Skip to main content

Tudo sobre a raça de cachorro Poodle

Essa raça é tão querida por todos. Os alemães, franceses e italianos brigam pela sua origem, sendo que seus ancestrais provavelmente foram os cachorros de pelo enrolado da Ásia e com o passar do tempo a raça foi distribuída pela Europa. Conheça mais desse inteligente e fiel cachorro de companhia, o Poodle, habilidoso nadador e um dos mais queridos.

Origem e história da raça

Poodle, raça bastante icônica, cão de companhia da aristocracia francesa, tem uma origem debatida. Os exemplares desta raça vão do micro toy, de menos de 28cm, ao gigante, com até 60cm de altura da cernelha. Originalmente utilizado como cão de caça, o perfil da raça foi evoluindo e modificado com o passar dos anos até chegar ao estilo que conhecemos hoje.

Apesar do Poodle ser geralmente associado à França, seus ancestrais foram provavelmente os cães de pelo enrolado da Ásia que ajudavam no pastoreio e que depois seguiram por muitas rotas por várias partes da Europa. Entre seus ancestrais estão também muitos cães da água de pelo áspero. Talvez o Poodle mais antigo seja o Barbet, um cão de pelo enrolado que se espalhou pela França, Rússia, Hungria e outros lugares. Mas foi a sua versão alemã que exerceu maior influência nos Poodles modernos.

Na verdade, a palavra “poodle” vem do alemão “pfudel”, que quer dizer “poça de água”, ou “espalhar águas”, refletindo suas habilidades na água. Na França, ele era chamado de Caniche ou “cão canário”, em referência às suas habilidades como caçador de patos. Assim, com suas raízes pastoras e aquáticas, o Poodle se tornou um talentoso companheiro para caça de animais da água.

O Poodle também foi recrutado como cão militar, cão-guia, cão de guarda, puxador de carroças para artistas e acabou virando atração de circo. Seu pelo era podado rente para facilitar o nado, mas deixado um pouco mais longo no pescoço para aquecê-lo em águas frias.

Embora algumas pessoas pensem que os tufos de pelo ao redor das pernas e da cauda serviam de proteção durante as caçadas, as evidências indicam que esse corte tem um sentido decorativo, que vem dos seus tempos de artista.

O Poodle fez sucesso como um elegante acompanhante de senhoras sofisticadas. Também se tornou o queridinho da aristocracia francesa e acabou virando o cachorro símbolo da França. Seu corte característico foi ressaltado, e foram feitos esforços bem-sucedidos para aperfeiçoar os espécimes menores. Os Poodles entraram para o mundo das exibições no final dos anos de 1800. Alguns dos primeiros Poodles de exposição se apresentavam com pelos trançados, embaraçados, formando longas tranças, ao invés de escovados. Embora atraente, a manutenção desse pelo era difícil e a moda passou em 1900, sendo substituída pelo estilo bufante, ainda em moda. Na mesma época, a popularidade do Poodle na América caiu, e na década de 20 os Poodles tinham quase desaparecido da América do Norte. Nos anos 30, a raça voltou pra valer e se tornou um dos cães mais populares de todos os tempos.

Curiosamente, alguns criadores chegaram a cruzar Poodles com Labradores, criando assim o “Labradoodle”, muito desejados por terem pelos antialérgicos.

Desde o final do século XIX, é criado quase que exclusivamente como cão de companhia e competição. Devido à queda na popularidade da caça como esporte, sua pelagem deu origem à penteados altamente sofisticados, onde os donos competiam entre si para decidir qual dos seus cães tinha a pelagem mais bonita, mais bem trabalhada.

Tudo sobre a raça de cachorro Poodle, dicas, preços e curiosidades.

Características do poodle

Variações

A raça possui 4 tamanhos diferentes o Poodle toy, Poodle mini ou anão, Poodle médio e o Poodle Grande que também é chamado de gigante, royale ou standard.

Tamanho do poodle

  • Poodle toy mede até 28 centímetros de altura e pode pesar até 7kg.
  • Poodle mini tem de 28 a 35 centímetros de altura e pesa por volta de 7kg.
  • Poodle médio tem 35 a 45cm de altura e pesa aproximadamente 12kg.
  • Poodle gigante mede de 45 a 60 centímetros de altura e pesa aproximadamente 22kg.

Pelagem do poodle

Os poodles jamais devem ser malhados de 2 ou mais cores. A pelagem pode ser preta, marrom, cinza, bege (amarelo ou abricot) e branco. Os pelos são crespos, lanosos e de textura fina, parece uma ovelha.

Temperamento do poodle

A raça é inteligente e obediente, além de serem alegres, ativos, fieis, companheiros e protetores são alguns dos adjetivos que podem descrever o temperamento da raça.

É interessante que, dependendo do tamanho, os Poodles tenham diferenças comportamentais entre si. Essa diferença se dá principalmente por razões genéticas. Dessa forma, ao passo que os pequenos sejam ideais como cães de companhia, os maiores são mais reservados.

Os poodles toy e micro toy são sensíveis, apegados e reservados com estranhos de início. Tais traços comportamentais são comuns aos cães de companhia. Quanto maiores forem mais reservados e alertas se tornam, traço herdado de suas cruzas voltadas para caça.

Todos os exemplares são extremamente inteligentes. O Poodle, junto com o Border Collie, Labrador, Pastor Alemão, dentre outros, está dentre as raças de cães mais inteligentes da atualidade. Aprendem truques facilmente e são facilmente adestrados.

É necessário, quando considerando adquirir um filhote de poodle, que junto com as características sociáveis da raça, existam algumas de manejo não tão simples. Dos mini poodles aos gigantes, nenhum deles suporta muito bem serem deixados por longos períodos. Caso isso aconteça, poderá ficar ansioso.

É comum à raça latir bastante, em todos os seus tamanhos. Tal traço é visto como indesejável muitas vezes, mas um treinamento adequado ajuda a reduzir este comportamento consideravelmente. Além disso, considerando seu histórico, é altamente desejável que o cão de guarda e de caça tenha um latido adequado ao seu propósito.

Energia (gigante e standard)
Energia (toy e micro toy)
Gosto por brincadeiras (gigante e standard)
Gosto por brincadeiras (toy e micro toy)
Amizade com outros cães (gigante, standard e micro toy)
Amizade com outros cães (toy)
Amizade com estranhos (gigante e standard)
Amizade com estranhos (toy e micro toy)
Amizade com outros animais (gigante e standard)
Amizade com outros animais (toy e micro toy)
Proteção (gigante e standard)
Proteção (toy e micro toy)
Tolerância ao calor (todos)
Tolerância ao frio (gigante, standard e toy)
Tolerância ao frio (micro toy)
Necessidade de exercício (gigante e standard)
Necessidade de exercício (toy)
Necessidade de exercício (micro toy)
Apego ao dono (gigante e standard)
Apego ao dono (toy e micro toy)
Facilidade de treinamento (todos)
Guarda (todos)
Cuidados com a higiene do cão (todos)

Nível de atividade

O Poodle precisa de pouca atividade física diária, a não ser que tenha uma evidente tendência a obesidade, passeios diários são necessários. Uma dica é praticar a atividade lúdica, brincando com bolinhas ou outros brinquedinhos tipo corda cabo de guerra.

Atividade de guarda

Instintivamente o poodle não tem uma atividade de cão de guarda, porem pelo seu apego ao proprietário pode latir na tentativa de expulsar um perigo ao proprietário ou uma casa.

 

Inteligência e obediência do poodle:

A raça foi classificada na colocação 2a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações de graduações de 1 a 10 lista-se os melhores cães de inteligência de trabalho. Após cinco tentativas, estes caninos já apresentam entendimento e não necessitam prática para repetirem comandos. Para 95% destes cães, não é preciso repetir uma ordem mais de uma vez. Sua velocidade entre o tempo de comando e o de execução também é considerada. Independente de trabalho ou adestramento é considerado uma das raças mais inteligentes, com proprietários afirmando categoricamente que “o seu poodle entende tudo o que ele fala”.

Tudo sobre a raça de cachorro Poodle, dicas, preços e curiosidades.

Temperamento do Poodle Gigante e Standard

O Poodle é um dos cães mais inteligentes e obedientes, combinando exuberância jovial com um gosto por aventuras. Ele mantém suas raízes caçadoras, e adora correr, nadar e buscar. Ele se dá bem com todos, embora possa ser reservado com estranhos. Ele é excelente para crianças.

Temperamento do Poodle Toy

Poodle Toy é ativo, amável, jovial, quer agradar, é inteligente e obediente, e não é à toa que a raça está entre as mais populares há tanto tempo. Ele é sensível, com tendência a se apegar a uma pessoa, e reservado com estranhos, de início. Ele se dá bem com crianças e com outros animais. Alguns latem muito.

Temperamento do Poodle Micro Toy

O atrevido e enérgico Poodle Micro Toy é uma das raças mais brilhantes e fáceis de treinar. Ele é alerta, receptivo, jovial, vivo, e tem um grande desejo de agradar. É devotado à sua família. Ele é um pouco reservado com estranhos. Outros podem latir bastante.

Cuidados com o seu poodle

Poodles, em geral, não gostam de ficar sozinhos. Caso o ambiente planejado para deixar seu cão não tenha uma pessoa presente pela maior parte do tempo, adquirir um filhote dessa raça é contra indicado. Caso ocorra tal isolamento, muitos acabam por morderem e arrancarem seu pelo e desenvolverem outros problemas psicológicos.

Poodles Standard precisam de mais exercícios e podem gostar especialmente de nadar. Nenhum Poodle deve morar do lado de fora. O Poodle de exposição deve ser escovado todos os dias, ou semanalmente, no caso de pelos mais curtos. O pelo do Poodle, quando muda, não cai. Ele fica preso ao redor do pelo novo e pode embaraçar se não for removido. Os cortes são fáceis de manter e podem ser feitos a cada quatro ou seis semanas.

Todos os Poodles precisam de muita interação com as pessoas. São cães bastante ativos, sendo altamente benéfico que sejam realizados longos passeios regulados. Precisam de exercícios físicos e mentais diariamente. Alguns treinos rápidos de obediência combinados com um passeio devem fazer parte do cotidiano do Poodle.  Gostam de desafios envolvendo truques que utilizem, por exemplo, bolas e gravetos. Devido ao seu histórico de caçador, são excelentes em atividades de esconde-esconde e trazer objetos.

Os pelos requerem bastante cuidado para se manterem saudáveis e bonitos. Idealmente, devido à grande perda de pelos que não caem, deve ser escovado diariamente para retirar o acúmulo nos cachos. Além disso, a tosa de poodle, já bastante icônica pelos seus desenhos inusitados e extravagantes, deve ser realizada com certa frequência, cerca de três semanas.

Outro ponto que precisa de atenção são as orelhas do poodle. É comum que o canal auricular fique congestionado com cerúmen, sendo importante checar diariamente a limpeza deste local. Para evitar este problema, é importante escolher um local responsável para dar os banhos, e evitar o banho em casa a não ser que se tenha um secador profissional e experiência para tal. Os olhos tendem a lacrimejar bastante, sendo necessária limpeza conforme orientação de veterinário

Alguns exemplares de poodle acabam por adquirir hábitos indesejáveis, como latir em excesso, por exemplo. É importante educá-los desde cedo com o comportamento desejado, caso contrário, podem tornar-se cães de difícil manejo e convívio.

A saúde do poodle

Os problemas de saúde mais comuns a acometerem os poodles são: Doença de Addison, disfunções gastrointestinais, da tireóide e renal, câncer, epilepsia, catarata, entropion, doenças de disco intervertebral, atresia ou obstrução do duto lacrimal, síndrome de Legg-Calvé-Perthes ou necrose asséptica da cabeça do fêmur, luxação da patela, atrofia da retina, urolitíase (formação de pedras no sistema urinário). Há algumas variações dentre os diferentes tipos de poodle, sendo os menores mais propensos a transtornos nas articulações, e os maiores aos problemas endocrinológicos.

A grande maioria dos problemas de saúde são mais bem gerenciados com acompanhamento regular de um médico veterinário. Ou seja, é importante realizar exames preventivos de acordo com a orientação de seu veterinário. Além disso, escolher um criador idôneo é importante, de modo que os filhotes tenham uma boa genética.

Além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após 6 anos de idade é recomendado acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca e etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erroneamente denominado de limpeza de tártaro), assim como o oferecimento de petiscos que ajudam na limpeza dentária.

Saúde do Poodle Gigante e Poodle Standard

Principais Preocupações: adenite sebácea, torção gástrica, Doença de Addison
Preocupações Menores: distiquíase, entrópio , catarata, displasia de quadril epilepsia
Vistos Ocasionalmente: PDA, vWD
Exames Sugeridos: punção na pele para SA, olhos, quadril
Expectativa de Vida: 10-13 anos

Saúde do Poodle Toy

Principais Preocupações: Atrofia Progressiva da Retina, Doença De Legg-Perthes, luxação da patela, epilepsia
Preocupações Menores: triquíase, entrópio , atresia dos dutos lacrimais,
catarata, glaucoma, distiquíase
Vistos Ocasionalmente: urolitíase, degeneração do disco invertebral
Exames sugeridos: olhos, joelhos, quadril
Expectativa de Vida: 13-15 anos

Saúde do Poodle Micro Toy

Principais Preocupações: Atrofia Progressiva da Retina, Doença De Legg-Perthes, luxação da patela, epilepsia
Preocupações Menores: triquíase, entrópio, atresia dos dutos lacrimais, cataratas
Vistos Ocasionalmente: urolitíase, degeneração do disco invertebral
Exames sugeridos: olhos, joelhos, quadril
Expectativa de Vida: 13-16 anos

Dúvidas frequentes sobre a raça poodle:

Solta muito pelo

O Poodle tem duas trocas bem intensas de pelo durante o ano e quedas em menor intensidade durante o intervalo dessas trocas, porém como tem um histórico frequente de tosas, banhos e aparações, raramente percebemos essa troca de pelo. Com a escovação com rasqueadeiras ou produtos específicos contra queda de pelo como o furminator conseguimos controlar facilmente a queda de pelos. Banhos semanais com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos. Doenças dermatológicas como por exemplo alergia alimentar, atopia, dermatite alérgica a picada de pulga, podem piorar a queda do pelo, portanto quando achar que tem algo diferente ou exagerado na queda dos pelos, recomendamos uma consulta ao veterinário.

Qual o clima mais adequado para o poodle

Sem sombra de dúvida o clima mais adequado para o poodle é o clima frio, devido a sua cobertura de pelos. Lógico que se ele viver em climas mais quente, é preciso cuidar com mais carinho do banho e tosa do bichinho.

Quantos anos vive um poodle?

A raça tem uma vida média de 8 a 16 anos.

O poodle late muito

Depende, tem Poodle que late bastante e outros que latem pouco, tudo depende do temperamento e de como ele é cuidado.

Vive bem em apartamento

Sim, o Poodle vive super bem em apartamento, aprende fácil a fazer as necessidades no local correto e se for treinado fica sozinho em casa.

O poodle se dá bem com crianças

Sim, o Poodle se dá bem com crianças, é carinhoso, apegado e adora brincar. Gosta de estar na companhia de crianças para gastar energia e se divertir trazendo bolinhas e fazendo arte para chamar a atenção.

Qual o dono ideal para o poodle

O Poodle se adapta a maioria dos estilos de vida dos proprietários, alguns podem ter dificuldade em ficar sozinhos durante o dia, porém existem técnicas como deixar um rádio ligado e deixar roupas usadas do proprietário que podem dar mais tranquilidade e segurança quando ele se vê sozinho.

Quanto custa um filhote de poodle

O preço de um filhote de poodle preto, branco, cinza ou mesmo de qualquer outra das várias pelagens existentes é bastante variável. É importante manter em mente que, ao comprar um filhote mais barato, talvez em sua criação não tenham sido tomadas precauções quanto à genética no que se refere às doenças que acometem a raça, pois muitas delas são hereditárias. Neste caso, o barato da aquisição do filhote sairá bastante caro com consultas médicas e medicações.

Os exemplares podem variar de cerca de R$300,00 à mais de R$3000,00, dependendo do pedigree e dos certificados (ou falta deles). É importante lembrar que os custos não param aí, e devido às tosas regulares tem um valor considerável. Além disso, caso opte por um poodle gigante, o custo do banho e tosa (sem mencionar a alimentação) serão consideravelmente mais altos que de um micro toy.

Precisa de empréstimo para enfrentar a pandemia do Coronavirus COVID-19? PRONAMPE acesse AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *