Skip to main content

Tudo sobre a raça Shih-tzu (Shitzu)

Os cães da raça shih-tzu são ideais para crianças e convivem muito bem na presença de outros animais de estimação.

Comumente confundidos com o lhasa apso, os cães da raça shih-tzu têm um passado misterioso, isso porque o seu surgimento parece estar relacionado com outras raças, o lhasa apso e o pequinês. Todavia, acredita-se que foi por volta dos anos 20 que esses animais começaram a ser vistos como cães de companhia na China. E foi só em 1957 que a raça foi finalmente reconhecida.

ShihTzu

Alegre e carinhoso.
CBKC – Grupo 9
Pequeno cão de pelagem abundante. Sua barba e sua cabeleira fazem lembrar a figura de um velho sábio.
Também conhecido como: Chinese Lion Dog, Chrysanthemum Dog.

Saiba tudo sobre a raça de cachorro Shih-tzu - Shitzu

Informações Gerais

Saiba tudo sobre a raça de cachorro Shih-tzu - Shitzu

Indiscutivelmente, o ShihTzu chama a atenção com sua presença, porte altivo e pelagem suntuosa. Não tem como não notar e não se apaixonar por seu focinho achatado e curto, olhos escuros e amendoados e personalidade amiga e fiel.
Esse companheiro por excelência, que um dia foi animal de estimação de imperadores chineses, ama ser o centro das atenções e ser mimado. Muito gentil, alegre e divertido, o ShihTzu é sem dúvida uma das raças caninas mais doces e é recomendada para uma gama de tutores, sejam eles iniciantes, famílias com filhos ou solteiros.
Ele não é um cão de caça, não é um cão de guarda, e não espere que ele vá ser um exímio esportista ou atleta. Esse pequeno cão tem um propósito muito nobre: aproveitar a vida, ser amado e retribuir esse sentimento, sempre pronto para receber carinho. Definitivamente ele é um perfeito cão de interior e de colo.
O que quer que você faça, ele estará lá do seu lado, pronto para qualquer situação, mesmo as mais mundanas. Se você tiver cansado, ele vai tirar um cochilo com você; se estiver limpando o jardim, ele estará observando toda a ação. Apesar de apresentar uma certa independência de caráter, para ele, o importante é estar junto e participando. Com todo esse apego, é de se imaginar que ele não suporte estar sozinho, por isso, é necessário auxiliá-lo para que não desenvolva ansiedade de separação.
O cuidado com sua pelagem é diário e é imperativo que os tutores separem um tempo para mantê-lo saudável e brilhoso.
Eles têm a tendência de gostar de outros cães e crianças, e podem ser ótimos cães de terapia. A convivência com gatos depende da preferência de cada indivíduo, muito mais do que traços da raça.
Eles irão latir para avisar sobre estranhos que estão na porta, porém, por serem abertos e confiantes, não demora muito para que eles se abram.
São cães inteligentes, que adoram aprender e se dão bem em aulas de obediência. Às vezes, eles podem demorar a pegar um pouco o ritmo do treinamento, levando de 40 à 50 repetições para entender um comando. Por isso é essencial que haja um treinamento consistente e com paciência. Eles podem ser um pouco teimosos, porém essa não é uma marca da raça.
Eles precisam de exercícios diários, podendo ser caminhadas moderadas, ou jogos dentro de casa que trabalhem seu intelecto e gastem um pouco de sua energia física.
Ele é brincalhão, até um pouco arteiro. Pode acontecer dele roubar seu sapato, só para você correr atrás e criar uma diversão no dia a dia.

Um cão de apartamento fantástico, ele se dá bem igualmente em mansões e fazendas. O Shih Tzu é muito pequeno, muito apegado aos seus humanos e muito sensível para viver fora de casa, sem a proteção de uma família. Ele pode não precisar de um palácio, mas ele definitivamente precisa de um lar.

Origem do ShihTzu

País: Tibet

Pouco se sabe sobre a origem do ShihTzu, porém, graças aos testes genéticos, foi possível descobrir que ele é uma das raças mais antigas que existem hoje. Alguns acreditam que eles tenham surgido no Tibet, criados por lamas tibetanos para serem uma pequena réplica de um leão, traço associado à mitologia budista. Eles eram companheiros e cães de guarda para os monges.

Há muitos mitos envolvendo o Shih Tzu. Ele já foi apontado como a encarnação de deuses arteiros, assim como responsável por carregar as almas de lamas que ainda não tinham atingido o nirvana.

Os lamas presentearam cães da raça para imperadores e governantes chineses, e foram eles que deram o nome de Shih Tzu, que em chinês significa “cão leão”. Também deram o nome de Chrysanthemum canino. No século XVI, ele era oferecido a todo visitante chinês importante. Ele chegou a dividir a atenção e favoritismo da corte imperial com o Pequinês.

A China se tornou uma república em 1912, e esse pequeno cão poderia ter desaparecido, mas felizmente, sua longevidade foi garantida ao ser apresentado para estrangeiros, com alguns exemplares da raça tendo feito seu caminho para o ocidente. Dentre os apaixonados da época, o General Douglas e Lady Brownrigg se destacaram. Ambos e outras pessoas levaram exemplares da raça para a Inglaterra, embora a primeira importação registrada para a Grã-Bretanha não tenha ocorrido antes de 1931.

Foi reconhecida como uma raça distinta de outras raças orientais em 1934, sendo concedido um registro separado pelo The Kennel Club em 1940, com certificados para campeonato disponibilizados a partir de 1949.

Na Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento da raça foi temporariamente interrompido, mas voltou com toda força nas décadas de 50 e 60.

O American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça em 1969, e hoje, ele é um dos mais populares, em 10º lugar no ranking das raças mais registradas da AKC.

 Características

Saiba tudo sobre a raça de cachorro Shih-tzu - Shitzu

  • Expectativa de vida: 12 a 16 anos
  • Ninhada: em média 3 filhotes. Pode variar de 1 a 5.
  • Grupo: 9 – Cães de Companhia
  • Cor: preto, marrom ou branco são os mais populares. É comum serem bicolor.
  • Pelo: longo
  • Tamanho: Toy/pequeno
  • Tosa: requer pouca tosa
  • Altura (macho e fêmea): até 28cm
  • Peso (macho e fêmea): entre 4kg e 7kg
  • Ambiente ideal: O Shih Tzu é o cão ideal para a cidade e para o campo. Na idade, esses cães se acostumam facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento. Eles também adoram correr pelo campo, mas eles são pequenos, frágeis e são cães de companhia, por isso mesmo no campo devem ser mantidos dentro de casa. São um dos cachorros mais apropriados para apartamento.

 Personalidade

Saiba tudo sobre a raça de cachorro Shih-tzu - Shitzu

Benefícios de ser ter um Shih tzu

Atualmente, é uma das raças mais queridas, haja vista que são bem adaptáveis, companheiros, de porte pequeno e independentes. Assim, tornam-se excelentes cães para quem mora em apartamento. Apesar de todas essas qualidades, esses pets dão um certo trabalho para aprender alguns truques, mas nada impede que o dono se esforce um pouco mais e, consequentemente, tenha bons resultados. Antes de começar o adestramento, o ideal é escolher um bom nome para o seu peludinho. Por isso, confira algumas ideias de nomes para o seu filhote.

Aproveita e veja também Bulldog

Conheça nossa Loja, estamos com super descontos e Frete Grátis Finofaro Pet Shop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *