Skip to main content
Saiba as novas tecnologias, e o que esperar do mercado para 2019.

O que esperar do mercado de tecnologia em 2019

Em 2019, o que podemos esperar em tecnologia e evolução.

Confira quais são as tendências para o próximo ano e saiba o que esperar em termos de lançamentos e novidades das grandes empresas

Os avanços tecnológicos cada vez mais fazem parte das nossas vidas. O estilo de vida que temos hoje, com celulares cheio de aplicativos e serviços online, seria impensável há 10 anos, tamanha foi a transformação pela qual a nossa sociedade passou.

Porém, para estar sempre à frente das tendências, a indústria costuma trabalhar muitas vezes com até cinco anos de antecedência. O que será vendido nas lojas em 2023, por exemplo, certamente já está em fase de projeto nos laboratórios das grandes empresas.
 
 

Baseado nisso, podemos levantar algumas tendências que devem ser vistas nos produtos previstos para serem lançados no próximo ano. É claro, muita coisa pode mudar até o final de 2019, mas levando-se em consideração o que se desenvolve hoje, esses devem ser os caminhos da tecnologia para o próximo ano.

Inteligência artificial

A presença da inteligência artificial nos dispositivos eletrônicos é cada vez maior. Em 2018, praticamente todos os smartphones top de linha das grandes fabricantes trouxeram novidades como essa e em 2019 não será diferente.

Saiba as novas tecnologias, e o que esperar do mercado para 2019.

 

A ideia é que sistemas inteligentes utilizem os dados que você produz ao usar o aparelho para criar uma experiência mais personalizada. Essa inteligência resulta em economia de energia e em serviços que fazem com que os usuários poupem tempo.

Internet das Coisas

A chamada Internet das Coisas, com os mais variados tipos de dispositivos conectados à internet, também continuará sendo tendência em 2019. A proposta vem ganhando adesão dos consumidores, que veem em eletrônicos curiosos oportunidades de melhorar a qualidade de vida.

Saiba as novas tecnologias, e o que esperar do mercado para 2019.

 

Assim, residências inteligentes, fornos micro-ondas, geladeiras e outros eletrodomésticos que se conectam à internet estão cada vez mais acessíveis. Nos Estados Unidos, a popularização está em curso, mas em países como o Brasil há ainda muito mercado a ser explorado.

Computação na nuvem

O ano de 2018 serviu para reduzir ainda mais a quantidade de softwares cujo modelo de negócios é a venda de uma licença definitiva. A aposta da indústria é mesmo o chamado SaaS (Software as a Service), no qual você acesse tudo pela internet.Saiba as novas tecnologias, e o que esperar do mercado para 2019.

Em troca, o valor da licença de uso passa a ser o de uma mensalidade de acesso. Esse modelo torna softwares caros mais acessíveis e amplia o número de usuários. Com a internet banda larga e 3G consolidados, a tendência é que mais pessoas adotem essa ideia em 2019.

Carros com direção autônoma

Nos Estados Unidos, 2019 marca o ano em que os carros autônomos começarão, de fato, a entrar em cena. Existe a expectativa que seja aprovada por lá a primeira legislação sobre o assunto, permitindo que esses veículos possam ser comercializados.

Saiba as novas tecnologias, e o que esperar do mercado para 2019.

 

No Brasil esse movimento deve demorar a acontecer. Ainda falando de automóveis, os carros elétricos ganharam fôlego e começam a conquistar parcelas significativas de mercado. Mesmo as fabricantes tradicionais apresentam os seus modelos no mercado.

Preocupações com cyber segurança

Com um volume de dados cada vez maior viajando pela internet, é natural que pessoas mal-intencionadas passem a olhar com atenção a possibilidade de roubá-los. Por essa razão, os investimentos em cyber segurança devem crescer, evitando o roubo de informações.

Esse tipo de investimento deve ser feito prioritariamente pelas empresas, mas os usuários em geral também precisam ficar atentos. Ferramentas de antivírus e antimalware, além da adoção de um comportamento mais seguro na rede devem fazer parte das suas preocupações.

Realidade virtual e realidade aumentada

Já faz alguns anos que tanto a realidade aumentada quanto a realidade virtual vêm ensaiando um “boom” na indústria. O ano de 2018 foi muito proveitoso em termos de lançamento, com óculos virtuais de várias marcas chegando ao mercado.

Além disso, com o aumento da capacidade de processamento dos smartphones, também se tornou possível pensar na realidade aumentada como uma alternativa. Porém, ainda falta um app ou serviço que a ajude a se tornar ainda mais popular.

A adoção de recursos de realidade aumentada pela Apple, especialmente no iPhone XS, pode ser um dos grandes impulsos a permitir que essa tecnologia vire tendência em 2019.

Adoção de robôs e automação nas mais diferentes tarefas

Tarefas rotineiras e repetitivas cada vez menos estarão nas mãos de seres humanos. A indústria percebeu que optar por robôs pode ser um investimento mais alto no início, mas em médio e longo prazo acaba sendo uma solução mais barata.

Saiba as novas tecnologias, e o que esperar do mercado para 2019.

 

Para os trabalhadores, o momento é de atenção. Muitos empregos deixarão de existir, mas aqueles que sobrarem serão transformados. É preciso buscar qualificação para operar máquinas e computadores. Só assim as oportunidades desse novo mercado continuarão batendo na sua porta.

Proteção em primeiro lugar

Infelizmente, à medida que a importância dos smartphones só aumenta, o roubo de celular no Brasil não para de crescer. Por tudo que se vê, não há perspectivas de que esse cenário mude em 2019 e, portanto, esse risco continuará tirando o sono de muitos brasileiros. A melhor maneira de se prevenir com relação a isso é por meio da contratação de um seguro celular. Com valores acessíveis de mensalidade você garante que receberá de volta o dinheiro investido no produto caso venha a ser roubado.

Tudo o que você precisa fazer é registrar um boletim de ocorrência na polícia e entregar à seguradora a documentação exigida. Em poucos dias sua apólice é resgatada e você recebe o valor para que possa comprar outro aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *