Skip to main content
Quando desaninhar um filhote de cão e os primeiros cuidados - Blog Finofaro

Quando desaninhar um filhote de cão e os primeiros cuidados

Quando desaninhar um filhote de cão, não leve pra casa um filhote de cachorro com menos de 60 dias. Quando decidimos por comprar ou adotar um cão, a ansiedade começa a falar alto e tudo que se quer é ter o filhotinho dentro de casa, correndo, brincando e sendo muito amado. Infelizmente poucas pessoas sabem da importância da convivência dos filhotes com a mãe e a ninhada nos seus primeiros meses de vida. (O post anterior “Desmame do cachorro, como e quais cuidados tomar“).

Levar para casa antes da hora é prejudicial

Quando desaninhar um filhote de cão e os primeiros cuidados - FinofaroA maioria das pessoas tende a levar pra casa o filhote com 45 dias e tem pessoas que chegam a levar um filhote com 30 dias pra casa. Por ansiedade ou por ignorância, isso acaba sendo muito prejudicial para o cão, psicologicamente falando. Depois tornam-se cães com desvios comportamentais graves que são difíceis de reverter. E aí muitos desses cães que eram filhotes fofinhos passam a ser indesejados pelos donos e são doados, abandonados e às vezes até sacrificados! Deve se atentar para o momento certo de quando desaninhar um filhote de cão!

Desconfie de um criador que deixe o futuro dono levar o filhote com menos de 60 dias de vida. Esse sem dúvida não é um criador sério e responsável, além de não saber sobre um assunto tão importante para o bem estar do animal e da família também. Infelizmente grande parte dos criadores só quer se livrar dos filhotes e do trabalho que a ninhada dá, liberando os filhotes com 45 dias de vida. Mas esses 15 dias, na idade canina e ainda mais pra um filhote, são uma eternidade e fazem muita diferença na formação dele.

Desenvolvimento Social de um Filhote

Quando desaninhar um filhote de cão e os primeiros cuidados - Blog FinofaroO desenvolvimento social de um filhote em sua matilha chama-se imprinting canino. O imprinting é uma das primeiras fases da vida de um animal, que é quando ele vai aprender aspectos sociais e psicológicos da sua espécie, como comportamento e comunicação. Para simplificar, o imprinting canino é quando um cão aprende a ser um cão. No caso dos cachorros, o imprinting acontece entre o primeiro e o quarto mês de vida e é quando formam sua “personalidade”. Durante esse período eles desenvolvem a habilidade de comunicação com outros cães da matilha e aprendem a se posicionar socialmente na hierarquia. Como dito anteriormente, o que é (mal) aprendido nessa fase pode ser muito difícil e às vezes impossível de resolver.

Os cães vivem em matilhas. Uma mãe e seus filhotes não deixam de ser uma pequena matilha. Durante os primeiros passos dos filhotes de uma ninhada, a mãe e os outros cães adultos costumam permitir que os cãezinhos façam quase tudo. Porém, conforme vão ficando um pouco mais velhos, os cães adultos começam a não tolerar mais atitudes incorretas e indesejáveis (na visão de um cão), como por exemplo perturbar o sono de um cão adulto, latir sem ter nenhum motivo, roubar comida, desafiar o líder etc. Ou seja, os cães adultos corrigem e educam os filhotes entre o primeiro e o quarto mês de vida. Agora imagine você tirar de uma ninhada um filhote com 45 dias de vida. Depois é fácil entender porque o cão late sem parar, rosna pra todos e não respeita o espaço dos membros de sua nova matilha (você e sua família).

Outra fase importante do Imprinting

Outro ponto em relação à fase do imprinting: a questão do cão aprender a ser um cão. Isso é importante para que ele consiga acasalar sem problemas no futuro e saiba socializar com outros cães e até com as pessoas. É aí que ele vai aprender que cachorro é cachorro e pessoa é pessoa. Vão aprender a mostrar suas emoções para outros cães, como medo, vontade de brincar, etc.

Quando desaninhar um filhote de cão e os primeiros cuidados - Blog FinofaroHá ainda mais um agravante quando leva um cão para casa antes do terceiro mês de vida: sociabilidade. Como as vacinas só são completadas no terceiro para o quarto mês, o que acontece é que o filhote fica isolado dentro de casa e não tem contato com outros cães até ter tomado todas as vacinas. Ou seja, a chance de ele repudiar um cão estranho é grande, além dele não saber mostrar certos sinais comportamentais para os outros cães, tornando-se um cão anti-social.

Quando um cão que é retirado muito cedo da ninhada e entra em contato com outros cães, ele não vai saber interagir com os seres da mesma espécie nem saberá o mínimo, como a saudação canina e formas de aproximação. Resultado: ele pode ficar com medo, fugindo e entrando em pânico perante esses seres estranhos (cães como ele!) ou irá responder de forma agressiva, pra se defender.

Cão Anti-Social

Um cão anti-social (que não foi sociabilizado pela sua mãe e irmãos quando filhote) é algo muito indesejável para qualquer dono, mesmo o mais experiente. Um cão anti-social rosna à toa, não confia nas pessoas e nem em outros cães. Morde uma criança que vai brincar com ele, avança na visita e não consegue ter um relacionamento saudável com outros cães, simplesmente porque ele não aprendeu a linguagem corporal dos cães e não entende o que está acontecendo – “o que é esse ser vindo me cheirar?”

Quando desaninhar um filhote de cão e os primeiros cuidados - Blog FinofaroPortanto, o ideal é segurar a ansiedade, se preparar para a chegada do filhote e ter a consciência de que isso é o melhor para o cão e para a família também. Uma dica é visitar a ninhada de 15 em 15 dias, para acompanhar seu crescimento e matar um pouquinho da vontade de levar o pequeno pra casa. Como dissemos, os donos que a retiram de forma precoce da ninhada pode causar danos irreversíveis ou pode ser preciso muita paciência e experiência para corrigir os danos causados ao lado psicológico do cão. A melhor coisa a se fazer é esperar e deixar que o filhote fique com sua mãe e irmãos o máximo possível.

Cão de 2 a 4 meses de vida

Quando desaninhar um filhote de cão e os primeiros cuidados - Blog FinofaroO cachorrinho tem 60 dias e chegou na sua casa. Mas a fase do imprinting ainda acontece até os 4 meses e para que ele não se torne um cão nervoso, ansioso, assustado ou agressivo, você precisa expô-lo ao máximo de estímulos possível. Por exemplo, acostume-o ao barulho da máquina de lavar, do aspirador de pó, do liquidificador, de carros buzinando, barulhos de motor. Até os 4 meses, ele está aberto pra esses estímulos. Depois disso, ele já criou um bloqueio e é mais difícil acostumá-lo.

Enquanto a cadela ou gata estiverem amamentando ou mesmo quando o desmame já for introduzido, jamais retire todos os filhotes de perto dela de uma só vez. O leite acumulado pode empedrar, levando-a a desenvolver uma inflamação chamada mastite ou até mesmo ao desespero da fêmea, que fica procurando a sua cria.

Obrigado pela leitura, se ainda tiver um tempo, sugerimos a leitura do post “Desmame do cachorro, como e quais cuidados tomar” – Tema muito interessante.

Visite nossa loja Finofaro Loja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *