cernelha varia de 53 a 60 cm nos machos e de 51 a56 cm nas fêmeas;
  • Seu peso oscila entre 20 e 27 kg para os machos e 16 e 23 kg para as fêmeas;
  • Possui a pelagem aveludada de aspecto felpudo. O comprimento dos pelos é médio e a raça apresenta uma pelagem dupla e bastante densa em relação a outras raças de cães. O subpelo é suave e denso, enquanto os pelos exteriores são macios e retos. Já na cauda, os pelos se assemelham à aparência de uma vassoura, graças ao jeito como os pelos são distribuídos.
  • A coloração permitida inclui uma grande variedade de marcações e de tons, que vão desde o branco até o preto. As cores mais raras são o branco puro e o malhado (Piebald). As cores da pelagem podem apresentar variações entre o marrom, o avermelhado, o amarelado e até mesmo entre o cinza e o preto. Geralmente possuem as pernas na cor branca com manchas na cabeça e no rabo.
  • Os olhos apresentam cores bem chamativas, normalmente são azuis. Podendo também apresentar as cores verde, amarelo, castanho e até mesmo um de cada cor.
  • A cabeça é proporcional ao resto do corpo e levemente arredondada. Os lábios são pigmentados e secos e os dentes têm uma mordida em tesoura.
  • As orelhas são eretas, grossas, peludas, triangulares e arqueadas na parte traseira.
  • O peito é forte e as costelas são arqueadas a partir da coluna e achatadas nas laterais, o que proporciona mais liberdade durante os movimentos.
  • O husky siberiano é um cão forte, cheio de energia e com uma estrutura muscular bem desenvolvida.
  • Tem uma semelhança com os lobos, não só na aparência, mas também em seu comportamento.
  • Embora apresente o caráter semelhante com o do lobo, se for educado desde filhote, ele pode ser um animal de estimação perfeito para toda a família, especialmente para as crianças.

  Comportamento e Temperamento do Husky Siberiano

Husky Siberiano Tudo sobre esta Raça - Finofaro

É um cão bastante independente e com personalidade forte, por isso, eles apresentam uma tendência dominante, o que pode ser um problema para donos inexperientes.

  • Mesmo com uma resistência a regras, o Husky Siberiano possui um temperamento sociável. Eles adoram a companhia de pessoas e detestam ficar sozinhos. Como são pacíficos, eles podem ser ótimas companhias para crianças.
  • O husky siberiano é uma raça que gosta de brincar.
  • Necessita de grandes espaços abertos para correr e para queimar a energia. Portanto, não são adequados para apartamentos e casas com quintal pequeno.
  • São muito inteligentes, aprendem muito rapidamente e dificilmente se esquecem do que aprenderam.
  • São fortes e resistentes, por isso eram utilizados para puxar trenós;
  • Mesmo que acostumados a viver em regiões muito frias, são capazes de adaptar a diferentes ambientes, porém podem sofrer em regiões de clima muito quente;
  • Não costumam latir e é muito raro que se morda. É mais frequente ver um Husky uivando do que latindo.
  • São espertos e atentos, percebendo facilmente tudo que ocorre ao seu redor.
  • São carinhosos, gentis e companheiros.
  • Possuem instinto de caça, podendo perseguir e matar gatos, ratos, coelhos ou outros animais de pequeno porte.
  • Podem se tornar agressivos quando atacados por outros cães. São hostis com quem ameaçá-los ou com outros animais de estimação desconhecidos.
  • A expectativa de vida desta raça é de 10 a 15 anos de idade.
  • Possuem o hábito de lamber o pelo como medida de higiene.
  • Podem ser adestrados, porém não assimilam completamente o treinamento.
  • Também possuem grande habilidade para atuar como cão mensageiro.

  Cuidados Básicos Husky Siberiano

Eles adoram tempo frio e espaços amplos para corridas.

Husky Siberiano Tudo sobre esta Raça - Finofaro
  • Devem ser escovados diariamente e observar quanto pêlo cai. A pelagem deve ser escovada principalmente na região dos pés. O seu pêlo funciona como uma proteção, que normalmente cai quando chega o verão. É por isso que eles se adaptam a qualquer ambiente, inclusive em locais quentes.
  • É necessário levá-los para passear várias vezes ao dia, já que eles precisam de doses diárias de exercícios. · Deve-se ter cuidado para que não lhes falte água, especialmente quando vivem em regiões tropicais ou de extremo calor.
  • Uma das características da raça é o hábito de viver sempre junto a outros cães e em grupos, por isso ele deve estar sempre acompanhado.
  • E por fim, o cuidado mais importante é o estímulo nas brincadeiras e a troca de amor e carinho, que são retribuídos à altura.

  Alimentação do Husky Siberiano

O husky siberiano come de tudo: legumes, carne, frango, ossos e, particularmente, adora peixes. É importante mantê-lo bem alimentado, isto garante a ele todos os nutrientes necessários para a sua saúde.

Husky Siberiano Tudo sobre esta Raça - Finofaro

Embora o Husky Siberiano não apresente enfermidades com frequência, é bom que faça suplementação de multivitamínicos e minerais, sempre sob a supervisão de seu médico veterinário.

As Doenças mais Comuns no Husky Siberiano

Essa raça normalmente é muito saudável e raramente adoece, podendo viver até mais de 15 anos.

Husky Siberiano Tudo sobre esta Raça - Finofaro

Os únicos problemas relacionados à saúde desse animal são displasia de anca e doenças de visão quando atingem idades avançadas.

Por isso é importante prestar atenção especial aos seus olhos, pois podem apresentar doenças como a catarata, atrofia progressiva da retina, glaucoma e algumas alergias.

 Dicas para Treinar um Husky Siberiano

Se você deseja ter um Husky em sua casa, prepare-se para educá-lo desde pequeno com pulso firme. Caso contrário, o cachorro pode inverter a hierarquia dentro de casa, dificultando a convivência.

Husky Siberiano Tudo sobre esta Raça - Finofaro

O Husky Siberiano é um cão perfeito para ser treinado, por ser muito inteligente e ter um forte instinto de manada. A chave para o treinamento é fazer com que seu cão te veja como o “macho alfa” de seu grupo.

É por isso que você deve demonstrar firmeza com ele, pois quando demonstrar fraqueza, ele não irá obedecer.

Sempre que ele fizer o que foi pedido, deve ser recompensado. Da mesma forma, quando não obedecer, deve ser repreendido.

Nunca agrida o cão, nem mesmo com um jornal enrolado. Apenas utilize tons de voz firmes na hora de dar ordens, utilizando sempre as mesmas palavras para as mesmas ordens.

Saiba mais sobre outras raças como o Pug, tudo em nosso Blog!!!
Quer saber sobre a Raça Pug? Acesse Aqui!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *