Categorias
Tecnologia

O que fazer quando meu site não aparece no GOOGLE?

FacebookTwitterLinkedInPinterestEmailWhatsAppShare

Seu website não aparece no Google? Sua página não tem visitantes e isso prejudica suas vendas? O que está acontecendo?

Neste artigo, analisaremos as causas mais frequentes que ocorrem para um site não aparecer nos resultados no Google ou no Bing. Desde causas menos graves (e mais fáceis de corrigir), até os piores casos, que exigem orientação de especialistas. Não perca a calma. Existem muitas razões pelas quais um site pode aparecer ou não nas páginas de resultados da pesquisa.  Se a sua empresa quer obter muitas consultas para orçamentos, ela terá que estar na primeira página do Google.  Se não estiver, não espere que a solução venha do céu,  procure ajuda ! Antes de qualquer coisa, vamos analisar algumas questões:

Neste artigo, analisaremos as causas mais frequentes que ocorrem para um site não aparecer nos resultados no Google ou no Bing. Desde causas menos graves (e mais fáceis de corrigir), até os piores casos, que exigem orientação de especialistas. Não perca a calma. Existem muitas razões pelas quais um site pode aparecer ou não nas páginas de resultados da pesquisa.  Se a sua empresa quer obter muitas consultas para orçamentos, ela terá que estar na primeira página do Google.  Se não estiver, não espere que a solução venha do céu,  procure ajuda ! Antes de qualquer coisa, vamos analisar algumas questões:

  1. O site recebeu muito tráfego orgânico do Google no passado, mas não o recebe mais . Neste caso, é importante verificar se a perda de visitas foi repentina (de um dia para o outro) ou se houve uma diminuição gradual no tempo.
  2. O site nunca recebeu tráfego do Google. Se o site é novo ou não. Se ele nunca foi um canal de vendas importante, e só existe porque “você tem que ter uma página web”.
  3. O site recebe tráfego do Google apenas em algumas páginas do site, não em todas. Isso significa que algumas páginas do site absorvem a grande maioria das visitas.

Razões menos graves

Problema 1:  O site é completamente novo e não foi indexado. 

Todos os dias, centenas de milhares de sites aparecem em todo o mundo. Não é fácil encontrá-los rapidamente, mesmo para o Google. Embora não seja necessário esperar muitos meses até que os motores de busca encontrem seu site, isso pode levar algum tempo, se alguns procedimentos técnicos não forem seguidos.

Solução: informe a existência do website por meio do Google Search Console, adicione um sitemap bem estruturado e obtenha alguns links de entrada de outros websites. Se precisar de mais informações, nos consulte .

Problema 2:  O site não possui conteúdo adequado. 

O trabalho do Google é conectar uma pessoa, que faz uma pergunta, com o site que tem a melhor resposta possível para essa pergunta. Isso significa que o conteúdo de um site deve ser relevante para as pesquisas dos usuários. Um site sem conteúdo adequado, ou que não seja relevante, não tem muita chance de aparecer nos resultados do Google, simplesmente porque ele não entrega uma boa resposta às perguntas que os usuários fazem. Com o grande número de concorrentes que existe, é muito possível, que outras empresas estejam respondendo melhor às consultas feitas no seu segmento.

Solução: faça uma análise de palavras-chave, priorizando os produtos ou serviços mais interessantes para promover, e desenvolva uma política de publicar conteúdos que sejam relevantes para essas pesquisas.

Problema 3: O arquivo Robots.txt está mal implementado. 

A configuração incorreta do arquivo robots.txt pode impedir que o Google ou outros mecanismos de pesquisa leiam as informações em nosso site. Nesses casos, o site pode receber visitas em algumas páginas do site (excluídas por algum motivo do robots.txt) ou nenhuma do Google.

Solução: faça uma análise da configuração do arquivo robots.txt para verificar se você não está excluindo páginas relevantes do nosso site da indexação. É importante lembrar que não devemos excluir este arquivo, mas configurá-lo corretamente.

Razões meio-sérias

Problema 4: A concorrência é muito grande neste segmento. 

Talvez o seu site apareça no Google, mas não está aparecendo na primeira página do google. Isso significa que há muitos outros sites com mais relevância e autoridade do que a sua, fazendo que seu site apareça na segunda, terceira, ou quarta página. Por estatística, sabe-se que 95% dos usuários pesquisam apenas os sites que estão na primeira página. Esta é uma situação muito comum. Você acredita que seu site tem algum problema, quando na verdade são seus concorrentes que estão ganhando terreno. Em outras palavras, o seu site é como um veículo viajando a 80 km / h. E os seus concorrentes, que no passado também estavam a 80 km/h hoje estão a 110 km/h. Embora sua situação não tenha mudado, o de seus concorrentes sim, e eles estão avançando mais rápido. O posicionamento no Google é um jogo, e toda posição que um site subir, estará fazendo isso ao custo de reduzir outro nas posições, e isso pode ser o seu caso. Às vezes a queda não é significativa (algumas posições), mas às vezes você pode ir da primeira para a quinta página em um único mês. 

Solução: Uma consultoria em marketing digital pode ajudá-lo a determinar quanto esforço seus concorrentes estão fazendo e como você pode recuperar a vantagem. É provável que você precise iniciar uma campanha de SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, para reposicionar sua página acima de seus concorrentes.

Nem todos os links têm o mesmo valor e não o mantêm permanentemente. Se você já fez um trabalho de posicionamento e, depois de obter bons resultados, parou de acompanhar, é provável que muitos desses links desapareceram com o tempo ou diminuíram seu valor, o que afeta diretamente a importância do seu site, fazendo com que ele desça nas páginas de resultados.

Solução: Contrate uma campanha de SEO que inclua o serviço de criação de links .

Problema 6: Alterações nos algoritmos do mecanismo de pesquisa. 

Google, Yahoo e Bing fazem constantes mudanças em seus mecanismos de busca para adaptá-los às necessidades do público. Seu site pode perder posições porque está sendo avaliado com esses novos procedimentos. No entanto, uma boa análise pode minimizar o tempo que seu site está fora dos rankings.

Solução: O ponto chave aqui, é que o Google não quer prejudicar ninguém. Ele não tem interesse nisso. O objetivo desta atualização é aumentar a qualidade de uma pesquisa para melhorar a experiência do usuário e dar a eles resultados relevantes. Portanto, a melhor estratégia para sobreviver a qualquer atualização dos algoritmos do Google é contratar uma empresa de posicionamento de mecanismo de pesquisa que entregar links e atualizar o conteúdo constantemente para que sua página seja sempre relevante e útil. 

Problema 7: uma migração malfeita. 

Uma migração pode ocorrer por vários motivos. Por exemplo, ao migrar de HTTP, para HTTPS, ou ao fazer uma reformulação completa do site, pode fazer com que partes do site não funcionem corretamente. Links internos quebrados ou que algumas páginas sejam bloqueadas para mecanismos de pesquisa. Se o seu site sofreu uma grande falha logo após a migração, a causa mais provável é que esse procedimento não tenha sido feito corretamente e você está perdendo rapidamente o valor de SEO do seu site.

Solução: É possível que este problema tenha uma solução simples ou, pelo contrário, requer muitas horas de trabalho para resolvê-lo completamente, portanto não há solução genérica. No entanto, se o tráfego do site cair significativamente logo após o relançamento de um site, ou se ocorrer algum tipo de alteração maciça, é muito provável que essa seja a causa. Para determinar o escopo do problema, nossa sugestão é realizar uma consultoria de SEO.

Problema 8: A hospedagem funciona mal. 

É possível que seu site não funcione porque está em uma hospedagem inadequada. Se o site for carregado muito lentamente, ou não implantar todos os seus recursos, o Google poderá determinar que ele não está fornecendo aos usuários uma experiência de uso adequada e, portanto, tira posições. Se a hospedagem falhar constantemente, pode ser que o próprio mecanismo de busca não esteja conseguindo percorrer todas as páginas do site e, portanto, não indexa algumas páginas. Se uma página não estiver no índice, ela não poderá receber tráfego orgânico.

Solução: altere a hospedagem. Se você quiser uma lista de hospedagem recomendada para melhorar o SEO do seu site, entre em contato conosco.

Razões sérias

Problema 9: seu site foi invadido / infectado. 

O Google descobriu que seu site foi atacado por hackers e que eles o estão usando para golpes, phishing, ocultando links maliciosos ou infectando usuários com malware. Nesses casos, o Google pode mostrar um alerta aos usuários antes de visitar o site (o que reduz significativamente o tráfego orgânico) ou, em casos graves, remover esses sites completamente de seus índices.

Solução: o diagnóstico pode ser obtido ao verificar o cache do Google e o Search Console. A solução pode exigir muitas horas de trabalho para encontrar a vulnerabilidade (no site ou no servidor) e exigir auditorias de programação ou de segurança. Não há solução rápida ou fácil nesses casos.

Problema 10: o site foi penalizado. 

O que é uma penalidade? É um tipo de sanção aplicado ao seu ranking. O Google penaliza sites por receberem links de sites de reputação duvidosa, considerando que o conteúdo de um site é de baixa qualidade (copiado ou gerado automaticamente) ou pela utilização de técnicas de posicionamento ilegais (links ou texto oculto). O Google utiliza mais de 200 critérios para avaliar a qualidade de um site, e muitos desses fatores podem desencadear uma penalidade se não forem tratados da maneira correta.

Solução: o Google informa penalidades aplicadas a um site por meio do Search Console. A partir dessas informações, você pode estabelecer o tipo de irregularidade que o site cometeu e como resolvê-lo. Existem más práticas estabelecidas pelo Google que praticamente garantem uma penalidade: links de entrada ou saída não naturais (spam), texto ou links ocultos, conteúdo de baixa qualidade, entre outros…

Sua página não aparece no Google? 

Ocasionalmente, pode ser devido a qualquer um dos diversos fatores que mencionamos. Se você não tiver certeza de como proceder, entre em contato conosco, que podemos orientá-lo no processo.

Autor: Carlos Couto

2 respostas em “O que fazer quando meu site não aparece no GOOGLE?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile