Skip to main content
Backlink - O que é e para que serve. Você precisa dele! | Finofaro

Backlink – O que é e para que serve. Você precisa dele!

Backlink – O que é e para que serve. Você precisa dele?

Backlinks, também conhecido com inbound links, são as ligações feitas entre sites da web. Assim, um backlink é qualquer tipo de ligação recebida de uma site ou blog, feito na web para outra fonte na web.

Se você, possui um site e deseja ter um bom posicionamento nas buscas do Google, os backlinks são uma opção poderosa e necessária, para conseguir acessos de qualidade.

Hoje nos robôs do Google que fazem as varreduras de todos os site cadastrados no google Webmaster, ou mesmo os que não estão, e feita essas ligações, para que os sites sejam de certa forma ranqueados, com pontuações que determinam sua relevância perante determinado publico e buscas.

Sugiro que você busque todo tipo de informação sobre as melhores práticas de SEO (em tradução livre, Otimização para Mecanismos de Busca, ou Search Engine Optimization).

O SEO nada mais é do que diversas técnicas e mecanismos que poderão ajudar você a melhorar o posicionamento do seu site dentro do Google e outros sites de buscas.

Dentro das práticas do SEO existem diversos elementos que ajudam a otimizar as buscas e o rankeamento dos sites.

Backlink - O que é e para que serve. Você precisa dele! | Finofaro

O que Wikipedia fala sobre Backlinks

“Backlinks, também conhecidos como links de entrada e inbound links, são as links recebidos por um site ou página da web. Um backlink é qualquer ligação recebida de uma fonte na web (página web, diretório, site ou domínio de nível superior) para outra fonte na web.

Os links entrada eram originalmente importantes (antes do surgimento dos motores de busca) como um meio primário de navegação. Hoje, sua importância reside na otimização de mecanismos de busca (SEO). O número de backlinks é uma indicação da popularidade ou importância desse site ou página (este é um dos fatores considerados pelo Google para determinar o PageRank de uma página web, por exemplo). Além de SEO, os backlinks de uma página podem ser de interesse pessoal, cultural ou semântica significativa: eles indicam que alguém está prestando atenção nessa página.”

Para aprofundarmos um pouco mais, segue algumas terminologias importantes.

Backlink - O que é e para que serve. Você precisa dele! | Finofaro

O que são links

Para começar melhor a explicação sobre backlinks, é necessário explicarmos o que são links.

É o endereço de uma pagina ou blog, e ela pode ser da pagina inicial ou de qualquer departamento, produto ou post dentro de um site.

A palavra “link” representa uma das palavras mais usadas por quem conhece muito bem as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Os links ajudam a traçar caminhos internos e externos das páginas do seu site ou blog.

Essa é uma estratégia necessária para melhorar a relevância do seu conteúdo dentro dos sites de busca e melhorar o seu posicionamento nas pesquisas.

Dessa forma, você conseguirá trazer ainda mais visitas orgânicas até o seu site.

E essa é a parte mais importante para que seu site seja conhecido e acessado. As visitas orgânicas, são as pesquisas realizadas na busca do Google ou outro meio de pesquisa.

Backlink - O que é e para que serve. Você precisa dele! | Finofaro

O que é Backlink

De uma forma bem simples e após explicar o que é links, vamos mostrar o que é backlinks.

Hoje podemos arriscar dizer que é um dos termos mais utilizados no mundo SEO.

A explicação mais simples do que é um Os backlinks, nada mais são do que links recebidos por um determinado site ou uma página na web. É quando algum site coloca referencia de outro site, através de um link clicável, que é aquela palavra sublinhada e na cor azul no meio de um texto.

Quanto mais importante for o site que gera um link para o seu, melhor será para o seu site na hora de adquirir uma boa classificação no Google. Essas classificações são como ranqueamento, que pontuam os sites e suas ligações

Os backlinks estão sempre posicionados de maneira estratégica dentro de um texto. E isso traz importância para onde ele aponta.

Seu objetivo é mostrar ao leitor para o site ou blog que tenha um conteúdo relevante para quem já está consumindo determinado artigo.

O principal objetivo dos backlinks é ajudar o leitor a expandir suas referências e conhecimento, ao mesmo tempo que ajuda a gerar um tráfego de extrema qualidade para o seu blog ou site.

Vários outros assuntos interessantes em nosso Blog, sugerimos a leitura Benefícios dos Pets na Vida dos Idosos

Conheça nossa Loja Online Finofaro

17 thoughts to “Backlink – O que é e para que serve. Você precisa dele!”

    1. Ola Gabriel, isso é verdade, o nosso intuito é levar o máximo de material gratuito e deforma a contribuir com todos. E os Backlinks são links importantes para rankeamento com o Google. Um abraço e continue com agente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *