Skip to main content

A relação entre o gato preto e a sexta-feira 13 – Sorte ou azar?

Nenhuma cor ou raça influencia a personalidade de um animal seja ele de duas ou quatro patas.

Significado da Sexta Feira 13

Sexta-feira 13 é popularmente conhecido como o dia do azar. Pode ocorrer em qualquer mês e em qualquer ano, quando o dia 13 cai numa sexta-feira.

Por norma, as sextas-feiras 13 ocorrem sempre que o primeiro dia do mês é um domingo.

Existem muitas histórias e lendas que tentam justificar como surgiu o misticismo ao redor desta data.

Muitas pessoas consideram o número 13 como um símbolo de sorte, no entanto, a “sexta feira 13” ficou marcada como um dia de “maus agouros” e acontecimentos negativos.

Uma das hipóteses, de acordo com o cristianismo, diz que a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado, sendo que na sua última ceia estavam 13 pessoas sentadas à mesa.

Existem versões mais antigas de duas lendas da mitologia nórdica, onde em uma delas conta-se que houve um banquete oferecido pelo deus Odin e 12 deuses foram convidados.

Loki, espírito do mal e da discórdia, não estava entre os convidados e ficou muito irado por isso. Após aparecer na festa, uma grande luta foi travada, findando com a morte da deusa Balder, que era muito amada pelos outros deuses.

A partir desta história, veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza para os nórdicos era Friga (que originou os termos friadagr e friday, que significam “sexta-feira” na língua escandinava e em inglês, respectivamente), e quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou a deusa em bruxa e, como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, totalizando 13 integrantes que ficavam rogando pragas aos seres humanos.

Vamos contar um pouquinho de história:

A relação entre o gato preto e a sexta-feira 13 - Sorte ou azar?

A história do gato preto é de longa data. Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos, por seus hábitos noturnos e também pela cor negra (geralmente associado às trevas, magia negra e ao diabo) eram bruxas transformadas em animais, por isso existe a superstição de que cruzar com um gato preto é sinal de grande azar.

No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, por serem acusados de estarem associados a maus espíritos e, por isso, muitos acabaram sendo queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria.

No entanto, em outras culturas os gatos dessa cor são venerados, pois são considerados invocadores de grande sorte.

Os antigos egípcios reverenciavam todos os gatos, pretos ou não, e lá havia a crença de que um gato preto cruzar seu caminho traz boa sorte.

Na Pérsia antiga, por exemplo, havia a crença de que quando se maltratava um gato preto, era a mesma coisa que maltratar um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao homem durante sua passagem na Terra.

Na Inglaterra, ter um gato preto é sorte mas, o contrário, se ele cruzar o seu caminho. No entanto, se um gato preto aproximar-se ou aparecer a frente da sua casa, pode esperar que boas coisas estão vindo.

Lamentavelmente na nossa sociedade, algumas pessoas realmente acreditam que gatos pretos possam trazer “má sorte” se cruzarem seu caminho em uma sexta-feira 13. Nesta data, há um alto risco de vida para os gatinhos. Não há estatísticas mas sabe-se que o número de gatos eliminados e maltratados é enorme. Outros são sequestrados ou até “adotados” para serem usados em rituais pagãos.

A relação entre o gato preto e a sexta-feira 13 - Sorte ou azar?

Os gatinhos pretos têm mesmo um alto risco de se tornarem vítimas da superstição. Aos donos de gatos, é melhor manter o seu gatinho em casa.

No entanto, em outras culturas os gatos dessa cor são venerados, pois são sinais de extrema sorte. Mas nem sempre gato preto é sinal de má sorte. Na Pérsia antiga, por exemplo, acreditava-se que o gato preto era um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao homem durante a sua jornada na terra.

Veja algumas curiosidades sobre o gato preto em alguns países:

  • Na Escócia, um gato preto no alpendre é sinal de prosperidade;
  • Na Itália, ouvir um gato preto espirrar traz boa sorte;
  • No sul da França, cuidar de um gato preto adoentado e curá-lo é sinal de bons agouros;
  • Na Alemanha, um gato preto que cruza seu caminho, da esquerda para direita, é um bom sinal. Mas se o gatinho resolver cruzar o seu caminho da direita para a esquerda, melhor é se benzer;
  • Na Letônia, o gato preto é a representação do espírito Rungis, Deus da Colheita. Se um gatuno de pelagem preta aparecer no depósito de sementes, significa que a colheita será farta e próspera.

A sorte do gato preto

Quem nunca ouviu falar sobre as crenças e superstições seculares que envolvem um gato preto? Parece que foi incorporado em nosso subconsciente, o mito que se um gato preto cruzar o nosso caminho é indicação de má sorte. Alguns podem até ter a sensação de um mau agouro.

É muito comum ouvir histórias de sorte e azar associadas aos gatos pretos, que ainda são considerados como um dos símbolos da sexta-feira 13.

Quebrar espelho, passar por baixo da escada, cruzar a rua onde tem um gato preto são para muitos sinais de azar. Se somado a isso for uma sexta-feira 13, aí, para quem acredita, o dia se tornou ainda pior. Até que para as duas primeiras situações o mito já não tem tanta força como antes e essas ações vêm se tornando algo cada vez mais comum. Mas é justamente por causa dessas lendas que o único que tem tido azar mesmo é o gato preto, que ainda é visto como um animal que atrai azar e, por preconceito, sofre maus-tratos ou é rejeitado. Pior, em datas como Semana Santa, sexta-feira 13 e até no Halloween, muitos bichanos são sacrificados na realização de trabalhos religiosos de algumas seitas ou são maltratados.

Nos dias atuais, ainda há pessoas que acreditam que data é sinônimo de má sorte. Outra crença que persiste é a de que o gato preto dá azar, e cruzar com ele em uma sexta-feira 13 traz um tremendo atraso de vida. Sociedades protetoras dos animais alertam para o terrível costume de matar o felino nestas datas ou mesmo sacrificá-lo para evitar o suposto azar.

A relação entre o gato preto e a sexta-feira 13 - Sorte ou azar?

Maus-tratos e a utilização de gatos pretos em sacrifícios é uma realidade. As instituições de doações devem redobrar a atenção quando uma pessoa se interessa por bichanos nessa cor. Quem esperou até a semana da sexta-feira 13 e quer mesmo um gato nessa cor, não irá se importar em esperar uns dias. Além da fama de trazer azar ainda tem o problema dos rituais, animais pretos são a maioria a espera de adoção. Na maioria das vezes, enquanto um amarelinho ou rajado demora um dia para ir para um novo lar, um preto pode ficar por até um mês esperando por um dono.

Além do risco de perder a vida nesses rituais, os cães e gatos escuros sofrem preconceitos. As pessoas alegam várias razões: dizem que são bravos, traiçoeiros e até chegam ao absurdo de dizer que, por causa da sua cor, fica mais difícil achar pulgas. O ideal é que nenhum bicho tenha pulga. É só cuidar. Também não há nenhuma regra para comportamento de um felino, mas, ao contrário do que se diz, normalmente os gatos pretos são muito mais dados e safados que os outros, além de divertidos.”

E o azar atribuído aos peludos pretos? A lenda está relacionada à falta de cultura. Muito pelo contrário, eles trazem sorte. Vamos desmistificar essa ideia de que trazem azar.

Infelizmente, quem tem gato preto pode ter seu bichano roubado ou maltratado em datas como sexta-feira 13. A dica é castrar o animal e mantê-lo preso durante esses dias. Assim você salva a vida do seu peludo e traz sorte para todos!

A relação entre o gato preto e a sexta-feira 13 - Sorte ou azar?

Diante disto, se você é supersticioso, pode escolher acreditar na má ou na boa sorte associada a esse dia! O número 13, assim como o gato preto, são inofensivos se atribuirmos a eles um significado comum. Mas se a ideia é brincar com a simbologia é preferível então acreditar que a data é sinal de boa sorte!

Portanto, quando você tiver a oportunidade de viver o dia da sexta-feira 13, relembre o significado deste dia, se envolva de sensações positivas e preencha com muita alegria o seu coração.

Tenham todos uma ótima sexta-feira 13!

A relação entre o gato preto e a sexta-feira 13 - Sorte ou azar?

Que tal mais uma leitura legal sobre nossos bichanos? sexta-feira 13

2 thoughts to “A relação entre o gato preto e a sexta-feira 13 – Sorte ou azar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *