Categorias
Cuidados e Saúde Curiosidades Pets

Saiba, por que o nariz dos cães estão sempre molhado e úmido?

FacebookTwitterLinkedInPinterestEmailWhatsAppShare

Quais as razões pelas quais os cães têm narizes frios e úmidos?

Essa é uma pergunta que possui diferentes respostas. Uma das razões é que pelas narinas é que os cachorros suam, da mesma forma que o fazem pelas patas, ao contrário dos seres humanos que possuem glândulas sudoríparas pelo corpo.

Saiba por que o nariz do cachorro é gelado, úmido e frio

Além disso, a umidade no nariz dos cães ajuda o olfato e, assim, sentem melhor os cheiros. Isso porque quando as narinas estão molhadas o ar leva o cheiro mais facilmente a elas.

Mais um motivo para permanecerem úmidas é o fato de os cães

lamberem muito as suas narinas. Esse costume é tanto para ajudar a sentir cheiros como para manter o nariz limpo, por isso, podem lamber mais as narinas após as refeições.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é um dos principais sintomas de frio em seu cão. Alguns dos motivos expostos a seguir têm respaldo científico e de pesquisa, enquanto outros são lógicos. Confira a seguir mais algumas razões de isso acontecer.

Mecanismo de resfriamento

Os cães não têm glândulas sudoríparas em todo seu corpo, ao contrário dos humanos. Não há nenhuma maneira para eles para liberar o calor que está a acumular-se  em seus corpos, exceto as suas patas e através de seus narizes. Eles têm glândulas sudoríparas écrinas na pele de seu nariz, que ajudam um pouco para regular a temperatura do corpo, mantendo o nariz úmido, embora o principal de termo-regulação vem ofegante,que é urinar e sudorese das patas.

Saiba por que o nariz do cachorro é gelado, úmido e frio

Aumenta o sentido do olfato

Um nariz molhado aumenta o sentido do olfato dos cães. Cheiro é transportado por diferentes camadas no ar. Desde que o nariz do cachorro está molhado, os gases (levando o cheiro) atingem mais facilmente no nariz e, assim, ajudam a cheirar. Assim como quando molhamos nossas mãos, e até mesmo tocamos levemente sal e açúcar, os grãos  ficam nos dedos, o que não seria o caso se as nossas mãos foram realmente secas. Isso funciona de uma forma semelhante, à excepção de que as moléculas de odor não são visíveis a olho nu. Isso ajuda a cães no trabalho quando  supostos para rastrear coisas e as pessoas, por pegar seu cheiro. O nariz do cão também frequentemente segrega uma fina camada de muco  para manter a umidade do nariz e prender as moléculas de odor.

Saiba por que o nariz do cachorro é gelado, úmido e frio

Lambendo e Limpeza

Estas são as razões mais óbvias porque os cães têm narizes frio e úmido. Cães mantem continuamente lambendo seus narizes. Este é, em parte, para mantê-lo úmido para ajudar no resfriamento , enquanto o outro motivo é para limpar seus narizes, especialmente após as refeições. Isso também ajuda a evitar que o muco se acumule em seu nariz de modo que seu nariz não esteja bloqueado. Narizes bloqueados não vão ajudá-los a sentir qualquer coisa, que é a sua dedicação primária- narizes molhados expostos ao ar frio.

Saiba por que o nariz do cachorro é gelado, úmido e frio

Atributo Evolutivo

Narizes molhados e frios são não apenas associada com cães, mas com muitos outros animais também. É muito importante em cães. Esta adaptação desenvolvida no processo da evolução, uma vez que ajuda a farejar e localizar suas presas e predadores melhor. Seria quer ajudá-los na caça, ou em caso de a caça, protegê-los de seus predadores. Isso provou de ser muito útil para cães de caça, e tem sido passado, apesar de muitas raças já foram domesticados.

Os narizes molhados e frios de cães também estão ligados à sua saúde. Se um cão tem um nariz molhado e frio, isso normalmente significa que ele está saudável. Mas esta não é a indicação mais confiável de sua saúde. Quando os cães tem estado inativo por um tempo, como quando eles foram dormir, seus narizes podem se tornar seco e um pouco quente. Isso não significa que eles não estejam bem. Às vezes até mesmo cães com narizes perfeitamente molhados e frios também podem estar doentes. A melhor explicação (e meu favorito), porém, é a lenda! Aqui é como diz a lenda …

Saiba por que o nariz do cachorro é gelado, úmido e frio

A Lenda

Nós todos conhecemos a história da Arca de Noé, certo? E como os animais entraram em pares na arca? Os cães estavam lá também. Logo depois todos tinham chegado, houve um susto pequeno na arca. Um pequeno buraco foi descoberto na arca, que estava causando a inundação. Este buraco foi descoberto por um cão que usou sua sagacidade e enfiou o nariz no buraco para parar a arca de inundação. Enquanto ele estava sentado ali com o nariz no buraco, o seu companheiro foi e alertou Noé sobre a situação. Noé então reparou a arca, e que o problema foi resolvido, pois o raciocínio rápido ea natureza altruísta do cão. Deus estava muito feliz com os cães e assim ele concedeu-lhes o nariz frio e úmido como um sinal de boa saúde! E é por isso que os cães têm narizes frio e úmido. Próxima vez que alguém lhe perguntar a razão, diga-lhes que é um dom de Deus!

Saiba por que o nariz do cachorro é gelado, úmido e frio

Podemos concluir que os cães possuem um olfato bem desenvolvido e são muito dependentes neste sentido. Devido ao bom olfato os cães conseguem aumentar e melhorar a captação de odores. Caso o focinho não fosse molhado, eles não seriam tão eficientes e os animais não conseguiriam farejar seus brinquedos e ossos. Um detalhe interessante é que o focinho dos cães não é gelado, mas sim muito úmido. Isso ocorre porque os cães possuem uma quantidade muito pequena de glândulas sudoríparas, que são as glândulas responsáveis por liberar o suor para auxiliar o corpo a eliminar o calor. A fim de controlar a temperatura interna, o cachorro precisa transpirar pela boca ou pelo focinho. Explicando o por que que os cães andam com a boca aberta, respirando como se estivessem ofegantes. Ao contrário do que muitas pessoas pensam este ato não significa necessariamente cansaço, mas, um processo de eliminação de calor do corpo, o ar quente sai e o frio entra. Essa mesma troca ocorre no focinho, quando o ar quente interno sai e entra em contato com o ar ambiente mais frio, ele sofre o processo de condensação e ganha a forma líquida, molhando e resfriando o focinho.

Saiba por que o nariz do cachorro é gelado, úmido e frio

Aproveite também para fazer uma leitura curiosa sobre Porque os gatos adoram no acompanhar ao Banheiro?

Acesse nossa Loja, possuímos Frete Grátis e Parcelamos em até 6x sem juros. Finofaro PetShop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile