Skip to main content

Raças de Gatos Bengal, Informações e Curiosidades.

O Bengal é um gato que está muito próximo aos gatos selvagens, por isso é comum que Bengals apresentem alguns problemas comportamentais.

gato Bengal, conhecido também como gato de bengala, é um híbrido que nasceu do cruzamento de um gato doméstico e de um gato leopardo (felino asiático que ainda se encontra em estado selvagem). O próprio nome do gato Bengal nasce como consequência do nome do parente selvagem também chamado por vezes de gato bengala. A criação deste gato vem sendo realizada desde 1963 nos Estados Unidos da América com a ajuda da intervenção humana. Conheça mais sobre o gato Bengal a seguir.

Origem e História da raça

  • América
  • Estados Unidos

A raça do Bengal originou-se de um híbrido feito pelo homem do gato leopardo asiático e o gato doméstico. O gato leopardo (Felis bengalensis) é um gato de porte, habitante do sul da Ásia, e é um dos mais próximos da espécie de gatos não domesticados do antigo ancestral comum do gato familiar.

Conheça a Raça de Gato Bengal, duvidas e curiosidades sobre gatos.

A gato leopardo assemelha-se muito a um gato doméstico, exceto pelos olhos maiores, partes do bigode mais ressaltadas, pernas mais longas e manchas brilhantes. Ele parece, na verdade, com um leopardo em miniatura. O Bengal começou sua jornada para se tornar uma raça reconhecida em 1963, quando a criadora Jean Mill de Covina, Califórnia, comprou uma gata leopardo em um pet shop. Naquela época, gatos leopardos poderiam ser comprados nos Estados Unidos, hoje em dia é ilegal vendê-los. Ela não estava tentando criar uma nova raça de gato, ela só queria um animal único.

Depois de vários anos, Mill pensou que a gata parecia solitária, por isso, colocou um gato doméstico na gaiola dela para lhe fazer companhia. Ela não estava esperando um relacionamento, mas para surpresa da Mill, em 1965 sua gata leopardo deu cria.

Apenas um gatinho da ninhada sobreviveu, uma fêmea híbrida que Mill chamou de Kin-Kin. Mill entrou em contato com a Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell em Ithaca, Nova York, para obter conselhos sobre como lidar com o híbrido, e disseram a ela que, provavelmente, Kin-Kin era estéril. Isso, também, era falso. Kin-Kin cresceu, cruzou com seu pai e produziu dois gatinhos. Um era todo preto e tinha herdado o temperamento do gato leopardo selvagem, ele se recusava a deixar alguém se aproximar dele. O outro, um macho malhado, herdou a disposição doce do gato doméstico. Depois de refletir, Mill decidiu que criar uma raça mestiça beneficiaria a ruim situação do gato leopardo. Mill estava consternada com a situação dos filhotes órfãos do gato leopardo pegos pelos caçadores e vendidos para os pet shops americanos. Os gatos geralmente terminavam em zoológicos quando o filhote crescia e na idade adulta mostravam seu temperamento selvagem. Mill queria oferecer ao mercado norte-americano um substituto malhado aceitável.

No primeiro cruzamento do gato leopardo com o doméstico de pelo curto, os gatinhos machos eram estéreis, como é o caso de muitos híbridos. As fêmeas eram normalmente férteis assim como também os gatinhos machos nas gerações seguintes. No entanto, muitos desses primeiros gatinhos híbrido cresceram e tornaram-se gatos nervosos e de temperamento incerto, semelhante aos seus parentes selvagens. Foi somente após várias gerações distantes do gato leopardo que o gato Bengal tornou-se mais previsível.

O gato Bengal padrão, ao contrário das outras raças, é descrito como um gato com temperamento ideal, confiante, alerta, curioso e amigável. Qualquer sinal desafiador o desqualifica, a fim de evitar problemas de temperamento que está sendo perpetuado pelo reprodutor. A TICA (Associação Internacional dos Gatos) exige que seja provado que os gatos são reproduzidos entre Bengals por pelo menos quatro gerações para garantir um temperamento dócil.

Conheça a Raça de Gato Bengal, duvidas e curiosidades sobre gatos.

No entanto, em algumas associações, o Bengal ainda é considerado a atração da festa. A CFA (Associação dos Criadores de Gatos) não aceita quaisquer raças com sangue selvagem e apenas cinco associações (TICA, CCA, UFO, TCA e CFF) permitem que Bengals sejam mostrados. A ACFA (Associação Americana de Criadores de Gatos) aceita Bengals para registro, mas não os permitem na sala devido a preocupações com o temperamento da raça. Preocupações incluem timidez extremaagressividade (vários juízes foram mordidos) e uma aversão a pessoas e outros animais.

Classificação FIFE

  • Categoria IV

Características físicas

  • Cauda grossa
  • Orelhas pequenas
  • Forte

As manchas do Bengal são alinhadas horizontalmente ao invés de formas aleatórias ou “malhadas”. Rosetas formadas em círculo em torno de um centro mais avermelhado é o preferido. A ênfase é colocada no contraste entre as manchas e a cor de fundo; as bordas devem ser nítidas e distintas para um padrão que mostra qualidade. No padrão mármore, as marcas são derivadas do clássico gene malhado, mas o aspecto geral é aleatório, dando a impressão de mármore.

Bengals frequentemente possuem um gene “cintilante” que dá a pele um brilho iridescente, como se estivesse com uma cobertura. Três variações recessivas de pelo tem sido desenvolvidas: o leopardo da neve, o marmorizado e o marmorizado da neve. Estes tipos ainda são bastante raros.

Tamanho

  • Grande

Peso médio

  • 5-6

Esperança de vida

  • 10-15

Caráter

  • Ativo
  • Extrovertido
  • Afetuoso
  • Inteligente
  • Curioso

Clima

  • Moderado
Conheça a Raça de Gato Bengal, duvidas e curiosidades sobre gatos.

Gosto por brincadeiras
Necessidade de atenção
Afeto
Necessidade de vocalizar (miados)
Docilidade
Inteligência
Independência
Saúde e resistência
Necessidade de treinamento
Bom para crianças
Bom com outros animais de estimação

Aspecto físico

Tem uma estrutura forte e robusta abrindo assim o caminho para um gato de tamanho grande. Os machos costumam ser mais pronunciados, sendo que por vezes podem alcançar os 8 ou 9 quilos, enquanto que as fêmeas costumam pesar uns 3,5 quilos.

Tem uma cabeça larga e redonda que, junto a uma mandíbula forte e poderosa lhe concedem uma cara bonita. Os olhos, amendoados e grandes são de cor amarela esverdeada que, junto às orelhas curtas e pontiagudas, acabam por lhe proporcionar o aspeto selvagem que os criadores procuram.

O corpo do gato Bengal é forte e conta com a parte do lombo elevada. O pelo é curto, suave e espesso. O único padrão do pelo que o gato Bengal tem é o malhado próprio da raça, embora este possa mudar de tonalidades e mostre uma pequena variedade que inclui:

  • Cores marfim, creme, amarelo, dourado e laranja.

Caráter

O gato Bengal destaca-se pela sua conhecida hiperatividade e curiosidade. Trata-se de um gato insaciável que gosta de brincar e estar rodeado de pessoas que lhe dediquem toda a atenção. No geral, falamos de uma raça carinhosa e próxima a quem convive com eles que seguirá por toda a casa.

É um gato que se relacionará corretamente com outros animais da casa como outros gatos, cachorros e inclusive furões. Ao ser tão inteligente passará várias horas inspecionando qualquer detalhe que ache intrigante. É um gato divertido.

No entanto, é bom referir que por vezes se o nível de consanguinidade com o gato selvagem for muito próximo podem mostrar comportamentos diferentes aos dos gatos comuns, embora não seja por isso que deixe de ser um gato amigável.

Saúde

É muito importante ter em dia o calendário de vacinação do gato Bengal, tal como acontece em todas as outras raças. As doenças mais comuns que podem afetar o seu gato de bengala são as seguintes:

  • Luxação da patela: Costuma ser consequência de malformações de origem hereditária ou traumática.
  • Hipoplasia cerebral: Trata-se de uma anormalidade congênita frequente em animais domésticos que afeta o cérebro.

Cuidados

O cuidado do gato Bengal é simples, podemos limpar o pelo com panos úmidos para que fique bonito além de o escovar de vez em quando. Eles próprios se ocuparão de se limpar diariamente, embora se vir sujidade extrema poderá desfrutar com ele e dar-lhe um banho refrescante. Além disso, deverá prestar especial atenção aos ouvidos que costumam criar cerume em excesso e, ao queixo que por vezes cria uma gordura que conseguimos limpar sem problema.

Conheça a Raça de Gato Bengal, duvidas e curiosidades sobre gatos.

Além disso, é bom referir a importância de lhe dar uma alimentação variada e rica utilizando rações e patês de alta qualidade que se irão refletir no brilho do pelo.

Curiosidades

  • Recomenda-se a castração da raça para evitar comportamentos muito dominantes no caso dos machos ou comportamentos herdados pelo fator selvagem que os envolve.
  • O gato Bengal é um excelente nadador que gosta de se molhar na água por pura diversão.

O gato Bengal pode parecer um gato selvagem, mas os criadores insistem que ele é amigável e dócil como qualquer gatos doméstico. Criadores descrevem os gatos Bengals como brincalhões, sociáveis e enérgicos que tem uma generosa dose de curiosidade felina e que desejam estar envolvidos com sua família. Não ficam intimidados com água, às vezes, se juntam à família para um mergulho, desde que seja de acordo com seus termos.

Embora as qualidades mostradas devam estar quatro gerações longe do leopardo, as gerações anteriores de Bengals eram consideradas de estimação, por isso, é importante saber o que você está recebendo ao adquirir um Bengal.

Portanto, antes de chegar a uma segunda ou terceira geração do gato Bengal, certifique-se de que ele esteja livre de temperamentos problemas.

Confira nossa postagem sobre Vacina para Pets https://blog.finofaro.com.br/saiba-mais-sobre-as-vacinas-para-pets-caes-e-gatos-e-sua-obrigatoriedade/

One thought to “Raças de Gatos Bengal, Informações e Curiosidades.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *