Skip to main content
Por que os gatos abrem a boca quando cheiram alguma coisa

Por que os gatos abrem a boca quando cheiram?

Por que será que os gatos abrem a boca quando sentem alguns cheiros?

Cada espécie animal tem um comportamento específico e diferente das restantes espécies. Se você tem um gato, gatinho,  é muito importante que você conheça o comportamento normal dele. Assim com os gatos, você pode detectar qualquer alteração, melhorando muito o seu relacionamento com ele.

Não sei se você já notou um gesto especial dos gatos: ficar um longo tempo contemplando alguma coisa com a boca aberta. Isso geralmente ocorre quando eles estão farejando algo, ou porque eles estão na rua, ou porque um perfume chamou a atenção deles.

Eles ficam fazendo aquela expressão de “surpresa” mas não é espanto, não! Existe uma grande tendência para associarmos determinados comportamentos dos animais aos dos humanos, o que é perfeitamente normal tendo em conta que é o comportamento que conhecemos melhor.

Por que os gatos abrem a boca quando cheiram alguma coisa

Contudo, na maioria das vezes, não é aquilo que estamos pensando. Enquanto nós temos gestos semelhantes diante de um espanto ou surpresa, por exemplo, nos gatos, a boca aberta ocorre por uma razão um pouco diferente, vamos ver o que é.

Quando sentem determinados cheiros, principalmente da urina de outros gatos ou animais, os gatos aproximam o focinho, cheiram, cheiram e… abrem a boca. Para nós, esse é um gesto que não faz sentido algum – e nem deveria, porque o que faz os gatos abrirem a boca é algo que não temos como entender completamente: o órgão vomeronasal.

Por que os gatos fazem isso?

A resposta para essa pergunta, , corresponde a uma capacidade morfológica mais do que a um padrão de comportamento. Os gatos detectam substâncias que não são voláteis, nomeadamente feromônios. Essas substâncias químicas enviam mensagens através de estímulos nervosos para o cérebro que, por sua vez, os interpreta. Isto permite que eles recebam informações do grupo social deles e possam detectar o cio das gatas, por exemplo.

Por que os gatos abrem a boca quando cheiram alguma coisa

Eles têm uma anormalidade anatômica que lhes provoca sinestesia entre o sentido do olfato e do paladar. Isso significa que os gatos podem, literalmente, saborear os aromas. A sinestesia é uma condição na qual um animal ou pessoa faz uma assimilação a partir do mesmo estímulo que produz sensações em diferentes sentidos.

Um exemplo claro disso são as pessoas que alegam ouvir cores e ver sons, como foi o caso de Syd Barrett, fundador do grupo de música Pink Floyd, e do poeta simbolista Arthur Rimbaud.

Aparentemente, o que acontece com os gatos é que, através do órgão de Jacobson (também conhecido como o órgão vomeronasal), eles recebem estímulos de partículas transportadas no ar, principalmente com informação relacionada com animais no cio.

O órgão vomeronasal (ou órgão de Jacobson) está localizado no céu da boca do gato e as partículas são retidas pela língua, por isso a boca aberta. Ele detecta compostos químicos, enviando para o cérebro do gato informações mais precisas sobre o que eles estão cheirando. Ou seja, os gatos têm uma espécie de “scanner” no céu da boca para analisar odores. E ele é especialmente útil para detectar ferormônios, como aqueles presentes na urina. Os gatos apertam a língua no palato (apenas na abertura dele), o que lhes permite receber não só informações de maneira olfativa, mas também através de seu sabor.

Através deste reflexo de Flehmen, as aberturas dos ductos nasopalatinos aumentam e é criado um mecanismo de bombeamento que faz o transporte dos odores para o órgão vomeronasal. É por essa razão que o gato fica respirando de boca aberta, para facilitar a entrada de feromônios e outras substâncias químicas.

Não é só o gato que possui este órgão incrível. Com certeza já se questionou também porque é que o seu cachorro lambe a urina de outros cachorros e a resposta está precisamente no órgão vomeronasal ou de Jacobson. Existem várias espécies que possuem este órgão e que efetuam o reflexo de Flehmen como os bovinos, veados, algumas cobras, cavalos, tigres, antas, leões, caprinos e girafas.

Devido ao cheiro e ao sabor estarem diretamente relacionados com a natureza química dos elementos (por exemplo, os feromônios) isso mostra quanto os gatos são mais sensíveis a estes estímulos.

Por que os gatos abrem a boca quando cheiram alguma coisa

Nós, humanos, temos apenas vestígios do órgão vomeronasal, e na nossa espécie, como dos demais primatas, ele aparentemente não é funcional.

Por esse motivo, é difícil sabermos o que esse órgão realmente faz e o quão importante ele é para o olfato dos felinos. É mais um segredo (quase um super poder) dos nossos peludos.

Portanto, podemos dizer que os gatos têm um sentido extra, pois isso é o que acontece quando o cheiro e o gosto se reúnem, não seriamos sequer capazes de imaginar que tipo de experiências eles podem ter.

 Gato ofegante com língua de fora

O comportamento que referimos antes não está relacionado com respirar de forma ofegante ou com gato respirando igual cachorro. Se o seu gato começa arfando igual cachorro depois de fazer exercício físico, é possível que a causa seja a obesidade. A obesidade pode provocar alterações respiratórias. É comum, por exemplo, gatos mais gordinhos roncarem.

Se o seu gato está tossindo ou espirrando, você deve visitar o médico veterinário da sua confiança porque o seu gato pode ter alguma doença, como por exemplo:

  • Infeção viral
  • Infeção bacteriana
  • Alergia
  • Objeto estranho no nariz

Sempre que detecte alguma alteração no comportamento natural do gato, você deve procurar ajuda de um especialista. Por vezes pequenos sinais permitem detectar doenças nas fases mais primordiais e essa é a chave para sucesso do tratamento.

Aproveite a visita e leia Tudo sobre a raça Shih Tzu ou Shitzu!

Relação entre gato preto e sexta feira 13, acesse e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *