Categorias
Pets

Como cuidar de uma tartaruga de estimação: tudo o que você precisa saber

A tartaruga de estimação têm muitas vantagens: não espalham pelos, não sujam muito a casa, são silenciosas e tranquilas.

FacebookTwitterLinkedInPinterestEmailWhatsAppShare

Tudo o que você precisa saber sobre Tartarugas

Tartaruga de Estimação

A Tartaruga de estimação são animais bem queridos. Sempre foram populares como animais de estimação e podem ser bichos de estimação incríveis. São lentas, calmas, peculiares, interessantes e vivem por muito tempo. O que não tem em agilidade, tem em graça e magnetismo.

A tartaruga de estimação têm muitas vantagens: não espalham pelos, não sujam muito a casa, são silenciosas e tranquilas. Existem muitos amantes de tartaruga pelo mundo, e muitos querendo virar amantes desses animais, mas ainda inseguros, sem saber como manter e cuidar de um bicho assim. Antes de comprar uma, contudo, é importante saber sobre seus hábitos e os cuidados especiais que ela requer para se preparar para a tarefa de ser dono deste animal. Continue lendo para apreender como cuidar de uma tartaruga de estimação

Ter uma tartaruga é um compromisso para a vida toda, e saber o que esperar o ajudará a tomar a decisão certa. Se for bem cuidada pode viver por 50 anos (algumas espécies podem viver até os 100). Muitos donos acabam descobrindo da maneira mais difícil que as tartarugas não são fáceis de cuidar e nem animais de estimação de baixa manutenção.

Temperatura adequada, qualidade da água e alimentação são aspectos importantes de manter a saúde de tartarugas aquáticas, semiaquáticas e terrestres. Uma vez que este não é um animal que necessita de muito exercício e nem muita observação, é um bom animal de estimação para aqueles que vivem vidas ocupadas, mas ainda querem algo vivo em sua casa quando eles chegam do trabalho.

O que é uma Tartaruga?

O que são tartarugas, cágados e jabutis? Tudo depende da região onde você mora.

  • Tartaruga: termo que abarca tanto espécies aquáticas como terrestres na América do Norte, espécies marinhas na Austrália e no Reino Unido, e espécies de água salgada e algumas de água doce na América do Sul.
  • Jabuti: compreende espécies terrestres na América do Norte, na América do Sul e no Reino Unido, e somente espécies de água doce na Austrália (país desprovido de quelônios terrestres).
  • Cágado: refere-se a espécies de água doce no Reino Unido e na América do Sul. Na América do Norte, é exclusivo da espécie de água doce Malaclemys terrapin.

Conheça as características da tartaruga antes de comprar uma:

Tartaruga de estimação - Blog Finofaro

Tartarugas Terrestres: são aquelas que não precisam ficar na água, como o jabuti. Elas podem ser criadas em casa, mas precisam de um espaço com terra ou grama, pois não caminham com facilidade em pisos e costumam enterrar seus ovos. Para ter uma tartaruga terrestre, é preciso uma licença especial do IBAMA, pois essas espécies são protegidas por lei no Brasil.

A tartaruga terrestre precisa de atenção, alimentação e um local próprio pra ela descansar. Faça um pequeno viveiro onde haja exposição direta ao sol em algum momento, porque essas tartarugas precisam de seu banho de sol diário para se aquecerem (são bichos de sangue frio). Continue lendo para apreender como cuidar de uma tartaruga de estimação. O local da tartaruga deve ter tanto sol quanto sombra, pois assim a tartaruga controla sua temperatura escolhendo onde quer ficar.

Tartaruga de Estimação - Blog Finofaro

Tartarugas Aquáticas: Essas tartarugas que precisam viver em um ambiente com água, como o cágado. Você pode criá-las em casa, mas precisa investir em um viveiro mais sofisticado, com água e terra. A maioria dos criadores compõe de um aquário com água para ela nadar e de uma parte seca para ela se aquecer.

As tartarugas aquáticas requerem um ambiente com esses dois elementos, que você escove seu casco pelo menos uma vez por mês para evitar que algas cresçam nele, e que a água esteja sempre limpa, o que pode ser feito com um filtro especial para aquários de tartarugas. Esteja sempre atento ao equilíbrio do viveiro da tartaruga. Nunca pode faltar água, nem o espaço seco para ela.

Essas tartarugas também precisam de documentação do IBAMA para serem adotadas aqui no Brasil. Nunca compre ou adote um cágado sem essa documentação.

Qual é o valor de uma tartaruga de estimação?

O preço de uma tartaruga terrestre varia geralmente entre R$150 e R$500 reais. Essa disparidade ocorre devido às diferentes fontes de aquisição, como a compra direta de criadouros especializados e devidamente registrados, ou através de revendedores que oferecem esses animais.

Escolhendo uma tartaruga

Encontre um bom vendedor. A maioria de pet shops vende tartarugas, mas talvez não a espécie que você procure, então informe-se por telefone antes de ir à loja. Também é possível encontrar criadores na internet ou por intermédio da sociedade local de tratadores de ré.

Providencie os fundos. A tartaruga é um animal cuja aquisição pode ser bem salgada. Descubra antecipadamente quanto você terá de desembolsar para comprar o réptil e também garantir suas necessidades básicas (abrigo, comida etc.).

Consulte as leis locais. Alguns países só permitem a criação de répteis mediante uma licença.

Qual a tartaruga que não morde?

As domésticas tem mordida média a leve. Por isso há os tipos de tartaruga domesticáveis. Outra forma de alimentação em Testudines é a da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), que não tem uma mordida forte, mas é um animal carnívoro que se alimenta principalmente de água-viva.

1 – O Habitat da tartaruga

O que uma tartaruga precisa para sobreviver?

Escolha o viveiro de acordo com a espécie e o tamanho da tartaruga. Por exemplo:

Jabutis de regiões secas: exigem terra e uma pequena porção de água. São originários de áreas subtropicais, de clima temperado, e passam por um período de hibernação. A maioria dos espécimes pode morar num viveiro ao ar livre cercado e com um abrigo adequado. Grama e ervas seriam adições bem-vindas ao “chiqueirinho”. Como tais espécies geralmente gostam de se enfiar na terra, a cerca precisa ser parcialmente subterrânea. Quem vive em regiões de clima quente deve propiciar um lugar onde o animal possa tomar banho.

Jabutis de regiões tropicais: exigem um ambiente mais quente. Podem ficar ao ar livre nas épocas quentes, mas devem passar a maior parte do ano dentro de casa. Para assegurar a umidade e temperatura adequadas, pode ser necessário instalar um sistema de aquecimento no viveiro.

Tartarugas aquáticas: precisam de uma quantidade adequada de água. O tamanho da área seca varia de acordo com a espécie — algumas são totalmente aquáticas e viveriam bem num aquário, a não ser que você pense em criá-las para a reprodução; nesse caso, seria necessária uma pequena porção seca. O aquário precisa comportar 40L para cada 2,5 cm da tartaruga. Configure dois terços do aquário de sua tartaruga para a natação e um terço para terra/sol, utilizando uma fonte de luz ultravioleta de espectro total. Aquecimento é fundamental para a secagem e prevenir problemas para a tartaruga. Se você tiver uma tartaruga em espaço aberto, tenha certeza que há um ambiente onde a lâmpada pode ser instalada para os meses mais frios. Equipe o viveiro com os acessórios certos. Os detalhes específicos variam de uma espécie para a outra, mas existem algumas regras gerais:

Tartarugas criadas em ambientes fechados: precisam de um aquário, uma luz aquecedora (que é normalmente muito potente — pergunte o número específico de watts ao atendente do pet shop), uma rocha ou outra superfície seca onde possam ficar para se aquecer (ilhas flutuantes não são indicadas para tartarugas grandes) e, se necessário, água (de preferência depositada num recipiente de fundo inclinado, a fim de criar partes fundas e partes rasas). Pode ser necessário depositar cascalho ou pequenas pedras no fundo. Pergunte ao vendedor do pet shop quais são os outros itens essenciais ao aquário.

Tartarugas criadas ao ar livre: o cercado tem de ficar numa área ensolarada e ser rico em vegetações inofensivas ao réptil. Deve haver uma lagoa (que não precisa ser grande) ou uma banheira, já que tartarugas gostam de nadar ocasionalmente, ainda que passem a maior parte do tempo fora d’água. Coloque plantinhas dentro da lagoa e pedras em volta dela. Deve haver uma toca onde a tartaruga possa se abrigar à noite e todo tipo de vegetais verdes, entre os quais ela gostaria de se embrenhar. Uma vez que tartarugas são escapistas notáveis, a cerca precisa rodear toda a área e ser de ótima qualidade. Convém enterrá-la 0,5 m no solo, a fim de que a tartaruga não possa fugir por baixo dela.

A maioria das tartarugas de agua ou tartarugas de terra crescem bastante e precisam correspondentemente de grandes tanques ou caixas. A maioria das tartarugas vive melhor e mais saudável se tiverem um espaço no exterior da casa para viverem, sejam elas aquáticas ou terrestres.

Todas devem ter exposição à luz ultravioleta através da utilização de lâmpadas que produzem raios UVA/UVB (ou seja, as destinadas à manutenção réptil) ou através de exposição natural ao sol.

Mantenha a temperatura em 25 a 35 graus Cº para a tartaruga. Use um aquecedor de aquário, quando necessário. Tartarugas tornam-se lentas e param de comer em baixas temperaturas.

2 – Alimentação da Tartaruga

Ofereça uma dieta feita especificamente para as tartarugas. Conheça os alimentos mais indicados para a sua espécie de tartaruga antes de fazer a aquisição, pois cada espécie tem necessidades diferentes. Importante, também, é saber que alimentos não podem oferecer a ela, os quais devem ser informados aos outros residentes e convidados da casa. Verifique com especialistas para as necessidades dietéticas e quantidades exatas para sua espécie.

Providencie o alimento certo. Cada pessoa que você ouvir dirá que as tartarugas têm uma preferência diferente. O melhor conselho, portanto, é experimentar todas elas, desde que você saiba que elas podem ser consumidas pelo réptil com segurança. Tartarugas são exigentes no que diz respeito à comida. Elas precisam de uma variedade de alimentos, incluindo vegetais frescos e frutas. Mesmo para as espécies onde o alimento em ração estiver disponível, este só deve fazer-se uma parte da dieta.

Muitos pet shops no Brasil vendem as rações para tartarugas de agua ou terra, que é a alimentação mais recomendada em alguns casos porque ela tem todos os nutrientes que o animal precisa e também os que evitam a descalcificação do casco da tartaruga..

Tartarugas criadas ao ar livre: normalmente, espécies terrestres são herbívoras, aceitam todo tipo de hortaliça inofensiva a elas. Grama e ervas são seus pratos favoritos, assim como repolho picado, brócolis e tomates alface romana (a americana não é muito nutritiva). Entre suas frutas favoritas estão morango, framboesa, pera, maçã, pêssego e flor de dente-de-leão. (Por causa do alto teor de açúcar, não ofereça frutas mais do que uma ou duas vezes ao mês).

Tartarugas de agua ou terra, criadas em ambientes fechados: espécies aquáticas e semiaquáticas são mais carnívoras do que as herbívoras tartarugas terrestres; gostam de camarões, lagostins, gafanhotos, lesmas, caramujos etc. A carne nunca deve ser frita ou gordurosa (como carne de hambúrguer). Minhocas, larvas e insetos como tatus-de-jardim e grilos são um bom petisco. Algumas hortaliças, vegetais e frutas (exceto espinafre, banana e alface americana) também devem fazer parte do cardápio para proporcionar a nutrição adequada.

Complemente a dieta com lanches apropriados como minhocas, crustáceos, peixes pequenos, filhotes de rato, algas, vegetação de folhas verdes e frutas. Estes são exemplos de alimentos adequados para tartarugas.

Corte toda a comida em pedaços pequeninos para que o réptil possa abocanhar. Tartarugas são acostumadas a se alimentar de vegetais presos ao solo, e só podem morder porções menores que a própria boca. Portanto, se oferecer ração de cachorro ou gato ou sobras de carne à tartaruga (alimentos que devem ser oferecidos em ocasiões raras), corte-os em pequenos pedaços. Há tartarugas que gostam de ração de peixe congelada. Ofereça um ou dois quadradinhos a cada refeição. Para instruções mais precisas, consulte um especialista.

Nem toda tartaruga se alimenta todos os dias. Alimente-a em dias intercalados, a não ser que a espécie que você tem em mãos exija uma rotina diferente.

Alimente seu pet duas a três vezes por semana em um pequeno tanque de armazenamento que seja separado do seu aquário normal, pois restos de comida podem atrair a doença. Se a tartaruga está em um espaço aberto, reserve um lugar apenas para colocar a comida, facilitando também a limpeza. Enxague sua tartaruga de estimação após uma alimentação com água levemente morna antes de devolvê-la ao seu aquário.

Não aproxime a mão da boca dela ao alimentá-la. Uma mordida, ainda que acidental, poderia machucar bastante.

3 – Cuidados com a Higiene

Manter a água limpa para evitar problemas de saúde: use um sistema de filtragem do aquário para manter a qualidade da água ideal. Se você tem tartarugas em espaços abertos, tenha certeza de deixar os espaços com água sempre limpa e se tiver um lago artificial, que haja água corrente. Mantenha seus filtros. Troque 25% da água a cada sete dias. Jamais troque de uma vez todo o sistema de filtragem, que é o lar das boas bactérias. Uma substituição total removeria as bactérias benéficas, tão essenciais à saúde do aquário. A nova água deve ser tratada com condicionador de água, que remove o cloro, a cloramina e o fluoreto presentes na água de torneira, e com um catalisador de bactérias benéficas.

Mantenha o ambiente limpo: acúmulo fecal e de outros resíduos pode causar problemas de saúde para você e para a tartaruga. Limpe pelo menos uma vez por mês o aquário inteiro (incluindo o sistema de filtração). Se o animal passa o tempo em lagoas limpas ou grandes recintos a limpeza deve ocorrer pelo menos, a cada três a seis meses.

Adquira animais para fazer companhia a ela no viveiro: guacaris, ciclídeos, peixes dourados e caramujos.

Troque a água de beber diariamente. Também é importante substituir o recipiente em que ela é servida por um limpo uma vez ao dia.

Descarte toda a comida rejeitada, no mais tardar, dois dias depois de servi-la. De outro modo, ela apodreceria e se tornaria uma fonte de infecções bacterianas, além de exalar um mau cheiro.

Remova as fezes diariamente com uma pequena pá. Isso é particularmente importante para quem cria a tartaruga num terrário ou numa gaiola. Se as fezes deixarem alguma mancha depois de removidas, limpe-a minuciosamente. Grandes tartarugas podem produzir uma grande quantidade de resíduos, e pode fazer bastante bagunça e sujeira.

Lave as mãos minuciosamente antes e depois de manusear a tartaruga. O fato de que todo animal pode transmitir infecções, doenças e parasitas explica a necessidade de se lavar as mãos depois do manuseio. Mas não se esqueça de que você, por sua vez, também pode causar o mesmo mal ao réptil; por isso é tão importante lavar as mãos antes.

4 – Cuidados na Convivência com a Tartaruga

Ao comprá-la, tente não segurá-la nas primeiras três semanas, pois ela é um animal muito tímido que precisa de um tempo para se habituar ao novo ambiente. Isso pode ser frustrante agora, mas, com o passar do tempo, ela passará a confiar em você. Quando estiver perto da sua tartaruga faça apenas movimentos lentos, nunca movimentos bruscos para evitar sustos desnecessários. Um dia chegará perto dela e ela não demonstrará qualquer tipo de receio (não mergulha na água nem se esconde). Este período de tempo é variável. Pode demorar alguns dias ou alguns meses. É um processo que irá requerer muito de sua paciência e persistência.

Tartaruga de Estimação - Blog Finofaro

Pergunte ao vendedor do pet shop se a espécie com que você está lidando é propensa a morder — sendo esse o caso, jamais aproxime suas mãos da boca dela. Na hipótese de você levar uma mordida, fique aproximadamente uma semana sem perturbar a tartaruga. Se a mordida não deixar nenhuma marca aparente, apenas lave a região com loção bactericida, mas havendo alguma laceração, consulte um médico imediatamente para tratar quaisquer infecções.

Como pegar na sua tartaruga: A sua tartaruga de estimação tem partes do corpo muito sensíveis como a carapaça. Por isso pegue-a pelas zonas laterais e deixe-a ver o seu rosto, deixando-a mais sossegada. Segure sem apertar e de modo a não a deixa-la cair. Quando são maiores, as tartarugas têm uma força excepcional nas patas traseiras, por isso pegue-a de um modo que não consiga encostar as patas traseiras em sua mão.

5 – Parceiros de Aquário para a Tartaruga

Peixes são ótimos incrementos ao aquário, contanto que sejam do tipo certo. Evite animais perigosos. Escolha peixes que não representem risco à tartaruga — e que ela possa comer, se você assim desejar. Barrigudinhos são ótima adição ao aquário: além de muito bonitos, podem servir de alimento para a tartaruga de estimação.

Não deixe a tartaruga conviver com peixes caros, pois tem grande chance de ela devorá-los. Peixes baratos, como o barrigudinho e o peixe dourado, são as melhores opções.

Dicas e Avisos:

Leia o tudo o que puder sobre doenças e distúrbios que tartarugas podem desenvolver. Assim, caso seu bichinho adoeça, você poderá reconhecer os sintomas e cuidar para que ela seja tratada rapidamente.

Ofereça alimentos orgânicos sempre que puder. Vegetais livres de agrotóxicos são mais seguros e saudáveis.

Se a espécie de tartaruga com que você está lidando hiberna, é necessário providenciar um ambiente adequado onde isso possa acontecer. Forre a toca de um viveiro que fica ao ar livre com palha ou feno. Ou deixe um abrigo adequado, como uma caixa de madeira, dentro de um viveiro de ambiente fechado.

Encontre um veterinário especializado em quelônios a quem você possa recorrer rapidamente na hipótese de seu novo bicho de estimação adoecer.

Havendo alguma dúvida, ligue para o pet shop. É melhor proceder assim do que fazer uma busca na internet, pois eles podem fornecer informações exatas e ajudá-lo pessoalmente.

Mantenha limpa a água da tartaruga, pois ela pode adoecer em contato com água em más condições.

Lave sempre as mãos após manusear a tartaruga ou trocar a água.

Viveiros ao ar livre devem ser rodeados com uma cerca segura, pois ela tentará fugir.

Importante: a tartaruga não é um bom bicho de estimação para crianças e jovens devido à quantidade de cuidados de que necessitam e o risco potencial de infecção por Salmonella. A não ser que os adultos estejam dispostos a assumir todas as responsabilidades e supervisionar todas as interações das crianças com ela.

Mini tartaruga de estimação

A aquisição de uma mini tartaruga como animal de estimação pode parecer uma escolha encantadora para muitos. Essas adoráveis criaturas aquáticas, conhecidas por suas dimensões compactas e comportamento intrigante, têm conquistado o coração de entusiastas de animais de todas as idades. Cuidar de uma mini tartaruga requer atenção especial, pois seu pequeno tamanho não diminui suas necessidades específicas, como um ambiente aquático adequado, uma dieta balanceada e cuidados veterinários regulares. No entanto, a alegria de observar essas mini tartarugas explorando seu aquário e revelando suas personalidades únicas faz com que o esforço dedicado a seu cuidado seja amplamente recompensado.

Ter tartarugas como animais de estimação “não é boa ideia”, alertam cientistas. As espécies mais únicas de tartarugas e de crocodilos são as que sofrem mais riscos de extinção. Desta forma é importante saber a procedência na compra, inclusive na legalidade das vendas.

Considerações Finais

Encontre um veterinário especializado em répteis, anfíbios e outros animais de estimação exóticos para prestar cuidados para sua tartaruga. Com ele, você vai solucionar dúvidas mais específicas e ainda, ter o suporte necessário para dar a melhor saúde a sua tartaruga e faze-la viver por anos a fio.

Portanto, proporcione a sua tartaruga de estimação um aquaterrário com boas condições, limpo e higiénico, para que ela se possa sentir feliz no seu habitat. Coloque-a num local da casa que seja movimentado, sem correntes de ar e que dê para ela ouvir vozes e outros ruídos, como por exemplo perto da TV. Ela não se importará de ficar numa sala bem movimentada, onde passamos a cada momento. Acaba por ficar mais sociável mesmo para com os estranhos.

Conseguindo executar estes pequenos passos, agindo sempre com calma e paciência, a sua tartaruga aprenderá a confiar em si.

Curta o seu pet. Tartarugas vivem tanto quanto os humanos (em alguns casos, até mais), então você deve se preparar para amar e cuidar desse bichinho por toda a vida. Se você não se julga à altura da tarefa, ou se não há alguém de confiança a quem você poderia entregar o réptil em caso de necessidade, este não é o bicho de estimação para você. “tartaruga de estimação”

Agora você já sabe como cuidar de uma tartaruga de estimação

Quer Saber mais sobre as Tartarugas acesso esse o posto Quais as tipos de tartarugas domésticas

Obrigado pela leitura, se ainda tiver um tempo, sugerimos a leitura do post “Desmame do cachorro, como e quais cuidados tomar” – Tema muito interessante.

Precisa de empréstimo para enfrentar a pandemia do Coronavírus COVID-19? PRONAMPE acesse AQUI

Acesse aqui um site especializado na venda de equipamentos e animais legalizados de Tartarugas, Tigres D’agua, Jabutis e muito mais. Acesse Aqui!!!

Beneficio dos Pets na Vida dos Idosos, veja AQUI!!!

16 respostas em “Como cuidar de uma tartaruga de estimação: tudo o que você precisa saber”

Racoes de pet shop,na maioria das vezes nao oferecem racoes com nutrientes suficientes,o ideal ao alimentar a tartaruga somente com racao é usar uma marca como mega zoo com conteudos ricos como farinha de salmao e sera . A alimentacao deficiente em alguns casos demora tempo para mostrar sintomas como hipovitaminose A e sao fatais.

Alguém por favor conhece alguém que venda Tartaruguinhas assim?
Qualquer espécie sendo pequena

Olá! meu cágado vive numa caixa d água no quintal. Está muito frio aqui por esses dias, comprei um aquecedor mas ele não está dando conta de aquecer a água…. devo colocá-la para dormir dentro de casa?

Ola, tudo bem? Obrigado por nos mandar uma mensagem. Oolha, com relação a sua duvida, os cagados, preferem ambientes com temperatura entre 10° e 35° C, enquanto a temperatura da água deve variar entre 15° e 25° C. Em temperaturas inferiores a essas, os cágados podem ficar doentes. No inverno, é comum que estes animais hibernem. ACHO que seria importante vc coloca-lo para dormir dentro de casa, que é o horário que a temperatura esta menor. Pelo menos no inverno. Se sua região for mais quente, tudo bem. Porém aqui na minha região hoje teremos uma mínima de 6 graus.

Por que você não usa o contact comment para ajudar a divulgar e rankenar o seu site?!.. Assim como eu estou acabando de fazer neste exato momento!
Deixei ai no campo site a página onde eu falo mais sobre o assunto, e você vai poder saber o que é esse tal de Contact Comment.

Minha conhecida (vivia sozinha com os bichinhos) faleceu há uns três meses. Hoje fiquei sabendo que a tartaruga dela está sozinha no quintal da casa (alugada). O proprietário está reformando e eu quero tirar o bichinho de lá e trazer para minha casa MAS estou insegura. Será que vou dar conta de cuidar? Se bem que ela está vivendo sozinha há meses. Obrigada pela matéria muita ilustrativa.

Minha tartaruga é bebê e não faz cocô a 4 dias já fiz de tudo, já coloquei em um pouco de água morna e nada, me ajudem pró favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile