Uma das coisas que pode produzir bastante estresse é quando os gatos arranham as unhas sobre os móveis… mas, por que fazem isso?
Conviver com animais de estimação tem inúmeros benefícios e pode produzir uma grande quantidade de bons momentos. É por isso que escolhemos compartilhar nossa vida com os animais. Embora nada nem ninguém seja perfeito, há detalhes que podem chegar a perturbar durante o cotidiano e a convivência.
Ainda que pareça provocação muitas vezes – vai dizer que não? –, a verdade é que esses animais fazem isso simplesmente porque querem mostrar a outros animais que eles são os donos do pedaço. Territorialistas, a intenção dos bichanos é deixar bem claro quem é que manda.
Arranhando um móvel, eles conseguem deixar evidências visuais de posse e, para carimbar o decreto de donos de tudo, ainda deixam ali o próprio cheiro, já que as patas dos felinos têm a capacidade de exalar odores que permitem que qualquer outro animal saiba que por ali esteve um gato.
Como são espertos, com o passar do tempo os gatos começaram a perceber que arranhar coisas também é uma forma de eliminar sujeirinhas debaixo de suas garras, então esse é outro motivo pelo qual esses animais arranham também, até mesmo porque limpar as unhas faz com que elas cresçam melhor.
Em termos de fortalecimento muscular, arranhar móveis permite que os felinos trabalhem a musculatura das costas, o que é bom para esses dorminhocos capazes de passar 16 horas por dia em sono profundo.
Uma forma de diminuir os danos nos móveis da sua casa é comprar um arranhador específico para gatos. O ideal é que o objeto não seja coberto por carpete e que seja alto o suficiente para que os bichanos consigam se alongar bem.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mega Curioso
Aproveite e leia nossa publicação Animais domésticos – Origem e História.
SisMei foi desenvolvido tendo como objetivo organizar de
forma simples e eficiente as pequenas e micros empresas,
visando facilitar a vida do empresário.
https://sistcomsistemacomercial.com.br/