Categorias
Raças

Pastor Alemão, saiba tudo sobre esta Raça de Cachorro

FacebookTwitterLinkedInPinterestEmailWhatsAppShare

PASTOR ALEMÃO

O Pastor Alemão, também chamado de “pastor-ovelheiro” (em alguns países latino-americanos de idioma espanhol), ou de “lobo-da-alsácia” (devido a sua grande semelhança com o lobo), é uma raça relativamente nova de cão, com aproximadamente 120 anos de existência, originou-se na Alemanha em 1899.

PAINEL COVID-19, acesse e confira o boletim epidemiológico

A inteligência, a coragem e a força do pastor alemão fazem com que eles sejam particularmente adequados como cães acompanhantes de pessoas com deficiência visual, mas também como policiais, como cães de guarda, para resgates em montanhas ou em outras situações. É um cão de trabalho, empregado originalmente para pastoreio e guarda de ovelhas. Devido à sua natureza leal e protetora, o Pastor Alemão é uma das raças mais registradas. Ele é frequentemente utilizado na polícia e operações militares em todo o mundo graças à sua força, inteligência e habilidades em obediência.

Vejamos um pouco sobre a sua história e quais são as suas principais características físicas e de personalidade, para você que busca conhecer melhor esta raça de cão.

SUA HISTÓRIA

Até 1895, ninguém havia se disposto a agrupar uma série de cães pastores para, através de cruzamentos sucessivos, obter um indivíduo que reunisse as melhores qualidades daquela diversidade de exemplares. Partindo de uma série de indivíduos com acentuadas diferenças morfológicas, ditadas por suas distintas procedências regionais, foram sendo selecionados os cães de pastoreio que reunissem características básicas comuns a todos eles.

Pastor Alemão, saiba tudo sobre esta Raça de Cachorro -Finofaro Blog

O estudo, a evolução e o desenvolvimento das características dessa raça iniciaram-se em 1899 e, até sua consolidação definitiva, em 1961, não foram feitas inovações que alterassem substancialmente as normas originais, quanto ao seu padrão racial. Este animal é de porte médio, com corpo ligeiramente alongado, forte e musculoso; tem caráter vivo e alerta e sentidos extremamente desenvolvidos. Essa raça, quando bem controlada, revela-se uma das mais valiosas colaboradoras do homem em todas as missões que lhe são designadas.

A partir de então, na Europa, tentativas estavam sendo feitas para padronizar a raça. Os cães foram cruzados para preservar os traços que ajudariam em seu trabalho de pastorear ovelhas e proteger rebanhos de predadores.

Dentro dessa seleção inicial, os cães de pastoreio que configuraram o atual pastor-alemão foram principalmente os antigos pastores de Württemberg e da Turíngia, raças hoje extintas. É provável que antigas raças de pastores-alemães de Hesse e da Baviera também tenham contribuído, com menor influência.

Na Alemanha, isso foi praticado entre as comunidades locais, onde pastores alemães selecionados e cães cruzados que eles acreditavam ter características necessárias para pastoreio, tais como inteligência, sentidos, velocidade, força e de faro afiado. Como resultado, nasceram cães Pastor Alemães que foram capazes de realizar admiravelmente sua tarefa, mas que diferiam significativamente, tanto na aparência e habilidade, de uma localidade para outra.

Para combater estas diferenças, a Sociedade Phylax foi formada em 1891 com a intenção de criar a raça de cães Pastor Alemão, padronizada na Alemanha. A sociedade se desfez depois de apenas três anos devido a conflitos internos em curso sobre as características em cães que a sociedade deve promover, alguns membros acreditavam os cães pastores alemão devem ser criados exclusivamente para fins de trabalho, enquanto outros acreditavam que os cães deveriam ser criados também para a aparência. Enquanto êxito em seu objetivo, a Sociedade Phylax havia inspirado pessoas a buscar a padronização da raça do cão pastor alemão de forma independente.

Max von Stephanitz , um ex-capitão de cavalaria e ex-aluno da Faculdade Veterinária de Berlim, foi um dos membros. Ele acreditava fortemente que os cães Pastores alemão deveriam ser criados para trabalho.

Em 1899, Von Stephanitz participou de uma apresentação de Pastor alemão quando mostraram a ele um cachorro chamado Hektor Linksrhein. Heitor foi o produto de algumas gerações de reprodução seletiva e cumpriu completamente o que Von Stephanitz acreditava que um cão de trabalho deveria ser.

Ele ficou muito satisfeito com a força do cão e ficou tão pasmo pela inteligência do animal e lealdade, que ele comprou imediatamente. Depois de comprar o cão Pastor Alemão ele mudou seu nome para Horand von Grafrath e Stephanitz Von fundou a Verein für Deutsche Schäferhunde (Sociedade para o cão Pastor Alemão). Horand foi declarado o primeiro cão pastor alemão e foi o primeiro cão da raça adicionado ao registo da sociedade.

Horand tornou-se o ponto central dos programas de melhoramento e cruzou com cães pertencentes a outros membros da sociedade que exibia traços desejáveis para a raça Pastor Alemão. Embora pai de muitos filhotes, o mais bem sucedido de Horand foi Hektor von Schwaben. Hektor foi cruzado com sua irmã de mãe diferente e produziu Beowulf, que mais tarde foi pai de um total de 84 filhotes, principalmente cruzados com outros filhos de Hektor.

Os filhos de Beowulf também foram cruzados e, a partir desses filhotes toda a ligação genética de todos os pastores alemães foi criada. Acredita-se que a sociedade atingiu seu objetivo na maior parte devido à liderança de Von Stephanitz, intransigente e forte, portanto, considerado como o criador do cão pastor alemão.

ORIGEM DO NOME

Pastor Alemão, saiba tudo sobre esta Raça de Cachorro -Finofaro Blog

A raça foi nomeada Deutscher Schäferhund por Von Stephanitz, literalmente traduzindo para “Pastor Alemão”. A raça foi assim chamada devido ao seu propósito original de ajudar os pastores em pastoreio e proteger ovelhas. Na época, todos os outros cães de pastoreio na Alemanha foram chamados por este nome, pois eles assim se tornaram conhecidos como Altdeutsche Schäferhunde ou cachorros velhos pastor alemão.

Pastores foram os primeiros exportados para a Grã-Bretanha em 1908, e no Reino Unido Kennel Club começaram a reconhecer a raça em 1919.

A tradução direta do nome foi adotada no registro oficial da raça. No entanto, no final da Primeira Guerra Mundial, acreditava-se que a inclusão da palavra “alemão”, prejudicaria a popularidade da raça, devido ao sentimento anti-alemão da época.

A raça foi oficialmente renomeada pelo Kennel Clube do Reino Unido para “Cão Lobo da Alsácia” que também foi adotado por muitos outros clubes do canil internacional. Eventualmente, “cão lobo” foi descartado e o nome Alsácia permaneceu por cinco décadas até 1977, quando campanhas bem-sucedidas por entusiastas do cão, pressionou os clubes e canis britânicos para permitir que a raça fosse registrada novamente como cães pastor alemão. A palavra “Alsatian” ainda aparecia entre parênteses, como parte do nome da raça e só foi retirado em 2010.

FUNÇÕES IMPORTANTES

Pastores alemães são popularmente usados como cães de trabalho. Eles são bem conhecidos por seu trabalho com a polícia e militares. Dentre suas funções destacam-se: olheiro (geralmente são usados para alertar os soldados à presença de inimigos ou de armadilhas entre outros perigos); treinados por grupos militares para pular de aeronaves com paraquedas; busca e salvamento; busca de cadáveres; detecção de narcóticos, explosivos, minas, etc., dentre outras tantas variedades e papéis de trabalho. Eles são adequados para estas linhas de trabalho por causa de seu senso de olfato e sua habilidade de trabalhar independentemente de distrações.

Pastor Alemão, saiba tudo sobre esta Raça de Cachorro -Finofaro Blog

Ao mesmo tempo o cão Pastor Alemão foi a raça escolhida quase que exclusivamente para ser usado como um cão-guia para deficientes visuais. Nos últimos anos, Labrador e Golden Retrievers têm sido mais amplamente utilizados para este trabalho, embora ainda existam pastores alemães sendo treinados.

Eles se destacam neste campo devido ao seu forte senso de dever, sua capacidade mental, a sua coragem e seu apego ao seu proprietário.

Os cães pastor alemão são utilizadas para pastoreio e tendendo ovelhas pastando nos prados ao lado de jardins e campos de cultivo.

Eles são utilizados para patrulhar as fronteiras para evitar que ovelhas invadam e danifiquem a agricultura. Na Alemanha e em outros lugares essas habilidades são testadas em competições de utilidade do cão também conhecido como HGH (Herdengebrauchshund – competições de utilidade do cão pastoreio).

RECONHECIMENTO DA RAÇA

É uma das raças mais populares do mundo e universalmente conhecida pois protagonizou vários filmes e séries de TV.

A raça Pastor alemão ganhou seu primeiro reconhecimento internacional com o retorno dos soldados após o fim da Primeira Guerra Mundial. Eles elogiaram a raça, e animais atores como Rin Tin Tin e Strongheart popularizou a raça ainda mais.

Pastor Alemão, saiba tudo sobre esta Raça de Cachorro -Finofaro Blog

O primeiro cão Pastor Alemão registrado nos Estados Unidos foi Queen of Switzerland; porém, seus filhos sofriam de defeitos resultados de pobres escolhas para reprodução, ocasionando um declínio na popularidade da raça durante o final de 1920.

Após o pastor alemão Sieger Pfeffer von Bern tornar-se em 1937 e 1938 Grande Victor no American Kennel Club show de cachorros, a popularidade voltou a crescer. O physique do Pastor Alemão é muito bem adaptado para a competição atlética. Eles geralmente competem em shows e competições com provas de agilidade.

E novamente sofreu um declínio no final da Segunda Guerra Mundial, devido ao sentimento anti-alemão da época. Com o passar dos anos, a sua popularidade aumentava gradualmente. Até que em 1993, eles se tornaram a terceira raça mais popular nos Estados Unidos. A partir de 2009, a raça foi a segunda mais popular nos Estados Unidos. Além disso, a raça é tipicamente entre as mais populares em outros registros.

CARACTERÍSTICAS

Físicas:

O pastor alemão é um cão de tamanho médio (embora nossa percepção seja diferente dos padrões impostos às raças, isso nos faz definir o pastor alemão como um cão de tamanho médio-grande, se não próprio grande), com um corpo enxuto, forte e musculoso. A altura da cernelha em machos varia geralmente entre 60 e 65 cm; enquanto para fêmeas fica entre 55 e 60 cm. A altura ideal é de 63 centímetros de acordo com as normas do Kennel Club.

Pastor Alemão, saiba tudo sobre esta Raça de Cachorro -Finofaro Blog

A cabeça deve apresentar-se perfeitamente proporcional ao porte do animal e, ao mesmo tempo, moderadamente larga entre as orelhas. O focinho, muito forte, deve apresentar uma forma de cunha de linhas precisas com corte no comprimento e de cor preta; os lábios têm de mostrar-se esticados, bem fechados e finos. As mandíbulas são fortes, com mordedura tipo tesoura. Possui dentes muito fortes e a arcada dentária deve ser completa (20 peças no maxilar superior e 22 peças no maxilar inferior). As orelhas são grandes e eretas de forma triangular (bases largas, terminando em ponta bem afilada). Os olhos têm de ser grandes e amendoados (tipo orientais), sem saltar das órbitas, e devem posicionar-se obliquamente em relação ao outro com um olhar vivo, inteligente e auto-confiante.

O corpo deve mostrar comprimento superior à altura medida a partir da cernelha de 10-17%, de modo que a percepção é a de um cão um pouco mais comprido do que alto. Eles têm um pescoço longo, que é levantado quando o animal está excitado e abaixa quando se deslocam a um ritmo acelerado. A pelagem espessa deve assegurar ao animal uma boa proteção diante das variações do tempo. O peito precisa ser profundo e não excessivamente largo. O ideal é que meça entre 45 a 48% da altura do animal. As costelas, longas e de boa conformação, não devem mostrar-se nem muito planas e nem abauladas em forma de tonel; precisam seguir até o externo, situado na altura dos cotovelos. O ventre deve aparecer moderadamente recolhido; o dorso reto e robustamente desenvolvido, mas não muito comprido.

A cauda ideal apresenta pêlo comprido e espesso. Seu comprimento deve ultrapassar o jarrete, no entanto, ir além da metade do metatarso.

As cores admitidas são: negro, cinza-ferro, avermelhado e pardo, apresentando coloração uniforme ou com predomínio de alguma das citadas cores; às quais se acrescentarão manchas que pode ir desde o vermelho-tostado ao amarelo ou cinza-claro. Variações de cores mais raras incluem todo preto, sable, todo branco, fígado e variedades azul. As variedades todo preto e sable são aceitáveis de acordo com a maioria dos padrões. Porém, o azul e fígado são consideradas faltas graves e os todo-branca é motivo para a desqualificação imediata. Embora não desejáveis, são admissíveis pequenas manchas brancas no peito e nas patas. Independente da cor do animal, o espelho nasal deve ser sempre preto. Seu pêlo é espesso,

compacto e duro, sendo bastante curto na cabeça, no interior das orelhas e sobre a parte frontal dos membros anteriores e posteriores, assim como sobre os dedos. É mais comprido e duro no pescoço, e ainda mais longo na parte posterior dos membros dianteiros e traseiros, até os pulsos e os jarretes, respectivamente. O gene de cabelo longo é recessivo, tornando mais rara esta variedade. A variação do tamanho do pêlo que difere dos padrões que são aceitos no âmbito do alemão são considerados uma falha no American Kennel Club.

Intelectuais:

Pastores alemães foram criados especificamente por sua inteligência, um traço pelos quais são conhecidos. Eles são considerados a terceira raça de cão mais inteligente, atrás do Border Collie e Poodles.

Em o livro a Inteligência dos Cães, o autor Stanley Coren classificou como a terceira raça mais inteligente. Ele descobriu que eles tinham a capacidade de aprender tarefas simples depois de apenas cinco repetições e obedecer da primeira vez o comando dado 95% do tempo.

Juntamente com a sua força, essa característica faz com que seja a raça desejável para polícia, por serem capazes de aprender rapidamente várias tarefas e interpretar instruções melhor do que outras raças de grande porte.

A masculinidade do macho e a feminilidade da fêmea dessa raça precisam estar claramente diferenciadas. Esta raça precisa transmitir uma imagem evidente de força, robustez e inteligência viva, dando a impressão de possuir capacidade de vigilância e observação; deverá mover-se e revolver-se com desenvoltura e graça naturais, e estar sempre disposto a um deslocamento ágil e rápido.

Resistência nervosa, atenção firme, incorruptibilidade, intrepidez, fidelidade e coragem são as qualidades essenciais de um pastor-alemão de raça pura. Essas notáveis características fazem dele um cão ideal para trabalho, guarda, companhia, defesa, condução de rebanho e outras finalidades.

Sua capacidade olfativa, quando marcha trotando, mantendo sempre o nariz rente ao solo, permite-lhe adaptar-se muito bem a todos os trabalhos de busca e acompanhamento de pistas.

Agressão e Mordida:

O programa de televisão The Dog Whisperer nos Estados Unidos do National Geographic concluiu que raças de cães pequenos são provavelmente responsáveis por mais mordidas do que de cães grandes, e que muitas vezes não são notificados.

Além disso, de acordo com o programa de televisão, Encontros Perigosos do National Geographic , a mordida de um cão Pastor Alemão tem uma força de mais de 108 kg, em comparação com a de um Rottweiler (mais de 120-148 kg de força), um Pitbull (106 kg de força), um Labrador Retriever (aproximadamente 104 kilos de força), ou um ser humano (aproximadamente 39 kilos de força).

Mais tarde o teste revelou que pastores alemães treinados por militares têm uma força de mordida que variam de 181-318 kilos.

Temperamento:

O pastor alemão é um cão muito ativo, inteligente, bem equilibrado, sem medo e seguro de si. Sua inteligência faz com que ele seja um cão ideal para ensinar comandos, além disso, são cães que adoram carinho e receber elogios do seu dono.

Não são medrosos e por isso são ótimos cães de guarda e, por incrível que pareça, têm mais perfil de defesa do que de ataque. Têm um olfato incrível e por isso são usados como cães policiais em busca de drogas, bombas, no resgate de pessoas, etc.

A raça é marcada por uma vontade de aprender e uma vontade de ter um propósito. Pastores Alemães têm uma natureza de vínculo e lealdade com as pessoas que eles conhecem. Se ele vive em um ambiente sereno e é amado, ele é muito bom, silencioso, obediente e fiel, por isso pode ser adequado para famílias com crianças.

No entanto, eles podem se tornar superprotetores de sua família e de seu território, especialmente se não forem socializados corretamente.

Eles não tornam-se amigos de estranhos imediatamente. Os pastores alemães são muito inteligentes e obedientes. Algumas pessoas acreditam que eles exigem uma “mão firme”, mas a pesquisa mais recente sobre métodos de treinamento tem mostrado que eles respondem melhor a métodos de treinamento baseado a recompensa positiva.

É também um cão muito corajoso e se afeiçoam imediatamente às pessoas que cuidam dele. Muito além daquilo que se acredita, o pastor alemão não é um cão agressivo e perigoso, como sempre, é a educação que ele recebe e como o cão é tratado que faz a diferença!

A RAÇA NOS DIAS ATUAIS

O pastor alemão moderno é criticado por ter se afastado da ideologia original von Stephanitz para a raça: De que pastores alemães devem ser criados principalmente como cães de trabalho, e que a reprodução deve ser rigorosamente controlada para eliminar possíveis defeitos. Os críticos acreditam que a criação descuidada promoveu doença e outros defeitos.

Pastor Alemão, saiba tudo sobre esta Raça de Cachorro -Finofaro Blog

No âmbito dos programas de melhoramento supervisionado por von Stephanitz, os defeitos foram rapidamente eliminados, no entanto, nos tempos modernos sem regulamentação sobre criação, problemas genéticos tais como cor pálida, displasia, monorquidismo, fraqueza de temperamento , e falta de dentes são comuns, bem como as orelhas dobradas ou parcialmente dobradas, não ficando em pé quando o animal atinge a idade adulta.

CURIOSIDADES SOBRE A SUA SAÚDE:

– A média de vida de um pastor alemão é de 9,7 anos, que é normal para um cão de seu tamanho.

– Muitas doenças comuns dos pastores alemães são um resultado do inbreeding necessários no início da vida da raça.

Pastor Alemão, saiba tudo sobre esta Raça de Cachorro -Finofaro Blog

– O pastor alemão, como muitos outros cães de raça, geralmente são saudáveis e fortes, mas é predisposto a desenvolver algumas doenças como a displasia do quadril e cotovelo.

– Um estudo da Universidade de Zurique em cães policiais em trabalho descobriu que 45% foram afetados pela estenose degenerativa do canal vertebral, apesar de que a amostra estudada foi pequena.

– A Fundação Ortopédica para Animais constatou que 19,1% dos pastores alemães são afetados por displasia.

– Devido ao tamanho grande de suas orelhas e por serem abertas, são propensos a infecções de ouvido.

– Também a medula espinhal nesta raça pode ter problemas e criar uma doença conhecida com o nome de mielopatia degenerativa que compromete a funcionalidade das patas posteriores. É uma doença neurológica de predisposição genética que ocorre com regularidade suficiente na raça para sugerir que a raça está predisposta. Além disso, cães pastor alemão tem uma incidência maior do que normal da Doença de von Willebrand, uma doença hemorrágica hereditária comum.

– Atenção também para uma possível dilatação e torção gástrica a que esta raça está sujeita. Este problema pode, em alguns casos, ser evitado impedindo o animal de brincar demais logo após as suas refeições.

– Quanto aos pelos de um pastor alemão, pode ocorrer um eczema pruriginal, o que pode em parte causar queda dos pelos e levar à formação de crostas.

– Sobre questões alimentares, este cão pode sofrer de diarreia crônica devido, por exemplo, a um alimento ao qual tem hipersensibilidade.

– São considerados defeitos todas as irregularidades que, de algum modo, dificultem a aptidão normal para a resistência e o rendimento no trabalho. Dentre essas irregularidades estão:

  • Fragilidade nervosa;
  • Superexcitação;
  • Atitudes de indiferença;
  • Medo;
  • Falta de vitalidade;
  • Monorquidismo e criptorquidismo;
  • Constituição linfática pesada;
  • Acentuada despigmentação;
  • Albinismo;
  • Exemplares totalmente brancos, mesmo que tenham espelho nasal preto;
  • Membros excessivamente retos;
  • Dorso frouxo;
  • Focinho muito curto;
  • Focinho alongado, mas com extremidade exagerada, denominado debilidade;
  • Dentadura débil ou deteriorada;
  • Pelo muito espesso ou curto demais;
  • Pés excessivamente separados ou peludos;
  • Orelhas caídas, mal implantadas ou cortadas.

Para conhecer e prevenir essas e outras possíveis doenças do seu pastor alemão, entre em contato com um veterinário confiável.

Quer saber sobre a Raça Pug? Acesse aqui!!!

5 respostas em “Pastor Alemão, saiba tudo sobre esta Raça de Cachorro”

Interessante… Mais então o cachorro que quase me matou foi maltratado? Por que ele se vingou de mim. Minha madrasta deu ele para meu padrasto que foi morar com a minha mãe. Quando chegou ele não gostou de mim, eu tinha 2 anos havia perdido meu pai verdadeiro. Esse cachorro não gostava nem um pouco de mim, quando fui brincar no quintal ele me atacou na perna e no rosto. Depois disso o médico disse que não podia mata-lo. Então meu padrasto o trancou. Quando eu fui sair para fora ele pulou a grade e pulou na minha cabeça ficou arrastando como se fosse carne. Depois disso na me lembro de mais nada, só da minha mãe gritando e o sangue na roupas dela. Levei 175 pontos no total. Hoje eu tenho machas brancas não muitas. Mais toda vez que eu fico com raiva ou nervosa aumenta o volume delas. Eu só não entendo o porquê? Por que eu tenho tanta raiva?

Ola Francielle, ficamos muito triste com sua historia, e não podemos adentrar na particularidades de acontecimentos como o seu! A nossa intenção é levar a informação as pessoas que gostam de Pets e o conhecimento para todos que acessam o a rede mundial de Computadores. Não podemos afirmar sobre a causa do ataque, e muito menos prever a índole dos animais. Mas quando o cão é bem cuidado e não é maltratado a chances de ele ser agressivo é pequena. Vejamos o seres humanos, criados em berços de ouro, e que na vida adulta cometem crimes ardilosos. Um animal, tb pode acometer essas influencias, e que nós não conseguimos entender. Pedimos desculpa se o texto de alguma forma possa ter lhe desagradado. Sentimos muito pelas dificuldades que você passou e ainda passa. Uma boa semana.

Perfeita a matéria. Corroboro todas as informações contidas. O Pastor Alemão é sim, na minha opinião, um excelente companheiro, dócil, amável e confiável.
Me desculpe a pessoa que informou que foi atacada por um deles, pouquíssimo provável isso ocorrer, exceto, como respondido pela redação, se o cão foi criado de forma errada. Se receber carinho, o Pastor Alemão devolverá em dobro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile