Seu cãozinho é malcriado? Aprenda como adestrá-lo em casa

Aprenda como adestrar seu Pet em casa

Você pode deixar seu cachorrinho ainda mais educado e esperto com alguns exercícios de adestramento doméstico!

Adestradores de cachorros são o máximo. Esses profissionais conseguem ensinar truques e técnicas para os animais que deixam qualquer um boquiaberto, como se fossem pessoas que podem aprender de tudo.

Você sabia que algumas dessas coisas podem ser feitas na sua casa? É claro que vai demorar um pouquinho até que você aprenda e saiba como lidar com o pet, mas o resultado vai surpreender a todos, até a você mesmo.

Depois dessas técnicas, não se espante se alguns amigos te pedirem para dar umas aulinhas para os cachorros deles!

Como adestrar um cachorro em casa?

Com bastante paciência, determinação e companheirismo, pode ter certeza que você consegue ensinar algumas boas lições para o seu cachorro.

Diferente do que muita gente pensa, adestrar não é apenas ensinar a rolar, deitar e fingir de morto. Por mais que essas sejam algumas das técnicas, o verdadeiro objetivo do adestramento é educar o cão.

A relação dos cães com os humanos só acontece de duas maneiras: como dominante e como dominado. É importante que o dono domine o cão, pois caso contrário, será difícil conter sua personalidade e seu comportamento.

As dicas mais importantes para adestrar seu cachorro são as seguintes:

Comece desde cedo

Uma das dúvidas mais comuns é saber quando começar a adestrar, e a melhor resposta é o mais cedo possível. Nunca é tarde demais, mas quanto mais novo for o cachorro, mais fácil será que ele aprenda.

Assim como acontece com os humanos, a fase de bebê e a infância dos cachorros é quando eles mostram sua personalidade e seus hábitos. Portanto, caso eles demonstrem algum comportamento errado, é mais fácil de corrigir nessa época.

Além disso, o cão aprenderá desde novo que é dominado por seu dono, não por imposição, mas sim por respeito.

Tenha paciência

Cães mais velhos demoram um pouco mais para aprender, mas pode ser que os filhotes também deem um pouco de trabalho. Seja como for, o importante é que você tenha paciência.

Da mesma forma que essa não é uma tarefa fácil para você, também não é para o animal, que tem que aprender coisas com as quais pode nunca ter tido contato. Então, é natural que haja um pouco de dificuldade no processo.

Por isso, não tente forçar seu cão à exaustão ou obrigá-lo a nada. Faça com que o adestramento seja um processo contínuo, até chegar o momento que ele terá aprendido tudo o que você quer ensinar.

Comece com os comandos “não”, “muito bem” e “aqui”

Essas são as três palavras mágicas para o adestramento de cachorros. Se eles aprenderem o significado de cada uma delas, então todas as outras lições serão assimiladas de forma muito mais fácil.

Se você disser ao seu cão para ele fazer alguma coisa e ele acertar, então dê um petisco como recompensa e fale “muito bem”. Assim, ele entenderá que o que fez em resposta ao comando que você disse está certo.

Se for preciso repreendê-lo por algo de errado que ele tenha feito, diga “não” e segure com um pouco de força a pele que fica atrás de seu pescoço. Isso não fará com que ele sinta dor, mas que entenda que o que fez foi errado.

Já o “aqui” serve para que o cão saiba onde pode ficar. Esse é o comando que você deve dizer quando passar alguém perto do cachorro que se assuste com ele, por exemplo.

 

Com o tempo, o animal começará a entender todos os seus sinais e vocês formarão uma dupla totalmente sincronizada.

Jamais agrida o cão

Por mais óbvio que possa parecer, é importante ressaltar que você jamais deve agredir o seu cão, seja física ou psicologicamente, mesmo que ele tenha desobedecido seus comandos ou feito alguma coisa errada!

A relação entre vocês dois deve ser de amizade e companheirismo, sempre. Da mesma forma que você não gostaria que ele lhe agredisse, o mesmo se aplica para o seu cãozinho.

Por isso, nem pense em bater nele, deixá-lo sozinho em outros cômodos sem contato com as pessoas da sua casa, gritar com ele ou mesmo provocá-lo.

Ensine truques legais para o cachorro

Depois de fazer o cão aprender o que é certo e o que é errado, então você estará na posição de dominante e poderá ensiná-lo com aqueles truques que sempre quis que ele aprendesse, mas nunca achou que fosse possível!

É importante repeti-los várias vezes, até ele aprender direitinho. Lembre-se de repreender o animal se ele fizer algo errado é só dar o petisco se ele acertar!

  • Sentar: pegue um petisco e deixe na frente do focinho do cachorro. Levante a mão até que ele desista de acompanhar o petisco e, então, ele se sentará.
  • Deitar: comece com o petisco em frente ao focinho do cachorro mais uma vez e abaixe a mão até chegar ao chão e o cachorro deitar.
  • Deixar de tentar pegar comida da mesa: alguns cachorros tentam comer a comida dos seus donos. Se esse for o caso, amarre algum objeto que faça bastante barulho ao prato da mesa. Quando o cachorro tentar puxar o prato, vai se espantar com o barulho e, aos poucos, deixará esse costume de lado.
  • Agarrar as pernas das visitas: essa é uma das mais clássicas e embaraçosas, mas também dá para resolver. Se seu cachorro fizer isso, repreenda-o imediatamente. Não adianta ser a pessoa em que o cachorro está agarrado, pois ele não entenderá que deve deixar de fazer isso.

 

  • Excesso de latidos: latir muito pode ser incômodo para quem mora na casa e também para os vizinhos. Para evitar que isso aconteça, brinque bastante com seu cachorro durante o dia para que ele fique cansado à noite. Além disso, reprove esses latidos para que possa entender que não deve latir em excesso.

Torne-se um ótimo adestrador!

Pode demorar um pouco até que você consiga adestrar o seu cachorro, mas pode ter certeza que valerá muito a pena, já que ele será muito mais educado com você e com as outras pessoas, além de poder fazer uns truques bem divertidos.

Além dessas técnicas, você pode aperfeiçoar seus conhecimentos de outras formas, como dicas de adestradores profissionais ou cursos online. Assim, você será um adestrador ainda melhor!

 

Aproveite e também visite nossa Loja Finofaro Petshop

 

Deixe uma resposta