Categorias
Comportamento Curiosidades Dicas Pets

Por que os Gatos Amam Arranhar os Móveis da Casa?

FacebookTwitterLinkedInPinterestEmailWhatsAppShare

Uma das coisas que pode produzir bastante estresse é quando os gatos arranham as unhas sobre os móveis… mas, por que fazem isso?

  Ter um gato é sinônimo de alegria, carinho e, claro, móveis arranhados. Ainda que os donos dos felinos aceitem as excentricidades dos bichanos sem reclamar, a verdade é que esse costume de arranhar as coisas, típico dos gatos, pode estragar móveis, portas e paredes.   

      Conviver com animais de estimação tem inúmeros benefícios e pode produzir uma grande quantidade de bons momentos. É por isso que escolhemos compartilhar nossa vida com os animais. Embora nada nem ninguém seja perfeito, há detalhes que podem chegar a perturbar durante o cotidiano e a convivência.

            Ter um gato – ou vários – é sinônimo de alegria, carinho e, claro, móveis arranhados. Ainda que os donos dos felinos aceitem as excentricidades dos bichanos sem reclamar e, inclusive, curtam cada bagunça que seus peludos fazem, a verdade é que esse costume de arranhar as coisas, típico dos gatos, pode estragar móveis, portas e paredes.
              Os gatos não se importam se aquele sofá que você comprou é caríssimo ou se os pés das cadeiras da sua casa são importantes para você: independente do que for, os felinos arranham tudo o que conseguem, mas por que será que eles fazem isso?

              Ainda que pareça provocação muitas vezes – vai dizer que não? –, a verdade é que esses animais fazem isso simplesmente porque querem mostrar a outros animais que eles são os donos do pedaço. Territorialistas, a intenção dos bichanos é deixar bem claro quem é que manda.

             

Arranhando um móvel, eles conseguem deixar evidências visuais de posse e, para carimbar o decreto de donos de tudo, ainda deixam ali o próprio cheiro, já que as patas dos felinos têm a capacidade de exalar odores que permitem que qualquer outro animal saiba que por ali esteve um gato.

         Como são espertos, com o passar do tempo os gatos começaram a perceber que arranhar coisas também é uma forma de eliminar sujeirinhas debaixo de suas garras, então esse é outro motivo pelo qual esses animais arranham também, até mesmo porque limpar as unhas faz com que elas cresçam melhor.

Ter um gato é sinônimo de alegria, carinho e, claro, móveis arranhados. Ainda que os donos dos felinos aceitem as excentricidades dos bichanos sem reclamar, a verdade é que esse costume de arranhar as coisas, típico dos gatos, pode estragar móveis, portas e paredes.

            Em termos de fortalecimento muscular, arranhar móveis permite que os felinos trabalhem a musculatura das costas, o que é bom para esses dorminhocos capazes de passar 16 horas por dia em sono profundo.

 

                 Uma forma de diminuir os danos nos móveis da sua casa é comprar um arranhador específico para gatos. O ideal é que o objeto não seja coberto por carpete e que seja alto o suficiente para que os bichanos consigam se alongar bem. 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mega Curioso

 

Conheça nossa loja, preços e de descontos especias, enviamos para todo Brasil, Tudo em 6x sem juros. Finofaro. Encontre em nosso Petshop online vários tipos de Arranhadores e brinquedos para Gatos… seu gatinho merece!!!

Aproveite e leia nossa publicação Animais domésticos – Origem e História.

Uma resposta em “Por que os Gatos Amam Arranhar os Móveis da Casa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile