Skip to main content
Entenda porque o seu cão persegue sua própria cauda

Por que os cães perseguem suas caudas?

ENTENDA PORQUE O SEU CÃO PERSEGUE SUA PRÓPRIA CAUDA

O melhor amigo do homem pode fornecer todos os tipos de diversão e risos apenas por ser um cão, mas talvez nada seja mais divertido do que quando seu cachorro começa de repente a obsessão por sua própria cauda e começa a girar em círculos, tentando em vão conquistá-lo.

Esta é uma visão que pode incitar o riso mesmo nas pessoas mais sérias, mas por que exatamente isso acontece? Pode evoluir para algo mais grave? Por que os cães perseguem suas caudas de forma tão subitamente e obsessiva?

Entenda porque o seu cão persegue sua própria cauda

A primeira alternativa para justificar a cena que encanta alguns proprietários é exatamente essa: chamar a atenção de seus donos. O comportamento é mais comum em cães jovens e, se forem estimulados com recompensas ou elogios, os pets entendem que sua estratégia de agradar ao dono está dando resultados. Cachorrinhos gostam de brincar, e descobrir a cauda pode ser um grande divertimento. Em cães jovens, isso costuma ser passageiro e não constitui em si um problema. Se o comportamento não agrada ao dono, uma alternativa para reduzir e até suspender o corre-corre é não dar atenção ao mascote quando ele começar a brincadeira.

Aqui estão alguns motivos pelos quais os cães perseguem suas caudas:

Tédio

Entenda porque o seu cão persegue sua própria cauda

Muitas vezes, os cães perseguirão suas caudas porque estão um pouco entediados. É uma maneira de se divertir e gastar energia. Isto é especialmente verdadeiro para cachorros, que nem sequer podem perceber que a cauda é realmente uma parte de seu corpo, mas vê-lo como um brinquedo. Geralmente, à medida que os cães envelhecem, esse tipo de brincadeira desaparece.

Atenção

Você costuma assistir e rir quando seu cachorro começa a perseguir sua cauda? Se ele está recebendo atenção positiva de você, participando do ato, pode fazê-lo sempre que ele quiser que você tome conhecimento e brinque com ele.

Algo está errado

Se você notar que seu cão realmente está indo muito atrás de sua cauda e tentando morder nela e mastigar, você deve agendar uma consulta com o veterinário. Às vezes, os cachorros perseguem suas caudas porque estão sendo incomodados por carrapatos ou pulgas ou ainda apresentando algum outro tipo de problema médico.

Genética

Por razões que ainda não entendemos, algumas raças como pastor alemão e terrier tendem a perseguir suas caudas mais do que outras raças, mesmo que envelheçam. Isso acontece ainda mais quando os cães são presos dentro de casa por muito tempo.

Compulsão

Alguns cães podem desenvolver uma doença compulsiva que envolve perseguir a cauda. Esses tipos de problemas comportamentais podem surgir por muitas razões – confinamento, abuso físico, lesões passadas ou traumatismos, ansiedade de separação, etc. – e precisam ser abordados.

Se o seu cão persegue compulsivamente sua cauda, ​​ele pode causar sérios danos mordendo e mastigando quando ele finalmente a pega. Cães têm apresentado queda de cabelo em suas caudas devido a este tipo de comportamento e até causar ferimento.

Portanto, se você percebe que seu cão parece estar perseguindo a cauda de uma forma excessiva, a melhor coisa que você pode fazer para sua saúde é fazer com que ela seja verificada por um veterinário. É bem possível que ela esteja perfeitamente bem, mas, se ela não estiver, a melhor maneira de diagnosticar o problema é com a ajuda de um profissional médico.

Entenda porque o seu cão persegue sua própria cauda

One thought to “Por que os cães perseguem suas caudas?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *