VACINAS FUNDAMENTAIS PARA CÃES E GATOS - BLOG FINOFARO

VACINAS FUNDAMENTAIS PARA CÃES E GATOS

                  A vacinação é uma maneira de prevenir a ocorrência de uma determinada doença através da exposição controlada do sistema imunológico ao agente causador dela. A partir dessa “apresentação prévia”, o organismo é capaz de produzir anticorpos preparando-se para um eventual contato natural posterior. É um tipo de imunização ativa importante não só para humanos, mas também para os pets.

                   No entanto, este tipo de “estimulação” do sistema imunológico deve ser feita, em geral, a partir do 45º dia de vida. Isto porque, durante a gestação, os fetos recebem através da placenta uma pequena concentração de anticorpos que é grandemente complementada pela ingestão do colostro nas primeiras horas de vida do neonato. Neste período em que eles estão protegidos pelos anticorpos recebidos da mãe, seu sistema imunológico não estará capacitado para a síntese de seus próprios anticorpos. No entanto, esta imunização passiva tem uma duração limitada e, após esta fase, para manter o animalzinho protegido é necessário vaciná-lo.

             Pets são sinônimo de alegria e companheirismo. Eles costumam recepcionar seus donos com latidos, ronronares e lambidas. Porém, às vezes, os amiguinhos de quatro patas mudam de comportamento, ficam cabisbaixos e desanimados. Isso pode ser um sinal de que há algo errado com a saúde deles.

          A correta administração das vacinas é essencial para prevenir o seu pet de doenças. Conheça as vacinas que devem ser dadas a cães e gatos, quando elas devem ser dadas e as doenças que elas previnem. Sempre procure um veterinário confiável para vacinar e medicar seus pets.

            A vacinação é de extrema importância, pois a imunização acontece de forma preventiva. Quando o animal não está vacinado, ele fica suscetível a contrair doenças como a raiva, cinomose e leptospirose, que podem levar o animal a óbito.

            Respeitar o calendário de vacinação dos pets é fundamental para garantir que os animais fiquem saudáveis e felizes. Apesar de apenas a vacina antirrábica ser obrigatória, outras vacinas também são importantes.

 

Vacinas necessárias para cães

             Para os cães, as principais vacinas são múltipla (V8, V10, V12), contra a tosse dos canis, contra a giardíase e a antirrábica.  A diferença entre V8 e V10 ou V12 é a proteção a mais cepas de Leptospira. A vacina múltipla é dada em 3 doses: a primeira aos 45 dias e as outras duas com 21 dias de intervalo entre elas. A de giardísase é dada em 2 doses e a de tosse dos canis é dada em dose única. A vacina antirrábica é administrada a partir do 4º mês de vida do cãozinho. Doses de reforço anuais são recomendadas.

           Vacina antirrábica – A vacina antirrábica protege contra a raiva e deve ser aplicada em uma única dose após os três primeiros meses de vida dos cães. Essa vacina é aplicada gratuitamente por órgãos ligados ao setor de zoonoses das cidades.

          Vacina V8 – Essa vacina protege o cão contra cinomose, parvovírus, adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavírus, hepatite contagiosa, leptospirose causada pelas cepas icterohaemorrhagiae e canicola. A aplicação é dividida em três seções, com intervalos de 21 a 30 dias entre cada uma.

           Vacina V10 – Além de proteger contra as mesmas doenças que a V8, a vacina V10 também protege o cachorro de outras duas cepas causadoras da leptospirose, a grippotyphosa e a Pomona. As aplicações seguem a mesma indicação da V8.

Outras vacinas indicadas para os cães são contra a gripe canina, giárdia e leishmaniose.

Vacinas necessárias para gatos

           Para os gatos, há vacinas múltiplas (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e a vacina antirrábica.   As doses também são aplicadas em torno dos 45 dias de idade, sendo necessário mais um reforço após 21 dias. A vacina antirrábica deve ser administrada a partir dos 4 meses e doses anuais das vacinas também são recomendadas.

       Vacina Antirrábica – No caso dos gatos, a vacina antirrábica segue as mesmas especificações para os cães.

        Vacina V3 – A tríplice felina protege os animais contra o calicivírus, rinotraqueite e panleucopenia. A primeira dose deve ser aplicada depois dos primeiros 60 dias do animal, a segunda após o intervalo de 21 dias.

           Vacina V4 – Além de proteger os bichanos das mesmas doenças que a tríplice, a quádrupla felina protege também contra a clamidiose.

              Vacina V5 – Essa vacina protege das mesmas doenças que a V4 e contra a leucemia felina. As doses devem ser aplicadas a partir dos nove meses do animal e com intervalo de 21 a 30 dias.

Recomendações importantes:

  • Não exponha seu pet a outros animais até completar o ciclo de vacinações. O cão somente está imunizado após 15 dias da aplicação da última dose de vacina.
  • Seu pet deve estar saudável e sem parasitas ao vacinar.
  • Não acasale animais sem vacinação.
  • As vacinas devem ser aplicadas anualmente e apenas por médicos veterinários.
               Para que não haja falha vacinal é fundamental que o animal esteja saudável e que seja feita a desverminação prévia. Caso haja imunossupressão, o sistema imunológico não responderá ao estímulo. O médico veterinário durante a consulta avaliará a condição geral de saúde do gatinho e do cãozinho para garantir a proteção eficiente dos nossos amigos peludos.

Quer saber Porque os cães perseguem sua Cauda? Acesse Aqui!!!

 

Visite nossa Loja Finfaro Pet Shop – Produtos de qualidade para seu Pet, Caminhas, Ossinhos, Petiscos, Brinquedos, Higiene, Medicamentos, antipulgas. Tudo que você precisa para Seu Cãozinho ou Gatinho!!!

 

Deixe uma resposta