Skip to main content

Quais são as 10 raças de cachorros que vivem mais tempo?

A longevidade dos animais depende muito da qualidade de vida deles e de algumas características físicas

Infelizmente a expectativa de vida dos cães costuma variar entre 10 e 13 anos, o que é muito pouco se compararmos com os números destinados aos humanos (em torno de 75 anos no Brasil). Perder o animal de estimação é um momento muito doloroso para qualquer dono, mas inevitável. Por isso, muitas pessoas preferem as raças de cachorro com maior longevidade na intenção de adiar esse sofrimento.

Geralmente as raças de cachorro de pequeno porte vivem mais do que as de grande, mas vale lembrar que nada é uma regra. Vira latas também podem ter um tempo de vida bem grande. Por exemplo, de acordo com o The Guinness World Record (livro dos recordes), o cão mais velho do mundo atingiu os 30 anos. O nome dele era Max e ele era uma mistura de dachshund, beagle e terrier. Coincidência ou não, essas são as raças com os maiores recordes de longevidade e expectativa de vida.

Normalmente, as raças de cachorros pequenos vivem mais do que as raças de cachorros grandes. Geralmente, cachorros pequenos estão entre as raças de cachorros que vivem mais tempo. Supõe-se que não existe uma razão pra isso, mas que talvez seja porque as raças de cães pequenos possuem uma menor incidência de doenças genéticas e órgãos mais resistentes.

Pois então, apresentamos uma lista com as 10 raças de cachorros que vivem mais tempo:

1 – Chihuahua

Tempo estimado de vida: 18 anos

Sem contar seu tamanho, uma das razões que fazem com que cães desta raça vivam bastante, é a de que não está propensa a um monte de doenças genéticas. Por exemplo, a lista de distúrbios genéticos que mais afetam Chihuahuas incluem Patela Luxating (problemas na articulação da rótula), hipoglicemia e dentes desgastados, das quais nenhum é considerado fatal se tratado adequadamente.

 

2 – Lhasa Apso

Tempo estimado de vida: 18 anos

Chega a ser impressionante o quanto um Lhasa apso pode viver. Em 1939, foi registrado um recorde de um cãozinho desta raça que viveu até os 29 anos.

 

3 – Beagle

Tempo estimado de vida: 15 anos

Butch, um beagle de raça pura que viveu na Virgínia com sua família, morreu aos 27 anos em 2009.

 

4 – Maltês

Tempo estimado de vida: 15 anos

Filhotes de Maltês sofrem de poucas perturbações genéticas, o que contribui no futuro para sua longa vida!

 

5 – Pomerânia

Tempo estimado de vida: 15 anos

A perturbação mais diagnosticada em cães desta raça é a Luxating patela (problemas com articulações da rótula), não sendo uma perturbação fatal.

 

6 – Boston Terrier

Tempo estimado de vida: 15 anos

Apesar da raça Boston Terrier às vezes sofrer de problemas respiratórios devido aos seus focinhos achatados, o problema de saúde mais comum desta raça tem a ver com os seus olhos (cataratas e problemas de córnea), o que não é considerado como sendo risco de vida.

7 – Poodle

Tempo estimado de vida: 15 anos

De acordo com Woodman, poodles ou misturas de poodles tem uma média de tempo de vida mais longa geralmente. “O cachorro mais velho que eu lembro de ter tratado, tinha 22 anos e era um poodle. O que era na verdade uma idade estimada, pois certamente tinha entre 24 e 25 anos”, disse Woodman.

8 – Dachshund

Tempo estimado de vida: 14 anos

Um dos cachorros considerados para o livros dos recordes, foi um dachshund que morreu em 2009 com 21 anos.

9 – Mini shnauzer

Tempo estimado de vida: 14 anos

Esta raça mantém seu “espírito infantil” mesmo quando estão velhos, permanecendo ativo e saudável até idades mais avançadas.

10 – Pug

Tempo estimado de vida: 13 anos


Os Pugs estão propensos a problemas respiratórios, mas apesar disso eles têm poucas perturbações genéticas.

Conheça nossa loja, Finofaro Petshop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *